“Município Verde Azul” realiza plantio de árvores na Nascente Modelo Municipal

Na última segunda-feira (26), foi realizado o plantio de mudas de árvores por alunos do 5°ano da Escola Municipal Gilberto Lex que servirá de reflorestamento da margem da Nascente Modelo Municipal. Essa é mais uma ação ligado ao projeto Município Verde Azul que tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios

A Nascente localiza-se na fazenda Bavária, da propriedade do Sr. Armando Afonso Friedel, com acesso através da estrada Rural Tarumã – Água da Onça, e se encontra há aproximadamente 3,0 km da cidade.

O Coordenador de Projetos de Meio Ambiente, Mauro Benelli realizou uma palestra aos estudantes, explicando as práticas que degradam as nascentes como: compactação do solo, queimadas, uso de defensivos; explicou também sobre as práticas que ajudam a preservar as nascentes, como o plantio em curva de nível, o cercamento das nascentes e a importância do plantio de árvores para formação e enriquecimento da mata ciliar no entorno da nascente.

Mata Ciliar é um tipo de cobertura vegetal nativa que fica às margens dos rios, lagos, nascentes e represas.

Assessoria de Comunicação PMT

Tarumã recebe homenagem da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho

Nos dias 13 a 16 de março de 2018 foi realizado o ‘Encontrão’ do Time do Emprego em São Paulo. E estiveram presentes no seu encerramento o vice-prefeito Fernandes Baratela e a Facilitadora do Time do Emprego de Tarumã Lucilia Rabelo, onde receberam uma Placa de homenagem ao Município de Tarumã por ter ultrapassado a meta estabelecida pelo SERT na realização de Turmas do Time do Emprego em 2017.

Neste ano o tema do Encontrão foi a empatia , capacidade de se colocar no lugar do outro, que se expressa por meio da sensibilidade. Durante estes quatro dias os facilitadores tiveram a oportunidade de compreender melhor o poder dessa habilidade , compartilhar opiniões , praticar atividades e principalmente , adquirir e compartilhar conhecimentos.

Foram dias intensos, de muito trabalho, mas também de fortes emoções, empatia e solidariedade. Os facilitadores fazem a diferença , pela dedicação, empenho e sobretudo pelo amor ao próximo – são agentes transformadores de vida.

Por que é importante participar do Time do Emprego?
O Time do Emprego leva em conta não apenas a recolocação do profissional no mercado, mas o resgate das habilidades, autoestima e cidadania, bem como o aprendizado de técnicas da procura de emprego.

Entre outras coisas, os trabalhadores aprendem a reconhecer suas habilidades, elaborar um currículo e carta de apresentação, como participar de entrevistas e dinâmicas, preencher formulários, conhecer o mercado de trabalho, como realizar uma pesquisa de potenciais empregadores, como contatá-los, como organizar sua procura por trabalho, como planejar o orçamento doméstico e noções de empreendedorismo.

O Time se propõe a ajudar os trabalhadores a se valorizarem, a estabelecer e cumprir metas pessoais e profissionais, a conquistar seu lugar no mundo e no mercado de trabalho, adquirindo um conhecimento e uma autoconfiança que os acompanhará para muito além do emprego.

Para participar do Time do Emprego você pode procurar o PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, Rua Lambaris, 405 – Vila Dourados, fone (18) 3373-4513. Breve novas turmas serão iniciadas.

Assessoria de Comunicação l PMT

Casa Di Conti e vôlei feminino de CM renovam parceria

O vôlei feminino de Cândido Mota e a Casa Di Conti renovaram a parceria para as competições de 2018, dando sequência ao trabalho de vários anos. De acordo com o técnico da equipe, Lu Ribeiro, a parceria é a principal responsável pela evolução da equipe e os resultados obtidos, o que possibilita ter equipes fortes em várias categorias, e sempre estar entre os primeiros colocados. O time foi oito vezes campeão dos Jogos Regionais, nove vezes campeão dos Jogos da Juventude, 4° lugar nos Jogos Abertos do Interior em 2017, entre tantos outros títulos.
“Isso demonstra o envolvimento da empresa com o esporte do nosso município, em particular com o vôlei feminino, sempre criando oportunidades para o desenvolvimento da modalidade. Esse ano foram feitos novos uniformes de treino, viagem e jogos, com destaque ao produto Conti Cola. Mais uma vez agradeço à diretoria e ao Departamento de Marketing da Casa Di Conti, por essa parceria vitoriosa, feita de títulos, confiança, respeito e honestidade”, disse o técnico cândido-motense.

Roberto Bueno participa de ‘Ato pela Agricultura’ e assina convênio em SP

O município de Cândido Mota participou na última segunda-feira, dia 19, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, do ‘Ato pela Agricultura – alimento, renda e futuro!’, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. O prefeito Roberto Bueno, juntamente com o presidente da Coopermota, Edson Valmir ‘Branco’ Fadel e agricultores do município estiveram no evento, que também reuniu centenas de produtores rurais, representantes do poder público, associações e cooperativas agropecuárias.
Eles foram apresentar uma série de programas, iniciativas e apresentação de resultados das ações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O governador de São Paulo Geraldo Alckmin, vice-governador Márcio França e o secretário da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim, coordenaram o encontro.
O ‘Ato pela Agricultura: Alimento, Renda e Futuro’ teve o objetivo de apresentar os dados preliminares do levantamento censitário realizado na agropecuária paulista pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O encontro também serviu para o lançamento do sistema online de acompanhamento da comercialização de agroquímicos.
O Levantamento de Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo, a Lupa, é um estudo completo da realidade social, econômica e ambiental da agropecuária paulista realizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, a Cati, e Secretaria a cada 10 anos. Os números apresentados no ‘ato’, finalizados neste ano, servirão de base para a construção de iniciativas para a produção agrícola paulista.
Para o prefeito Roberto Bueno, participar deste evento ‘foi muito importante pelo destaque que a agricultura tem no município de Cândido Mota’. “A agricultura tem uma importância enorme não só para o nosso município, mas para todo o país. Participar do encontro com lideranças agrícolas do nosso município vem ao encontro das nossas atenções, não só para os grandes, mas também para os pequenos e médios produtores rurais, a agricultura familiar, responsáveis pela maior parte do alimento produzido no país”, destacou Roberto Bueno.
Logo após o ‘Ato pela Agricultura’, o prefeito assinou convênio de R$ 20 mil do Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento (Seiaa). De acordo com Roberto Bueno, a quantia será utilizada na manutenção de trechos de estradas rurais. “Este recurso será investido na compra de materiais para cascalhamento visando manutenção das estradas rurais, melhorando a infraestrutura”, concluiu Roberto Bueno.

‘Saúde’ confirma caso positivo de Chikungunya

A prefeitura de Marília informa que a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde confirmou resultado positivo para um caso de Chikungunya. O morador que contraiu a doença é do sexo masculino, tem seis anos e reside na Vila Altaneria.

O serviço de vigilância informa ainda que não foi confirmada Chikungunya como causa da morte do homem de 65 anos, residente na mesma região, que teve resultado positivo para a doença em fevereiro.

O início de sintomas ocorreu no final de 2017 e, embora tenha sido vítima do vírus, o paciente teve evolução positiva da fase aguda. O óbito, no dia 19 deste mês, teve causas não relacionadas a doenças de notificação compulsória.

Em relação ao novo caso confirmado, o início dos sintomas foi verificado em fevereiro. O morador passa bem e está sendo acompanhado pela equipe de saúde da USF Altaneira.

Os procedimentos de bloqueio desenvolvidos pela Divisão de Zoonoses foram realizados na época da notificação (fevereiro). As equipes de saúde da região seguem em alerta, orientando os moradores para a importância da eliminação e do impedimento da formação de novos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

SINTOMAS

Conforme orientação do Ministério da Saúde, entre os sintomas da doença estão dor de cabeça moderada; manchas vermelhas que surgem no 1º ou 4º dia, em pelo menos 50% dos casos; febre alta, superior a 38° por dois ou três dias; coceira leve; dor muscular; frequentemente são verificados dor articular e inchaço nas articulações, variando de moderado a intenso.

Em geral à chikungunya tem evolução favorável e o paciente se recupera sem comprometimentos à saúde, porém, em casos mais raros pode ocorrer repercussão neurológica, como encefalites, Guillain-Barré, mielite, entre outras complicações.

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde e não tomar medicamentos por conta própria.

PREVENÇÃO

A melhor forma de prevenção da Chikungunya, além da dengue e zika, é a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Em Marília as ações de combate são intensas, com esforço redobrado sobretudo no período com maior risco de transmissão.

A cidade realiza dois mutirões de limpeza por ano, conta com reforço para os bloqueios de nebulização por meio de empresa contratada, participa do Programa de Intensificação da Secretaria de Estado da Saúde e executa o trabalho preventivo de rotina, com o empenho dos ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), ACEs (Agentes de Controle de Endemias) e ACZ (Agentes de Controle de Zoonoses).

 

Fotos: Júlio César de Carlis

“Sorria Marília” entrega 18 mil kits de higiene bucal para alunos da rede municipal

Programa modelo na política de saúde bucal, o “Sorria Marília” garante instruções e kits de higiene (com escova, creme dental e porta escova) para 18 mil alunos matriculados nas escolas da rede municipal de ensino.

A iniciativa da Prefeitura envolve as secretarias municipais da Saúde e da Educação. Para simbolizar este esforço e valorizar as ações do programa, o município promoveu nesta terça-feira (27), a abertura da 18ª edição da semana comemorativa.

De 26 a 30 deste mês, o “Sorria Marília” intensifica a divulgação do tema nas 57 instituições de ensino da rede e nas 50 unidades de saúde – entre unidades básicas, equipes da Estratégia Saúde da Família e Centro de Especialidade Odontológica.

Mas, conforme lembra a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde, esse trabalho acontece durante todo o ano. A equipe técnica responsável trabalha junto com os diretores de escola, cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal e agentes de saúde.

“O objetivo é garantir nas escolas a rotina da escovação e a prevenção, além de assegurar a frequência regular ao dentista. Assim é possível o acompanhamento, diagnóstico e o encaminhamento a nossa unidade especializada, quando necessário. A proposta do programa é que seja uma atenção odontológica contínua”, explica Ana.

Os resultados, a balconista Adriana Martins Caetano, 40, mãe de Vitória (9 anos) e Tharine (7), sente em casa. “Elas não dão trabalho nenhum com escovação. Não preciso nem falar, a iniciativa já vem delas, porque a escola reforça o que ensinamos”, garante a mãe.

DIA DE FESTA

Durante a solenidade, as crianças da Emei Criança Feliz fizeram uma apresentação artística sobre o tema. Também participou o grupo de atividades físicas das USFs Julieta e Santa Antonieta III, sob a orientação da fisioterapeuta Mariane Silvado Marçal e a Educadora Física Aline Cardozo de Almeida, do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família).

A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, repassou ao secretário municipal da Educação, Helter Rogério Bochi, os kits que foram entregues na Emef Mário Covas, de forma simbólica, repassando os itens às crianças de toda a rede.

“De forma geral, o sistema tem uma grande distorção: ele cuida das pessoas quando já estão doentes. Isso é muito importante e necessário, mas podemos evitar muitos males, perdas e dores. Precisamos trabalhar a prevenção. Esse programa é um exemplo de como a lógica mais adequada pode ser estabelecida, como a saúde efetivamente pode estar em primeiro lugar”, destacou.

O secretário da Educação lembrou o entrosamento das equipes de saúde educação. São áreas decisivas ao bem-estar e qualidade de vida, destacou Helter. “As diretoras, coordenadoras, servidores da saúde e todos que trabalham para que o ‘Sorria’ aconteçam estão de parabéns. A escola é a base e nossas crianças merecem esse carinho e dedicação”, afirmou. Os vereadores João do Bar e Cícero do Ceasa representaram o Poder Legislativo durante o evento.

Foto: Júlio César de Carlis

Reunião com a rede estadual definiu os alojamentos para os Jogos Regionais

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (26), na sede da Diretoria Regional de Ensino, reunião para definir alojamentos para os Jogos Regionais, que acontecerá de 3 a 14 de julho em Marília.

A 62ª edição dos Jogos Regionais é realizada pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ).

Na ocasião, estavam presentes o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Eduardo Nascimento; a servidora Daniela Bueno; a Dirigente Regional de Ensino, Ivanilde Elias Zamae; diretores de 34 escolas da rede estadual de ensino.

Ficaram definidas as seguintes escolas estaduais que servirão de alojamento para o evento: Professora Sílvia Ribeiro de Carvalho, Vanda Helena Toppan Nogueira, José Augusto Bartholo, Professor Geraldo Zancopé, Baltazar de Godoy Moreira, Antônio Reginato, Sebastião Ulian Peccini, Reiko Uemura Tsunokawa, Nelson Cabrini, Gabriel Monteiro da Silva, Vereador Sebastião Mônaco, Amélia Lopes Anders, Antonio de Baptista, Neusa Maria Maraná Feijão, Carlota Negreiros Rocha, Dr. Lourenço de Almeida Senne, Bento de Abreu Sampaio Vidal, Dr. Valdemar Muniz da Rocha Barros, Abel Augusto Fragata, Professora Oracina Correia de Morais Rodine, José Alfredo de Almeida, Monsenhor Bicudo, Antônio Augusto Netto, Maria Izabel Sampaio Vidal, Alcir Raineri, Maria Stella de Cerqueira César, Antônio Gomes de Oliveira, Nassib Cury, Padre João Walfredo, Maria Cecília Ferraz de Freitas, Geógrafa Emiko Matsumoto e Amilcare Mattei.

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Eduardo Nascimento, agradeceu à dirigente de Ensino de Marília, Ivanilde Elias Zamae, e a todos os diretores e diretoras da rede estadual pela parceria no evento.

“Quero agradecer a toda rede estadual de Marília pela acolhida aos atletas e por essa parceria tão importante para o desenvolvimento dos Jogos Regionais. Agradeço mais uma vez a dirigente de ensino Dona Ivanilde e às diretoras e diretores por cederem as escolas estaduais para o evento”, disse Eduardo Nascimento.

Foto: Assessoria PMM

Marília lança a ‘Campanha do Agasalho 2018’ em solenidade

A Prefeitura de Marília e o Fundo Social de Solidariedade do Município realizaram na tarde desta segunda-feira (26), no auditório do gabinete, o lançamento da Campanha do Agasalho 2018, que tem como tema “Roupa Boa A Gente Doa”. O lançamento reuniu autoridades e entidades parceiras da campanha, além de representantes de diversas associações de moradores.

A população mariliense já pode participar efetivamente da Campanha do Agasalho 2018, fazendo as doações de peças de roupas em bom estado de conservação, calçados e cobertores.

Serão cerca de 200 caixas para receber as doações, sendo que as mesmas estarão nas escolas municipais e particulares, prédio da prefeitura, secretarias municipais, condomínios, agências bancárias, entidades, supermercados e comércio em geral.

A campanha nas residências está marcada para os dias 5 e 6 de maio, quando os atiradores do Tiro de Guerra e demais voluntários estarão recolhendo o material em todas as regiões da cidade e nos distritos.

“Hoje é uma data especial, pois estamos fazendo o lançamento da Campanha do Agasalho 2018. Muitas pessoas precisam e pedimos mais uma vez a colaboração da população de Marília, que sempre se mostrou solidária. No ano passado a campanha foi sensacional e temos a certeza que este ano será ainda melhor. Peço que as pessoas doem roupas e cobertores em bom estado para que realmente possam ser aproveitados pelos nossos irmãos que irão receber. Agradeço o apoio de todos os parceiros e, unidos, vamos fazer mais uma grande campanha em prol das pessoas mais necessitadas”, disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Mazuqueli Alonso.

O prefeito Daniel Alonso afirmou que o grande objetivo da campanha é o amor ao próximo. “Temos que ser solidários com as pessoas menos favorecidas e só temos que agradecer a todos os parceiros que colaboram com o Fundo Social neste grande evento, como Corpo de Bombeiros, a Acim, o Tiro de Guerra e, principalmente, às associações de moradores que, além de ajudarem na distribuição, também fazem doações. Desejo sucesso a todos e aproveito para convocar a sempre solidária população mariliense a abraçar mais esta campanha.”

O presidente da Acim, Adriano Luiz Martins, já revelou a doação de 100 cobertores para a campanha. “Já é tradição da Acim fazer esta doação no início da campanha, representando os quase 1.700 empreendedores associados. A nossa entidade é parceira do Fundo Social já há muito tempo e recentemente recebemos a visita da primeira-dama em nossa sede. Parabenizo o trabalho de todos, estamos sempre à disposição e desejo que a campanha seja um grande sucesso.”

Marcelo Alves dos Santos, comandante interino do 10º Grupamento de Bombeiros, também destacou a solidariedade da população de Marília. “Os marilienses participam efetivamente de todas as campanhas sociais, demonstrando serem solidários com os mais necessitados. Peço que a população realmente façam a doação de roupas em bom estado e que estejam limpas, ou seja, prontas para serem utilizadas. O Corpo de Bombeiros vai novamente ceder o espaço para que o material seja guardado e separado, além de colaborar no que for necessário.”

O vereador Cícero da Silva pediu que a população se una em favor dos mais necessitados. “É preciso que todos fiquem unidos com o objetivo de ajudar o próximo e promover a caridade. A Câmara também está empenhada nesta campanha e parabenizo a todos os parceiros do Fundo Social, principalmente às associações de moradores que fazem um grande trabalho em nossa cidade. Que todos se unam para que ninguém passe um dia sequer de frio este ano.”

Estiveram ainda presentes no lançamento o vereador José Carlos Albuquerque e os secretários municipais Levi Gomes de Oliveira (Fazenda), José Alcides Faneco (Administração), Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social), Helter Rogério Bochi (Educação), Alysson Alex Souza e Silva (Procurador Geral do Município), Eduardo Yamamoto (Diretor de Informática) e Leniza Almeida (Diretora de Divulgação e Comunicação), além da subprefeita do distrito de Dirceu, Flávia de Oliveira.

 

 

Fotos: Lígia Ferreira/Assessoria PMM

‘Cine Cidade’ traz cinema gratuito para Marília

O Cine Cidade, projeto gratuito de cinema na rua com programação infantil, apresenta-se em Marília na sua 3ª edição, nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril. O projeto é realizado pelo Governo Federal e conta com apoio da Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Cultura e de Assistência e Desenvolvimento Social.

A sessão de cinema terá uma estrutura inflável de 9 metros de altura por 12 de comprimento e 3 de diâmetro no formato de uma TV, em que se projeta exibição de filmes. Com cadeiras para a população se acomodar, o evento oferece um ambiente em formato de cinema. Haverá também distribuição gratuita de pipoca no local.

O projeto já atendeu Marília em anos anteriores nos bairros Teotônio Vilela, Vila Coimbra, Santa Antonieta e distritos de Padre Nóbrega e Avencas, sendo que neste ano contemplará o bairro Marina Moretti e os distritos de Padre Nóbrega e Rosália.

Todas as sessões realizadas têm sido sucesso de público, estimado entre 500 e 600 pessoas, sendo que 50% são adultos (pais) que acompanham seus filhos, tornando o ambiente totalmente familiar.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Cultura pelo telefone 3402-6600.

SERVIÇO:

Nos dias 30, 31 de março e 1º de abril os bairros contemplados  nesta 3ª edição do Cine Cidade com exibição de filmes com pipoca gratuita para toda família serão:

 

30 de março – Bairro Marina Moretti

Local: R: Dernival Pereira/Arnaldo Spachi (entrada do bairro)

Exibição do filme: MINIONS

Horário: 19h

 

31 de março – Jardim Triesti Cavichioli/Padre Nóbrega

Local: R: Pedro Antonio Redondo esquina c/Miguel Luca Aguiar

Exibição do Filme: Poderoso Chefinho

Horário: 19h

 

01 de abril – Distrito de Rosália

Local: R: Kaniti Iamani/ na frente da Praça de Rosália

Exibição do Desenho Animado: Cegonhas

Horário: 19h

 

Fotos: Divulgação

Send this to friend