Workshop faz reflexão sobre prática profissional na saúde e garantias sociais

Em resposta ao convite da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, cerca de 80 assistentes sociais da cidade e região participaram do I Workshop “Atuação do Assistente Social na Rede de Atenção à Saúde”. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (29), no auditório localizado na sede da pasta.

A iniciativa teve como objetivo discutir a prática profissional e a inserção cada vez maior na área da saúde, além de analisar as repercussões do momento atual, em contraponto às garantias sociais. Autoridades na área veem com preocupação discursos que incitam intolerância, retrocesso democrático e violação de direitos.

As nove assistentes sociais que atuam na saúde (lotadas em diferentes programas e unidades especializadas) foram anfitriãs a dezenas de profissionais, que atuam em instituições de saúde, segurança pública, atendimento ao menor, entre outras.

As palestras foram realizadas por profissionais experientes e engajadas como Nilva Regina Galete, que atua na Penitenciária de Marília; Suellen Torrecila, do Complexo  Famema, e Juliana Ribeiro da Silva Vernasque (enfermeira), do Programa de Residência Multiprofissional da Famema.

Em cada abordagem, enfoque sobre diferentes áreas que impactam na rotina do serviço social e da população vulnerável. “Esse é um espaço que abrimos para uma reflexão sobre as práticas, relembrando conceitos que já temos conhecimento, mas que precisam de rediscussão e, muitas vezes, resignificação”, disse Luana Brandão, encarregada de serviço social da Secretaria Municipal da Saúde.

Para Nilva, docente da área, é extremamente preocupante que no momento de tensão social, quando o país deveria amadurecer sua democracia, parte da população alimente discursos radicais que possam ameaçar garantias sociais.

“É preciso muita tranquilidade, em uma hora como essa, para que não haja espaço à intolerância, ao ódio e aos retrocessos que possam anular direitos que foram duramente conquistados não apenas pelos assistentes sociais, mas por profissionais de outras áreas que trabalham há décadas pela cidadania”, declarou.

O evento contou com a participação da secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, que destacou o trabalho em rede. “A atuação conjunta, para nós, é uma regra. Temos trabalhado de forma intersetorial, porque a população tem necessidades com dimensões que a saúde, a assistência social, o Poder Judiciário, isoladamente, não conseguiriam resolver”, declarou.

Participaram também do encontro o diretor regional da Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), Hélio Benetti; a secretária executiva dos Conselhos Municipais de Marília, Lúcia Helena Chagas e a representante do Cress (Conselho Regional de Serviço Social), Neide Brito Moura Leati.

Diante da ampla adesão e qualidade das apresentações e debates, a secretaria acredita que novas edições do workshop poderão ser realizadas nos próximos anos, consolidando o espaço de discussão e desenvolvimento de estratégias para atuação em rede.

 

Fotos: Carlos Rodrigues

Marília organiza operação emergencial para garantir andamento dos serviços básicos

O prefeito de Marília, Daniel Alonso, participou na manhã desta terça-feira (29) de uma reunião na sede do MPF (Ministério Público Federal) para tratar da questão da crise de abastecimento de combustíveis e outros produtos causada pela greve dos caminhoneiros que já dura oito dias em todo o Brasil.

Desde segunda-feira (28) o chefe do executivo estava em conversa com o MPF articulando a vinda de combustíveis para os serviços básicos da Prefeitura.

Participaram da reunião os procuradores da República Diego Fajardo Maranha Leão de Souza, Jefferson Aparecido Dias e Manoel de Souza Mendes Júnior. Participaram também representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e representantes de postos de combustíveis de Marília e região.

A intenção do grupo é articular uma operação emergencial para garantir em Marília o bom andamento dos serviços básicos, como segurança pública, hospitais e serviços essenciais da Prefeitura, como o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a coleta de lixo.

Desde a tarde de segunda, a Prefeitura estava articulando com as autoridades para que um comboio de caminhões de combustíveis chegasse até Marília.

“Precisamos garantir os serviços básicos oferecidos pelo município, como o Samu, ambulâncias e a coleta de lixo. Não somos contra a greve, todos nós temos o livre direito de se manifestar, mas precisamos garantir o mínimo para todos”, disse o prefeito.

Segundo o MPF em Marília, o esquema que ocorreu segunda-feira, de comboios e escolta até Marília e cidades vizinhas, irá se repetir diariamente até a situação se normalizar.

A Procuradoria solicitou ainda que as polícias também priorizem a segurança e a liberação de cargas contendo remédios e insumos médico-hospitalares e outros itens de primeira necessidade para serviços e emergências em saúde.

 

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

Museu de Paleontologia recebe pesquisadoras do Museu de História Natural de Los Angeles

O Museu de Paleontologia de Marília recebe até 4 de junho duas pesquisadoras integrantes da equipe de trabalho com fósseis do Museu de História Natural de Los Angeles (EUA).

O objetivo da visita é o trabalho, juntamente com William Nava, paleontólogo e coordenador do Museu de Paleontologia de Marília, com fósseis de aves da época dos dinossauros. Trata-se de uma parceira entre William Nava e o prof. Dr. Luis Chiappe, firmada em 2015 no Uruguai, durante um evento de paleontologia naquele país.

As pesquisadoras Maureen Walsh e Stephanie Abramowicz visitam pela primeira vez a cidade de Marília e chegam com a incumbência de dar prosseguimento ao trabalho de preparação de rochas, contendo pequenos ossos fossilizados de um grupo de aves extintas que viveu na Era dos Dinossauros.

Além da preparação de fósseis, estão sendo produzidas centenas de fotos minuciosas desses materiais, que serão posteriormente incluídas nas descrições científicas das espécies.

Nava já trabalha com esses fósseis há quase 14 anos, quando descobriu sítio paleontológico das aves extintas, em 2004, coletando e preparando então, centenas de fragmentos de rochas contendo pequenos ossos e restos cranianos associados à essas aves.

O material fóssil é de extrema importância do ponto de vista científico e paleoambiental,  já que se trata de um registro fóssil bastante raro em nível de continente americano e deverá trazer importantes informações morfológicas e evolutivas.

A parceria firmada em 2015 com o paleontólogo e ex-diretor do Museu de H. N de Los Angeles, Luis Chiappe, que esteve duas vezes em Marília no ano passado e deve regressar novamente dia 2 de junho próximo  para se juntar à equipe,  contará também com a colaboração do paleontólogo argentino Agustin Martinelli, grande parceiro de William Nava em estudos de pequenos fósseis descobertos no oeste paulista.

Dos trabalhos de preparação em curso, surgirão importantes dados que serão levados a Los Angeles para melhor interpretação e serão associados a dados colhidos no ano passado. As fotos servirão para comparações anatômicas com fósseis de aves semelhantes a estas, mas descobertas na China, Argentina, Mongólia e Espanha.

O material fóssil das aves depositado no Museu de Paleontologia de Marília não se destina à visitação, pois são elementos um tanto quanto frágeis, exigindo cuidados.

Os pesquisadores estimam que das centenas de fósseis, considerando ossos desarticulados e outros formando esqueletos delicadamente preservados, existam ao menos quatro espécies novas para o continente americano, conferindo a esses achados, um grau de preservação em 3D, possibilitando estudos atuais e futuros.

Esse é mais um avanço no estudo e no entendimento de como tais pequenos fósseis ficaram preservados com riqueza de detalhes, abrindo a possibilidade de muitos estudos científicos.

Todos estes estudos divulgarão mundialmente o nome do Museu de Paleontologia, da cidade de Marília (por estarem catalogados aqui) e a localidade de onde provém (Presidente Prudente) região tão rica em fósseis quanto Marília.

 

 

Fotos: Secretaria da Cultura

Depois de 25 anos, Prefeitura volta a contratar bibliotecárias concursadas

Depois de 25 anos, a Prefeitura de Marília voltou a contratar bibliotecárias por meio de Concurso Público, realizado no mês de dezembro de 2017 pela Fundação Vunesp e que já convocou cerca de 700 novos servidores públicos.

Dentre os convocados estão quatro bibliotecárias, que passaram a integrar a Biblioteca Municipal João Mesquita Valença, localizada na rua São Luiz, 1.295, esquina com a rua São Carlos. São elas: Angelina Moreira de Souza, Alessandra de Cássia Montisseli de Carvalho, Mariana da Silva Caprioli e Patrícia Bernardes da Silva.

A chefe da Biblioteca Municipal, Rosane Fagotti Voss, afirmou que a vinda das bibliotecárias será de grande importância. “Estamos muito felizes em poder contar com quatro bibliotecárias concursadas e que certamente irão nos ajudar bastante no trabalho. Por se tratar de uma proposta de trabalho no conceito de biblioteca viva é de fundamental importância ter estas profissionais à frente de projetos de incentivo à leitura, elaboração de manuais de processos técnicos e de atendimento aos usuários. Com elas poderemos desenvolver política de avaliação e desenvolvimento de coleções, manual de catalogação e tabela de indicadores para assuntos dos livros da biblioteca, etc”.

O prefeito Daniel Alonso comentou sobre as contratações: “Este foi o maior Concurso Público da história da Prefeitura de Marília. Já chamamos aproximadamente 700 novos funcionários e estas bibliotecárias certamente irão colaborar para que a Biblioteca Municipal de Marília continue sendo referência para todo o país. Hoje temos um espaço amplo, moderno e com um grande acervo. A população aprovou a mudança e prova disso é o número de usuários que frequenta diariamente a nossa biblioteca. Antes a média era de 30 pessoas e atualmente temos uma média de 150 usuários por dia, sendo que já chegamos a ter 300 pessoas num dia. A cultura, o incentivo à leitura e os projetos permanentes da biblioteca continuarão tendo todo apoio da nossa administração.”

Para que os serviços fossem otimizados, cada bibliotecária fica responsável por um dos projetos da Biblioteca Municipal. Desta forma, Angelina cuida da normalização da catalogação de todo o acervo literário; Patrícia com o atendimento aos serviços de referência do local (usuários); Alessandra é a responsável pelos projetos de incentivo à leitura de crianças e jovens; e Mariana cuida em dar continuidade ao Projeto de Biblioteca Escolar, implantado pela Unesp/Fapesp e Instituto Unesp.

“BIBLIOTECA VIVA”

Pensando na concepção da “Biblioteca Viva”, que oferece programas e ação cultural para todas as idades, tendo como proposta ser uma biblioteca de pessoas, disponibilizando literatura atualizada, em um ambiente inovador e acessível, apresenta-se a proposta dos Programas Permanentes, visando o aperfeiçoamento e o fortalecimento das práticas desenvolvidas na Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença”, bem como a implantação de novas ações que atendam aos interesses da comunidade mariliense.

Desde abril a biblioteca oferece 13 programas permanentes voltados para os diversos públicos: infantil, juvenil, adultos, idosos e pessoas com deficiência. Todas as atividades têm como o foco principal o incentivo à leitura.  Cada Programa terá a duração de 6 a 12 meses e são realizados semanalmente.

Os programas oferecidos são: Androidando (informática), Arteterapia, Cinemãe, Espanhol, Espanhol para Pessoa com Deficiência, Hora do Conto, Informática Terceira Idade na Era Digital, Leitura para Gestantes, Pintura para Pessoa com Deficiência, Visitas Monitoradas e Yoga, além do Janela Literária (todo primeiro sábado de cada mês, das 9h às 13h) e do Clube de Leitura Leia Mulheres.

Orientação técnica sobre alimentação escolar é tema de formação aos servidores da Cozinha Piloto

A Prefeitura de Assis através da gestão da Secretaria Municipal da Educação (SME) e intermédio do Conselho Municipal da Alimentação (CAE) realizou na última sexta-feira, 25, a formação sobre Alimentação Escolar a aproximadamente 80 servidores da Cozinha Piloto Municipal, conselheiros e presidência do CAE.

A formação visa proporcionar orientações técnicas ao serviço de alimentação e nutrição da Cozinha Piloto, realizado pela Divisão de Alimentação Escolar da SME, para aprimoramento do atendimento junto às unidades escolares do Município.

Entre os conteúdos selecionados pela instrutora da formação e nutricionista, Adriane R. Dragonetti, estão os conhecimentos sobre as Normas do Programa de Alimentação Escolar (PNAE), postura profissional vs. ética, trabalho em equipe, relacionamento e comunicação e a motivação entre a equipe.

Aos servidores presentes também foram aplicadas dinâmicas em grupo, para entrosamento da equipe e melhor conexão com os conteúdos.

A SME e o CAE pretendem também futuramente estender a formação aos manip

ECOLAGO não abre ao público neste feriado

A Prefeitura de Assis informa que neste final de semana com feriado prolongado o ECOLAGO não será aberto ao público, por questões operacionais.

No local estão sendo feitos alguns serviços de adequação para melhorar o atendimento ao público, o que demanda um período para operacionalidade.

“O local não será aberto ao público neste final de semana com feriado prolongado, mas já na próxima semana o atendimento será normalizado”, diz Fábio Nossack, secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O ECOLAGO recebe em média dois mil visitantes por final de semana, que usufruem de uma bela natureza e um lago com água límpida para banhistas, que contam com a presença de salva-vidas. No local também há campos de futebol e quiosques equipados com pias, churrasqueiras, mesas e bancos. Também há água potável para consumo dos visitantes.

Para entrar no ECOLAGO é cobrada uma taxa de R$ 6,00 para pessoas acima de 12 anos. Os quiosques são alugados pelo valor de R$ 50,00.

Assis lança campanha ‘Seja um herói no trânsito, com o Super Trânsito’

A Prefeitura de Assis lançou nesta segunda-feira, 28,  a campanha Seja um herói no trânsito, com o Super Trânsito que visa orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que trafegam pelas ruas da cidade.

Para mostrar a importância de respeitar as leis de trânsito foi criado o super herói Super Trânsito para mostrar para a população e motoristas que o trânsito, se não respeitado, pode provocar acidentes graves e até fatais.

O Super Trânsito, uma figura infantil devidamente trajada e com uma simbologia que remete às figuras que compõem as sinalizações de trânsito, participa de diferentes vídeos e outras mídias. O objetivo é chamar a atenção para pequenos atos que podem fazer a diferença na vida das pessoas.

O primeiro vídeo, lançado nesta segunda, refere-se à faixa de pedestre, em que o super herói salva um pedestre. Mas, ele mesmo oriente para respeitar a faixa de pedestre e diz: “Posso não estar por perto pra te salvar”. Essa é a mensagem que o super deixará nas advertências que fará quanto ao uso do celular ao dirigir, ao excesso de velocidade, ao uso do cinto de segurança, às vagas prioritárias entre outras abordagens que a Prefeitura de Assis fará.

A campanha Seja um herói no trânsito, com o Super Trânsito também atende orientações do Movimento Paulista de Segurança do Trânsito, visto que Assis tem apresentado alto índice de acidentes e o Governo do Estado de São Paulo investe e prevenção.

Leonardo Godoy, diretor do Departamento de Trânsito, comenta sobre a campanha deste ano.

“Temos um volume muito grande de veículos transitando, então é preciso que todos os condutores se respeitem e também respeitem as leis de trânsito. Nós esperamos que com essa estratégia de campanha e outras ações derrubemos os números de acidentes de trânsito que temos em Assis. O nosso Super Trânsito veio para alertar a população e motoristas sobre a importância de respeitar as leis de trânsito”, argumenta Godoy.

 

Prefeitura organiza desfile cívico para o aniversário de Assis

A Prefeitura de Assis anuncia que neste ano haverá um grande desfile em comemoração aos 113 anos de aniversário do Município. Na terça-feira, 22, a comissão organizadora já teve a primeira reunião para tratar dos festejos.

O Desfile Cívico está previsto para acontecer no dia 1º de julho, às 9 horas, na Avenida Rui Barbosa.

Com várias apresentações durante o Desfile, é esperada a participação e apresentação do T.G., escolas, secretarias municipais, Banda Musical, projetos culturais da cidade. Ao todo, já foram confirmadas 35 entidades participantes dos eventos.

De acordo com o prefeito José Fernandes, várias ações são programadas para celebrar a data, inclusive com o hasteamento à Bandeira no dia 1º de julho, às 8h, em frente o Paço Municipal.

Fazem parte do aniversário da cidade outros eventos como a Festa do Milho, com datas definidas para 23 e 24 de junho e 1 e 2 de julho, na Aprumar.

Também é programada a Queima do Alho no dia 24 de junho, a partir das 9h, no Pavilhão Rezende Barbosa no recinto da FICAR.

Baile em comemoração ao aniversário também acontece no dia 30 de junho, às 23h, no Clube São Paulo de Assis.

Além de outros eventos no calendário festivo.

“Queremos resgatar o patriotismo e principalmente o sentimento de valorização que a nossa cidade merece. No ano passado, quando assumimos, não foi possível realizar a festa, mas neste ano teremos várias atrações”, declara o prefeito.

O prazo para que empresas, entidades e outros órgãos manifestem interesse em participar do Desfile se encerra em 30 de maio, quando a comissão organizadora definirá a relação completa de todos os participantes.

Mais informações através dos números de telefones (18) 99618-0283 com Nilton Mattos, e (18) 99754-1876 com Marcos.

Prefeitura realiza melhorias nos distritos

A administração municipal faz reuniões semanais com o secretariado toda sexta-feira no período da manhã. Na última semana ocorreu mais um encontro e desta vez com os subprefeitos dos distritos de Dirceu, Amadeu Amaral, Rosália, Avencas e da Fazenda do Estado. A pauta foi diversas demandas para os locais.

“Estamos priorizando os distritos, especialmente para os mais afastados. A Prefeitura já recuperou estradas rurais e pontes que estavam destruídas, mas mesmo assim, ainda tem muito o que se fazer”, disse o Prefeito Daniel Alonso.

Daniel Alonso lembrou que recentemente a Codemar (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília) realizou a operação tapa-buracos em Avencas e Rosália. “Os distritos também estão sendo atendidos pela Codemar, pois o objetivo é deixar as ruas de todo o município em boas condições. Em Avencas já foi concluído, estamos fazendo em Rosália e outros distritos também serão atendidos pelo cronograma da operação tapa-buracos.”

A subprefeita do Distrito de Dirceu, Flávia Oliveira, falou da importância desses encontros. “Os secretários municipais sempre nos ouvem para atender as nossas demandas. Isso é importante para que possamos desenvolver um bom trabalho em prol dos moradores”, destacou Flávia.

 

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

Marília realiza reunião técnica para os Jogos da Juventude

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ) promoveu na manhã desta quinta-feira (24) reunião técnica para os  35º Jogos Abertos da Juventude, que acontecerão de 24 de maio a 2 de junho, na cidade de Franca. Na ocasião, foram alinhadas questões referentes ao transporte, alimentação, alojamento e parte técnica.

Marília participa da competição em quatro modalidades: Atletismo, Tênis de Mesa, Ginástica Rítmica e Ginástica Artística.

Estão disputando os “Joguinhos” 28  atletas representando a SELJ/Marília. Confira os atletas participantes por modalidade:

Atletismo – Alana Tan Vitor, Katiane Wellen da Silva Araújo, Maria Fernanda Silveira, Maria Victória Tayette Pietro, Tamile Bastita Loureiro, Gabriel Belfort, Matheus Alvares Torres, Raphael do Nascimento Santos,  Vitor Hugo da Silva dos Santos e  como técnico Alecsandro Ramos da Silva (Lecão).

Ginástica Artística (feminina) – Amália Silva, Emily Azevedo, Gabriella Gorla, Júlia Andrade, Maria Luiz e Rebeca Nmussi, sob a supervisão da professora Fabiola Meirelles e Lucas dos Santos (masculino) e tem como técnico Danilo Machado de Lima.

Ginástica Rítmica – Emanuely Moro, Iasmin Silva e Júlia Merce, com Yolanda Pilina no comando técnico.

Tênis de Mesa – Bruna Silva, Camila Asato, Giovana Silva e Priscila Alves (feminino), Gustavo Kato, João Mira, Júlio Neto, Lucas Santos e Lucas Figueiredo (masculino). O técnico é Edinilson Moura.

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Eduardo Nascimento, falou sobre a expectativa da participação dos marilienses. “Os atletas estão ansiosos para competição, pois para muitos deles é a primeira vez que participam de uma competição oficial. Importante ressaltar que todos os atletas que disputam os “Joguinhos” participam do Projeto Social Esportivo da SELJ, provando que investir em pessoas é investir no esporte. Afinal os frutos do projeto são eles. Estamos na torcida e provavelmente vamos a Franca acompanhar algumas provas e torcer por nossos jovens atletas”, disse Nascimento.

 

Fotos: Prefeitura Municipal de Marília

Send this to friend