Iniciativa de Educação em Saúde com tradução em Libras lota auditório da OAB

Facilitado por intérpretes de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) que atuam em organizações diversas da cidade, o primeiro encontro “Saúde em outras línguas”, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde de Marília, levou mais de 100 pessoas ao auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A iniciativa abordou o tema prevenção às ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids.

As instruções, com tradução simultânea, foram apresentadas pela médica Altiva Ayako Nishiura, pela enfermeira Jucilene Nascimento e a farmacêutica Vanusa Cristina Busato, integrantes do SAE (Serviço de Atendimento Especializado).

De acordo com cada competência profissional, elas abordaram, respectivamente, as infecções sexualmente transmissíveis e o HIV, os testes rápidos e a maneira correta de utilizar os meios de prevenção, como os preservativos feminino e masculino.

MUITAS MÃOS

A palestra foi traduzida em Libras pelas intérpretes Luci Mayre Fiorentino Soares, Érica Elaine Porto e Renata Cândida de Oliveira Garcia. A iniciativa contou com o apoio de grupos diversos, voluntários, comunidades religiosas e movimentos sociais.

O Conselho Tutelar de Marília, por meio da conselheira Vanessa Isidio Tedoro Dias, atuou como facilitador. Ela conta que há estimativa de 4 mil pessoas com deficiência auditiva na cidade, um dado que já pode estar defasado. Não há número oficial.

“Esse encontro é muito significativo. As dúvidas são básicas, porque sempre faltou essa comunicação. É urgente que informações como estas (sobre saúde) cheguem a todos. Agradecemos ao empenho da secretária Kátia Santana e da sua equipe. Acreditamos que este é apenas o começo. Com o apoio das intérpretes, a barreira da comunicação será superada”, disse.

O vice-presidente da Subseção Marília da OAB, Tercio Spigolon Giella Palmieri, participou do encontro. Em sua mensagem, destacou que o espaço físico que abrigou a palestra já foi chamado de “Casa do Advogado”, mas em função de seu papel social, foi rebatizado de “Casa do Advogado e da Cidadania”.

“É uma honra sermos apoiadores dessa iniciativa. Esse evento representa o reconhecimento do Poder Público acerca da necessidade de prover meios e atender a todos, respeitando essa importante parcela da população que tem uma maneira diferente de se comunicar. A casa é de vocês”, disse o advogado.

A responsável pelo Programa de Prevenção às ISTs/Aids em Marília, enfermeira Alessandra Pereira dos Santos, preparou um plantão, com a equipe do SAE, para quem manifestou o desejo de realizar os testes rápidos para Sífilis, Hepatites e Aids, com a presença de intérpretes, mediante autorização.

Os exames dos deficientes auditivos interessados foram agendados para a noite desta quarta-feira (25). Mais informações sobre o serviço e os esforços de inclusão podem ser obtidas pelo e-mail sae.marilia@marilia.sp.gov.br ou o telefone 3451-2939.

 

 

Foto: Júlio César de Carlis

Secretaria da Cultura abre inscrições para capoeira

A Secretaria Municipal da Cultura de Marília, através do projeto “Esporte é Cultura”, está com inscrições abertas para aulas gratuitas de capoeira para todas as idades. As aulas acontecerão no Espaço Cultural e de Lazer “Ezequiel Bambini”, às segundas, quartas e sextas-feiras, no período da tarde.

Serão disponibilizadas 30 vagas e os interessados devem fazer as inscrições no Espaço Cultural, das 14h às 17h, com Ari. O início das aulas está previsto para 10 de maio.

O projeto acontece há três anos, oferecendo sete modalidades de lutas marciais e conta com 350 alunos.

Para o secretário municipal da Cultura, André Gomes, “o projeto tem uma dimensão cultural importante, pois a capoeira é uma expressão cultural brasileira, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade. Nesse sentido, projetos desta natureza fortalecem nossa identidade cultural”.

Segundo o coordenador do projeto, Ari Colleti, existe uma demanda grande para o projeto. “Mesmo com 350 alunos, ainda temos muitas pessoas que nos procuram solicitando vaga. Iremos abrir agora mais uma turma de 30 alunos, para suprir a necessidade de aulas no período da tarde”, disse Ari.

CAPOEIRA

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.

Considera-se que a capoeira tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares, situado na então Capitania de Pernambuco.

A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, considerados berços desta expressão cultural. E em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Foto: Secretaria da Cultura

“O Filme da Minha Vida” é atração da sessão Pontos MIS nesta semana

A Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (Pontos MIS), exibe nesta sexta-feira (27), às 20h, na Sala de Projeção Municipal (Av. Sampaio Vidal 245 – piso superior, com entrada pelo Museu de Paleontologia), o “O Filme da Minha Vida”, com direção de Selton Mello.
“Pontos MIS” é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado.

O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som – MIS e as cidades do Estado, com objetivo de democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de plateias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.

O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infraestrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local).

Neste ano, o Museu da Imagem e do Som (MIS) firmou parceria com o Senac em algumas cidades atendidas pelo projeto para ampliar o acesso do público ao seu acervo, como é o caso de Marília, onde o Senac receberá também uma programação voltada para outros públicos e com outras temáticas.

Sinopse do filme:

O jovem Tony (Johnny Massaro) decide retornar a Remanso, Serra Gaúcha, sua cidade natal. Ao chegar, ele descobre que Nicolas (Vincent Cassel), seu pai, voltou para França alegando sentir falta dos amigos e do país de origem. Tony acaba tornando-se professor e se vê em meio aos conflitos e inexperiências juvenis.

Filme recomendado para maiores de 14 anos.

Serviço:

Pontos MIS

“O Filme da Minha Vida” – com direção de Selton Mello

Dia 27/04 – 20h

Local: Sala Municipal de Projeção

(Av Sampaio Vidal 245 – piso superior, com entrada pelo Museu de Paleontologia)

 

Assis inaugura unidade de saúde no ‘Santa Clara’ na sexta

A Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal de Saúde, que tem como gestora Luciana Gomes, inaugura nesta sexta-feira, 27, às 10 horas, a Unidade de Saúde Estratégia Saúde da Família no Bairro Santa Clara, que passa a receber o nome do carismático médico neurologista Dr. Luiz Augusto Zanini.

A nomeação se dá a partir de Projeto de Lei apresentado pelo vereador Vinícius Símili, aprovado por unanimidade dos vereadores e sancionado pelo prefeito José Fernandes.

O médico, falecido em 12 de março de 2016, foi casado com Suely Aparecida Bello Zanini com quem teve os filhos Vitor Augusto Zanini, Lucas Estevan Zanini e Allan Vinícius Zanini.

A E.S.F. Dr Luiz Augusto Zanini está localizada na Rua Santa Izabel, 444, no Bairro Santa Clara.

 

Alunos do CEDET fazem curso de panificação

Entre os dias 18 e 19 de abril os alunos do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), e algumas mães participaram na Padaria Artesanal do curso de panificação para produção de receitas artesanais, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Assis. A última aula, o encerramento e a certificação do curso serão realizados na quarta-feira, dia 25.

O curso desenvolvido na Padaria Artesanal promove a capacitação e a geração de renda, no preparo de pães com valor nutricional, de fácil preparo e considerando as realidades financeiras dos cursistas.  É destinado à população assisense maior de 16 anos, mas excepcionalmente o Fundo abre espaço para alguns grupos e entidades do Município, como o ocorrido com o CEDET.

A iniciativa foi celebrada entre a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira dama do Município  Luciana Barreto Fernandes e a professora responsável Vanda Eda Leme Palma.

No curso, durante a aplicação das aulas, foram desenvolvidas 6 receitas artesanais de massa, doces e salgadas, noções de fermentação, higiene, armazenamento, validade, medidas, dicas de como corrigir erros no preparo para salvar a massa, e também noções para venda dos produtos.

Os cursos do Fundo Social de Solidariedade são realizados na sede de cursos localizada na Rua Benedito Spinardi, 613, no centro de Assis, com vagas nos períodos período da tarde e noite, a toda população assisense de 16 anos ou mais. Os interessados em ingressar em um dos cursos podem ligar no número, (18) 3302-3300, falar com Glaucia, para inscrição em lista de espera para as próximas turmas.

‘Educação’ divulga local e horário de provas para mais de 1,4 mil inscritos para estagiário

As inscrições do processo seletivo da Secretaria Municipal da Educação (SME), para contratação de bolsistas estagiários, totalizaram 1.420candidatos. O link com as listas dos inscritos já está disponível para consultas no site da Educação. Nesta quarta-feira, 25, serão divulgados o local e o horário das provas que serão realizadas no domingo, 29.

Após a efetivação da inscrição o estudante deve atentar para as publicações eletrônicas referentes ao processo, que serão divulgadas conforme dispõe o Edital n.º 1/2018, no site da Educação, no endereço www.educacao.assis.sp.gov.br.

No dia da prova o candidato deve apresentar o comprovante de inscrição mais documento de identificação com foto.

O resultado final será divulgado na sexta-feira,4 de maio, e a primeira atribuiçãono dia 7. Para atribuição o aprovado deverá obrigatoriamente apresentar foto 3×4, cópia do RG, do CPF, comprovantes de residência, de matrícula ou da última mensalidade paga.

Os aprovados irão atuar na área pedagógica, nos seguintes campos: Educação Infantil (Creche e Pré-escola), Ensino Fundamental e Educação Infantil e no apoio especializado na Secretaria Municipal da Educação, nas áreas administrativas, de projetos, transporte escolar e informática.

Assis Basket adulto estreia com vitória na LBC em Garça

As categorias adulto e sub17 do Assis Basket estrearam na Liga de Basquetebol Centro Oeste Paulista, na cidade de Garça, contra a equipe da casa.

No jogo realizado no sábado, dia 21, a equipe adulta comandada pelo técnico Márcio Kanthack venceu pelo placar de 75 a 91, sendo o 1º quarto 12 a 20, o 2º quarto 21 a 25, 3º quarto 27 a 15 e 4º quarto 12 a 31. Já o sub 17 do atleta instrutor Wilsão perdeu pelo placar de 50 a 43.

Os cestinhas da equipe adulta foram Jonathan, o Jow, com 22 pontos, seguido de Loroh, com 20, e Felipe com 14. Para a equipe de Garça os cestinhas foram Eugênio com 32 pontos e Victor com 20.

O técnico da equipe  Marcio Kanthack avalia que os atletas começaram bem o jogo, mas Garça se recuperou no meio do 2° quarto e buscou os pontos.

No último quarto, Assis impôs o ritmo de partida e com defesa forte equilibrou o ataque, retomando com as melhores escolhas para concluir as jogadas em cesta. “Agora é treinar durante a semana para encarar Marília no ginásio do Yara Clube no dia 29, às 11h”, disse o técnico.

 

CM realiza abertura de campeonato da ‘Super Liga Melhor Idade’

“Momento muito gostoso participar com vocês, que além do esporte, se divertem, encontram amigos e praticam vida saudável. É um prazer muito grande para Cândido Mota receber todos vocês”, falou o prefeito de Cândido Mota Roberto Bueno, ao receber os atletas na abertura do ‘Campeonato de Voleibol Adaptado da Super Liga da Melhor Idade’; que aconteceu no último domingo, dia 22, no ginásio poliesportivo ‘Hamilton Scapin’.
O prefeito agradeceu e parabenizou cada um dos participantes e funcionários que participaram da realização do evento. “Quero cumprimentar a todos e agradecer também ao presidente da Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado, Lucas Dimarco, por trazer este evento pela segunda vez ao nosso município”, disse. Estavam presentes na abertura os secretários municipais de Esporte e Turismo Celso Josepetti, de Saúde Amanda Mailio e de Fazenda e Administração Adilson Magrinelli, o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado Lucas Dimarco, além de atletas e público na arquibancada apoiando e aplaudindo cada jogada.
Pelo segundo ano consecutivo Cândido Mota é sede da abertura regional da competição, com participação dos atletas dos municípios de Marília, Platina, Paraguaçu Paulista, Salto Grande e Cândido Mota. As equipes masculina e feminina da Terceira Idade de Cândido Mota participam da competição, com a parceria das secretarias municipais de Esporte e Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade de Cândido Mota.
O presidente da Liga, Lucas Dimarco, agradeceu a acolhida. “Começamos em 2009, ainda de forma amadora, com apenas oito cidades, e atualmente desenvolvemos trabalho com 150 equipes. No ano passado estivemos aqui na abertura e fomos recepcionados com muito carinho, e isso aconteceu também neste ano”, falou o presidente. Ele explicou que a competição possui as categorias masculina e feminina: 50, 60 e 70 anos, com regras próprias para o voleibol praticado na terceira idade.
O treinador da equipe de Cândido Mota, Cassiano Machado de Lima, parabenizou todos os atletas envolvidos na Liga. “O mais importante do esporte na terceira idade é a qualidade de vida, com uma rotina mais saudável. Como toda a modalidade de esporte, o voleibol adaptado contribui para a promoção e manutenção da saúde, não apenas física, mas também psicológica e social. Por ser um esporte coletivo, em que os participantes devem interagir entre si a todo o momento, a socialização é evidente”, concluiu o treinador, que parabenizou os atletas pelas partidas que realizaram: “Temos treinado muito e participado de vários jogos com preparação para a liga, e começamos muito bem”.

Partidas
A rodada teve oito partidas, sendo seis femininas e duas masculinas. As seis primeiras partidas foram femininas: abrindo a rodada as equipes de 70 anos Cândido Mota e Marília, com vitória de Cândido Mota por 2 a 0. Na segunda partida, 60 anos, Cândido Mota venceu por 2 a 0 Paraguaçu Paulista. Na terceira partida Marília e Assis, categoria 60 anos, teve vitória de 2 a 1 para Assis. No quarto jogo, também 60 anos, entraram em quadra Cândido Mota e Salto Grande, com vitória de 2 a 0 para Salto Grande. Na quinta partida, jogaram Salto Grande e Assis, categoria 50 anos, com vitória de Salto Grande por 2 a 0. Na sexta, também 50 anos, e fechando o feminino, Platina e Cândido Mota com vitória para Cândido Mota por 2 a 0.
Na categoria masculina duas partidas com idades de 50 e 60 anos: Paraguaçu Paulista venceu por 2 a 0 Marília e, fechando a rodada, Cândido Mota, depois de perder o primeiro set, virou o placar, vencendo os dois seguintes a equipe de Salto Grande.

Safra de milho do Brasil deve cair 17,5%

A produção brasileira de milho deverá totalizar 88,955 milhões de toneladas na temporada 2017/2018, com retração de 17,56% sobre a safra anterior. A projeção faz parte de levantamento divulgado na sexta-feira, dia 13, pela consultoria Safras & Mercado.
A empresa projeta uma retração de 12,5% na área a ser plantada, que ocuparia 16,145 milhões de hectares. No ano anterior, a semeadura ocupou 18,458 milhões de hectares. O levantamento estima um rendimento médio de 5.510 quilos por hectare, abaixo da temporada anterior, quando a produtividade ficou em 5.846 quilos por hectare.
A safra de verão da região Centro-Sul deverá recuar de 33,265 milhões de toneladas para 24,096 milhões de toneladas, com um recuo de 27%. A área deverá passar de 5,306 milhões para 4,086 milhões de hectares.
O levantamento indica plantio de 10,625 milhões de hectares na segunda safra, ou safrinha, contra 11,49 milhões do ano anterior. Com rendimento de 5.508 quilos por hectare, a produção da safrinha no Centro-Sul está estimada em 58,525 milhões de toneladas, 13,1% abaixo do que a obtida no ciclo 2016/2017, de 67,368 milhões de toneladas.

(Do Canal Rural)

Civap e municípios organizam conferência intermunicipal de educação

Na terça-feira, dia 24, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, o Civap, com municípios consorciados, realizam a etapa regional da Conferência Intermunicipal de Educação. O evento ocorre no anfiteatro da Fundação Educacional do Município de Assis, a Fema.
Estão confirmados para a Conferência profissionais da área da educação dos municípios de Assis, Tarumã, Paraguaçu Paulista, Ibirarema, Campos Novos Paulista, Palmital, Bastos, Maracaí, Cruzália, Cândido Mota, Lutécia, Quatá, Borá, Ocauçu, Santa Cruz, Echaporã, Pedrinhas Paulista e Oscar Bressane.
O evento regional é aberto à comunidade em geral e é preparatório para a Conferência Nacional da Educação, que ocorrerá em novembro deste ano. O evento visa canalizar as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com os poderes executivo e legislativo propostas para a definição e implementação de políticas públicas de educação, como parte deste processo, o Fórum Nacional de Educação (FNE), a quem cabe a coordenação da Conae 2018, oportuniza a realização de conferências municipais, intermunicipais, estaduais e do distrito federal que precedem a etapa nacional.
(Colaborou Assessoria de Imprensa)

Send this to friend