Procon Municipal contabiliza 96 registros no Dia do Consumidor e estreita relações com Acim

No Dia do Consumidor, comemorado sempre em 15 de março, o Procon Municipal, órgão da Prefeitura de Marília, contabilizou 96 registros de reclamações, presenciais e por telefone.

O balanço foi considerado positivo pelo coordenador do Procon, Guilherme Moraes. “Foi um dia muito produtivo, onde pudemos orientar e atender consumidores e ainda distribuir materiais de orientação acerca do Código de Defesa do Consumidor. Este ano o Procon em Marília está comemorando 27 anos de existência.”

Durante o Dia do Consumidor, o Procon recebeu as visitas do secretário municipal da Administração, Cássio Luiz Pinto Júnior (Cassinho), e do presidente da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), Adriano Luiz Martins.

“Aproveitamos para comemorar o Dia do Consumidor e fizemos uma visita ao Procon, junto com o presidente da Acim, Adriano Martins. Fomos recepcionados pelo Guilherme e aproveitamos para estreitar os laços de relacionamento com a Acim. O nosso objetivo é ampliar os serviços do Procon em parceria com a Associação Comercial”, disse Cassinho.

Guilherme Moraes disse que o encontro foi produtivo. “Agradecemos a visita do secretário Cassinho e do presidente Adriano, que foi positiva e certamente fará com que seja melhor o relacionamento entre consumidor e comerciante, atuando de forma preventiva e procurando evitar que as ocorrências cheguem até o Procon. Independente disso, o Procon está à disposição dos consumidores para esclarecer qualquer dúvida, receber sugestões e as reclamações.”

BALANÇO

Durante o ano de 2018, de maneira globalizada, foram realizados 36.190 atendimentos, o que representa um aumento no volume de atendimentos de 35,82% em relação ao mesmo período de 2017, onde se contabilizou 26.647 atendimentos realizados.

O órgão atende consultas e reclamações nas áreas de Alimentos, Assuntos Financeiros (cartão de crédito, bancos, empréstimos), Fiscalização, Habitação, Produtos (móveis, automóveis, eletrodomésticos, celulares), Saúde (planos de saúde), Serviços Essenciais (água, energia elétrica, telefonia fixa e móvel, internet) e Serviços Privados (cursos diversos, aulas de dança, etc) e Extra (que não pertencem ao Procon e são encaminhados a outros órgãos).

O Procon de Marília fica na avenida das Indústrias, 294, ao lado do Ganha Tempo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. O telefone é (14) 3401-2466.

Foto: Divulgação

Prefeitura realiza neste sábado o II Festival de Basquete do Projeto Social Esportivo da SELJ

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude de Marília (SELJ), promove neste sábado (23) à partir das 8 horas no ginásio de esportes do Clube dos Bancários, sede da SELJ, o II Festival de Basquete do Projeto Social Esportivo. O Festival tem por objetivo demonstrar para a comunidade o aprendizado das crianças e jovens (10 a 15 anos) inscritas na modalidade.

Este ano o festival será aberto pelos alunos e alunas de dança que farão uma apresentação artística. “A participação dos alunos(as) de dança é uma forma de promover a interação no Projeto Social Esportivo e oferecer oportunidade para todas as modalidades participarem dos festivais, além de incentivar a prática esportiva”, explicou o coordenador de esportes Daniel Sabino.

Participarão do Festival aproximadamente 50 alunos com idades entre 6 e 15 anos, segundo a professora de Basquete  da SELJ, Gabriela Regazzo, o objetivo do evento é incentivar a prática da modalidade e conhecer como é estruturada uma competição.

“É um dia divertido para os alunos, eles brincam, conhecem o jogo, interagem entre eles, além da parte social esportiva. O basquete é importante para o desenvolvimento motor, cardiorrespiratório e disciplinar. Tenho certeza que esse segundo festival será uma linda festa”, destacou a professora.

O secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Eduardo Nascimento, destacou que o Projeto Social da secretaria oferece vagas gratuitas de basquete para crianças e jovens e lembra que ainda há vagas disponíveis. Os interessados devem comparecer na sede da SELJ (Rua Olar Durigheto, 399 – Ginásio do Clube dos Bancários) para fazer a inscrição. O secretário da pasta também elogiou os professores envolvidos no projeto. “Quero parabenizar os professores Gabriela, Nelsinho e Adriano pela dedicação à modalidade e pelo evento, será uma grande festa e haverá distribuição de medalhas de participação para a garotada, além de promover uma interação do poder público com a comunidade”, finalizou.

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa dia 10 de abril

A prefeitura de Marília por meio da Secretaria da Saúde iniciou os preparativos para uma das maiores mobilizações durante o ano. Começa no dia 10 de abril a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, conhecida popularmente como gripe. O dia “D”, com abertura das unidades de saúde no sábado será 04 de maio.

Devem ser imunizadas pessoas com 60 anos ou mais, crianças a partir de seis meses e abaixo seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e professores das escolas públicas e privadas.

Também tem direito à vacina populações indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, entre outras) e condições clínicas especiais. O Ministério da Saúde também determina a vacinação de adolescentes e jovens apreendidos (Fundação Casa), população carcerária e funcionários do sistema prisional.

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, destacou que o momento é de prevenção. Ele pede que a população procure as unidades de saúde dentro do prazo, de forma organizada, mas não deixe de usufruir desse direito.

“Vimos que no Amazonas está ocorrendo surto de gripe, já com alguns óbitos. O Ministério da Saúde até antecipou a vacinação por lá. Pedimos que a população de Marília valorize essa iniciativa do SUS e participe da campanha”, disse Mustafá.

No país, o público-alvo representa aproximadamente 59,1 milhões de pessoas. Já em Marília, esse número corresponde a cerca de 55 mil, além da população de número variável que possui doença crônica e pode procurar as unidades de saúde.

ENTENDA E PROTEJA-SE

A enfermeira Renata Plácido, responsável pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde explica que a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Há séculos a população conhece como gripe.

“A transmissibilidade é alta, por isso a tendência de disseminação do vírus em epidemias sazonais (períodos mais secos e de baixas temperaturas) e também podendo causar pandemias, como vimos em relação ao vírus subtipo H1N1”, explica a enfermeira.

A gripe pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C, sendo que os dois primeiros apresentam maior importância clínica; estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções, mas em algumas temporadas, ocorre predomínio das cepas B.

Em qualquer uma delas, porém, pode haver agravos e óbitos, de acordo com o sistema imunológico do paciente. Por isso a importância da vacinação. As doses contra a gripe padronizadas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe são trivalentes e protegem contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B.

A vacina é feita a partir de vírus fragmentados e inativados, ou seja, não há a menor possibilidade da pessoa contrair a gripe pelo produto. A contra-indicação é apenas para pessoas alérgicas a ovos. Em caso de dúvida, o médico deve ser consultado.

 

Fotos: Arquivo / PMM

Confira as candidatas do Miss Marília Be Emotion 2019

A Secretaria Municipal da Cultura de Marília abriu nesta terça-feira (19) a votação popular para o Concurso Miss Marília Be Emotion 2019, que será realizada pela internet. Para votar basta acessar a enquete no blog da Secretaria da Cultura (http://culturamarilia.blogspot.com/2019/03/enquete-miss-marilia-be-emotion-2019.html)

“Para participar é muito simples. Basta escolher a candidata preferida, selecioná-la e clicar em enviar. A vencedora, segundo a votação popular via internet vai valer, um ponto na média geral da pontuação do dia do Concurso”, explica Flávia Vieira, coordenadora da Secretaria da Cultura.

A votação acontecerá até as 23h59 do dia 25 de março. “Vote quantas vezes quiser e ajude a eleger sua favorita”, destacou Flávia.

Através do Blog as pessoas poderão também conhecer oficialmente as candidatas ao Concurso: Carolina Carnesi Ribeiro, Jaqueline de Assis Bueno, Karen Rosseto, Karine Teles Giroto, Karolyne Anastácio dos Santos, Nathália Bueno de Oliveira, Tamires Ferraz Fernandes e Thayna Ribeiro Roque.

O Concurso Miss Marília Be Emotion 2019 acontecerá dia 26 de março, às 19h30, no Marília Shopping. A premiação para a Miss Marília será de R$ 3 mil, além dos prêmios que serão oferecidos pelos patrocinadores e apoiadores do concurso.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura pelo telefone 3402-6600.

Fotos: Assessoria de Imprensa/PMM

Marília recebe certificado de MIT em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes

Marília e outras 42 cidades receberam nesta quarta-feira (20) à tarde, na Sala Anchieta do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o certificado de MIT (Município de Interesse Turístico), em cerimônia que contou com as presenças do governador João Doria e dos secretários estaduais Marco Antonio Vinholi (Desenvolvimento Regional), e Vinicius Lummertz (Turismo); além do deputado estadual Cauê Macris (presidente da Assembleia Legislativa) e do ex-deputado João Caramez.

A comitiva mariliense foi formada pelo prefeito Daniel Alonso e pelos secretários municipais Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico) e Cássio Luiz Pinto Júnior (Administração), além da Assessora de Turismo, Fernanda Carvalho Monteiro Violante, que estiveram presentes à solenidade na capital paulista.

As cidades são classificadas na categoria de MIT de acordo com a Lei n° 16.938, de 2019. “Os 43 municípios que hoje (quarta) estão recebendo essa qualificação sabem a responsabilidade que possuem à frente dessa atividade, a partir deste momento. Devem destinar o recurso para potencializar o turismo, que é aumentar o fluxo de pessoas na cidade para permitir a geração de empregos e de renda”, disse o governador João Doria.

Marília havia sido oficializada como MIT no último dia 5 de fevereiro, após projeto ser aprovado em sessão extraordinária da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), possibilitando o recebimento de recursos para aplicação em projetos de infraestrutura turística.

O prefeito Daniel Alonso destacou a importância de Marília ser oficializada como MIT. “É mais uma grande notícia para a nossa cidade, que está apta a receber recursos para investir no setor de turismo. Parabenizo a todos que trabalharam para mais esta conquista e agora iremos colocar em prática o projeto “Praça do Mirante”, que será construída entre a Via Expressa Sampaio Vidal e rua Augusto Genta, compreendendo as ruas Guido Cola e Maria Furlaneto,na zona sul da cidade, sendo este o primeiro a ser contemplado com esse recurso.”

Além de Marília, outras 42 cidades receberam o certificado de MIT: Adamantina, Adolfo, Anhembi, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Barra do Turvo, Bebedouro, Bocaina, Botucatu, Divinolândia, Dois Córregos, Garça, Guaíra, Ibirarema, Icém, Igarapava, Indiaporã, Ipeúna, Itapeva, Itaporanga, Itariri, Itirapina, Jaboticabal, Jarinu, Juquiá, Lavrinhas, Mogi Mirim, Palmeira D´Oeste, Pauliceia, Pirapora do Bom Jesus, Pongaí, Porto Ferreira, Santa Albertina, Santa Clara D´Oeste, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São Manuel, Timburi, Três Fronteiras, Valentim Gentil e Votorantim.

Secretário da Saúde visita “Projeto Amor de Criança”

O carinho das crianças, a força dos pais e a dedicação dos profissionais de saúde e voluntários do “Projeto Amor de Criança” emocionaram o secretário municipal de Saúde de Marília, Ricardo Mustafá.

Ele visitou a entidade na manhã desta quarta-feira (20), a convite do médico pediatra e presidente da Francisco de Agostinho Júnior. O serviço especializado é mantido pela Unimar – por meio do HBU (Hospital Beneficente Unimar).

Criado para oferecer atendimento multidisciplinar em saúde a crianças e adolescentes com paralisia cerebral, o ambulatório faz um trabalho social amplo, que vai além das garantias previstas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Famílias carentes têm supridas outras necessidades, como fraldas, cadeiras de rodas, exames de alto custo e dietas especiais. Atualmente, cerca de 120 pacientes de Marília e região são atendidos. Os recursos vêm de uma rede de colaboradores, que incluem empresas e pessoas físicas.

O secretário da Saúde do município conversou com pais, voluntários e profissionais de saúde. Ele elogiou a Unimar e o pediatra (fundador) pela iniciativa.

Segundo Ricardo Mustafá, somente através das parceiras, da boa gestão pública, da sensibilidade dos hospitais e entidades de saúde a sociedade poderá atender satisfatoriamente demandas tão complexas, como a paralisia cerebral.

“Esse apoio é fundamental para que possamos atingir e manter níveis de excelência em saúde. Quando todo mundo trabalha junto: governos, universidades, empresas, hospitais, voluntários… Quando cada um faz um pouco, podemos oferecer um amparo social de primeiro mundo, como está sendo proporcionado a estas crianças”, disse o secretário.

O médico pediatra, fundador do projeto, lembrou um de seus princípios. “Os corredores desta Universidade, acostumados à velocidade da ciência dos mestres e doutores, têm sido muito bem ocupados por lentas cadeiras de rodas e macas que transportam crianças que muito nos ensinam”, afirmou Francisco de Agostinho.

Ricardo Mustafá garantiu que todo esforço será empreendido para o fortalecimento do Projeto Amor de Criança. “É um trabalho sério, que tive a alegria de conhecer de perto. Já tinha ouvido falar muito bem desse ambulatório pelo atendimento diferenciado e social. É um trabalho que merece todo nosso carinho e apoio da Secretaria da Saúde.”

Fotos: Júlio César de Carlis

Prefeitura perfura novos poços para ampliar oferta de água

O prefeito de Marília, Daniel Alonso, acompanhado pelo presidente do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), acompanhou na manhã desta quarta-feira (20), a perfuração do poço artesiano Panambi, localizado na zona oeste da cidade – foi o segundo poço perfurado pela administração nos últimos 20 dias.

A perfuração deste poço deverá ser concluída até sábado (23), quando se saberá a capacidade de produção de água. Nesta quarta a água já jorrou do novo poço, que está atualmente a cerca de 300 metros de profundidade, devendo chegar até 420 metros.

Assim que a perfuração estiver finalizada, a água do poço Panambi irá para a adutora que abastece a zona norte e adjacências, ou seja, aumentando a oferta de água para aquela região da cidade.

“Este já é o oitavo poço que estamos perfurando no nosso mandato. É uma grande alegria poder acompanhar o momento em que a água jorra e estamos felizes em poder trabalhar arduamente e incansavelmente para resolver o problema de água em Marília, que já vem de muitas décadas. O nosso objetivo é até o final da nossa gestão perfurar 15 poços”, afirmou o prefeito Daniel Alonso.

O presidente do Daem, Marcelo José de Macedo, disse que a equipe continuará trabalhando na perfuração do poço Panambi. “Acredito que a nossa equipe vai finalizar a perfuração no sábado, ou seja, irá continuar trabalhando no local até a profundidade do poço atingir 420 metros. Aí conseguiremos saber com exatidão quanto este poço poderá produzir, melhorando assim a oferta de água para toda a região norte de Marília.”

OUTROS POÇOS

A Prefeitura e o Daem realizaram, em parceria com construtoras, a perfuração de oito poços artesianos, sendo dois na zona leste (Represa do Norte), três na zona norte (Maracá/Montana/Santa Antonieta), dois na zona sul (Cavalete/Nova Marília) e este na zona oeste da cidade, possibilitando 6 milhões de litros de água por dia a mais no sistema de abastecimento da cidade.

Além disso, a Prefeitura de Marília e o Daem finalizaram recentemente a manutenção na bomba do poço P 03, localizada no final da rua Jorge Mussi, no bairro Santa Antonieta, zona norte da cidade.

A bomba estava instalada a 242 metros de profundidade e, com os serviços, ficou a 260 metros, o que proporcionou um aumento na produção, passando de 140 mil litros de água por hora para aproximadamente 180 mil litros de água por hora.

Secretaria da Cultura abre enquete para votação popular pela internet para concurso Miss Marília Be Emotion 2019

A Secretaria Municipal da Cultura de Marília abriu nesta terça-feira (19) a votação popular para o Concurso Miss Marília Be Emotion 2019, que será realizada pela internet. Para votar basta acessar a enquete no blog da Secretaria da Cultura (http://culturamarilia.blogspot.com/) ou clicar aqui.

“Para participar é muito simples. Basta escolher a candidata preferida, selecioná-la e clicar em enviar. A vencedora, segundo a votação popular via internet vai valer, um ponto na média geral da pontuação do dia do Concurso”, explica Flávia Vieira, coordenadora da Secretaria da Cultura.

A votação acontecerá até as 23h59 do dia 25 de março. “Vote quantas vezes quiser e ajude a eleger sua favorita”, destacou Flávia.

Através do Blog as pessoas poderão também conhecer oficialmente as candidatas ao Concurso: Carolina Carnesi Ribeiro, Jaqueline de Assis Bueno, Karen Rosseto, Karine Teles Giroto, Karolyne Anastácio dos Santos, Nathália Bueno de Oliveira, Tamires Ferraz Fernandes e Thayna Ribeiro Roque.

O Concurso Miss Marília Be Emotion 2019 acontecerá dia 26 de março, às 19h30, no Marília Shopping. A premiação para a Miss Marília será de R$ 3 mil, além dos prêmios que serão oferecidos pelos patrocinadores e apoiadores do concurso.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura pelo telefone 3402-6600.

Secretaria da Cultura apresenta Espetáculo de Rua Romeu e Julieta na Feira Noturna Pôr do Sol

A Secretaria Municipal da Cultura realiza nesta quinta-feira (21) o Espetáculo de Rua Romeu e Julieta, com a Cia Talagadá de Teatro, da cidade de Itapira. O evento é gratuito e acontecerá às 20h na Feira Noturna Pôr do Sol, na avenida das Indústrias.

2 (1)O espetáculo Romeu e Julieta é uma forma da Cia. Talagadá, por meio do Teatro de Formas Animadas, falar de temas tão pertinentes ao momento em que vivemos como: violência, intolerância, preconceito e discriminação em diferentes níveis e situações, para os quais a arte se faz tão necessária, seja como um artifício de fuga, engajamento político e social, ou, apenas, um modo lúdico de vingar a vida.

Desse modo, buscou-se inspiração na vida e obra de Arthur Bispo do Rosário (1911 – 1989), negro, nordestino e pobre que foi diagnosticado como paranoico- esquizofrênico. Viveu a maior parte de sua vida internado num manicômio e sobreviveu tanto aos tratamentos invasivos da época quanto ao isolamento físico e moral ao qual era submetido.

Com seu fazer criativo, bordando, justapondo materiais e resignificando objetos, fez de sua loucura um modo de transcender sua existência num mundo paralelo, no qual, um dia também sonhou encenar Romeu e Julieta.

Tratando-se de uma obra para rua, imagens, situações e figuras que compõem esse espaço também serviram como peças fundamentais e norteadoras para a concepção estética do espetáculo que se utiliza de uma linguagem híbrida, coexistindo em mesmo nível de importância elementos do teatro, artes visuais, música e performance.

Assim, nessa interface do clássico de Shakespeare com o universo de Bispo do Rosário no espaço da Rua, propõem-se ao expectador além de uma experiência cômica, lúdica e onírica, também uma reflexão política e social, na qual, mais que compadecer do amor impossível dos protagonistas, pensar nas consequências dos atos que nós mesmos representamos, seja como “Capuletos” ou “Montéquios”.

SINOPSE

Em meio ao lixo, tralhas e tudo mais que é descartado pela sociedade, cinco moradores de rua tentam subverter essa situação por meio do universo lúdico, no qual, suas figuras grotescas interpretam a si mesmas, utilizando-se de objetos, instalações, assemblagens, música e performance para recontar, a seu modo, o clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare, cujo fim trágico é de conhecimento de todos, porém, as metáforas dos fatos que antecedem seu desfecho podem ser uma grande surpresa.

SOBRE A CIA TALAGADÁ

A Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas surge no ano de 2011 na cidade de Itapira, que fica cerca de 170 km de distância da capital paulista, com a junção de três artistas itapirenses Danilo Lopes, João Bozzi e Valner Cintra que, depois de dez anos trabalhando com teatro de ator na extinta Cia. Teatral Pirandello sentiram a necessidade de deixar o trabalho amador para atuarem como uma companhia profissional.

Dessa forma, se inseriram no panorama nacional e até mesmo internacional por meio de festivais e da aprovação de projeto em leis de incentivo, como no final de 2012, agraciada com o edital prêmio ProAC – criação e circulação de espetáculos inéditos para cidades com menos de 500 mil habitantes, que resultou na produção e circulação do espetáculo “Cabeça Oca”, que se utiliza de diferentes técnicas do Teatro de Formas Animadas.

No entanto, apesar desse trabalho render muitos êxitos pelos palcos onde passam os integrantes da companhia, desde sua experiência com o espetáculo “Na Boca do Lixo”, A Cia Talagadá acredita que a rua é o local onde mais se realizam, não só como artistas, mas também como agentes sociais, os quais, pensando de tal maneira, iniciaram uma pesquisa em busca de outras referências na linguagem do Teatro de Formas Animadas destinado ao espaço Rua.

Então desenvolveram um projeto capaz de levar toda a possibilidade plástica e requinte expressivo do teatro de bonecos, realizada em palco italiano para a Rua, sem perder sua essência enquanto linguagem característica num composto híbrido, permeando também por essas outras linguagens.  Tal projeto intitula-se “Romeu e Julieta”.

FICHA TÉCNICA

Texto: Adaptação da obra de William Shakespeare

Direção: Valner Cintra

Trilha Sonora Original: Luís Giovelli

Elenco: Danilo Lopes, Leonardo Alves (músico), Luan Freitas (músico), João Bozzi e Valner Cintra.

Cenografia/figurino: Valner Cintra

Confecção de cenografia e adereços: Cia. Talagadá

Produção: João Bozzi

Obra de recuperação da alça de acesso ao Jardim Parati e à Zona Sul é finalizada

A Prefeitura de Marília, através da Codemar (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília), concluiu as obras de reconstrução e recuperação da alça de acesso da SP-294 Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros ao bairro Parati e toda a Zona Sul de Marília.

A rua André Moura sofreu muito com as chuvas dos últimos meses. A grande quantidade de água que desce no local levou toda a estrutura existente.

Depois da colocação de guias, aterramento, compactação do solo, hoje, dia 19, os trabalhos se concentraram no recape asfáltico e finalização. No final do dia a via foi totalmente liberada para a passagem de veículos.

RECONSTRUÇÃO DA VIA

De acordo com Claudirlei Santiago Domingues, o Tatá, presidente da Codemar, tudo o que foi construído acima da alça (casas, comércio) canaliza a água para a rua.

“Com o alto volume de chuvas dos últimos meses, toda aquela estrutura não suportou e veio abaixo, tanto é que foi preciso interditar o local para trabalharmos e reconstruir a via”, disse.

Os trabalhos só não terminaram antes por conta das decorrentes chuvas que caíram nas últimas semanas. “Todo o trabalho de compactação de solo que já havia sido realizado desde o início do mês de fevereiro para colocação de guias e sarjetas e posterior término do serviço tinha sido levado pelas águas”, lembrou Tatá.

Send this to friend