A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nas próximas quarta-feira (29) e quinta-feira (30), entre 8h e 12h, no pátio da Comunidade Cristã Ágape, localizada na rua Andrade Neves, 85, no Jardim Maria Izabel, zona leste da cidade, mais um drive thru de vacinação contra a gripe .
A vacinação será apenas para pessoas com comorbidades, ou seja, pessoas com doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, obesos, imunossupressão, transplantados e trissomias.
Para ser vacinada, a pessoa deve levar uma solicitação médica atestando sua comorbidade ou mesmo um receituário médico recente comprovando que tem a patologia referida.
Segundo a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido, a primeira vez que fizeram o dirve thru naquele local conseguimos alcançar um grande público por isso resolvemos fazer novamente no mesmo local.
“Esta vez serão disponibilizadas 600 doses da vacina em cada dia. Para agilizar o processo de vacinação a pessoa tem que apresentar uma solicitação médica atestando sua comorbidade ou mesmo um receituário médico recente comprovando que tem a comorbidade referida. Além disso, não pode esquecer de levar a caderneta de vacina, RG ou outro documento oficial com foto”, disse Renata.
A responsável pelo Programa Municipal de Imunização lembrou que, em razão de um redirecionamento feito na rede municipal de saúde para atendimentos de casos suspeitos de coronavírus, a partir desta segunda-feira, dia 27, as vacinações acontecerão nas seguintes unidades de saúde: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, USF,UBS Costa e Silva UBS Alto Cafezal, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros, UBS Santa Antonieta,USF Santa Antonieta III e Julieta
Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecerão nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá.
Confira o novo cronograma das fases da Campanha de Vacinação contra a Gripe, por público alvo:
– 23 de março até 15 de Abril: idosos e profissionais de saúde; Marília atingiu 100% do público alvo.
– 16 de abril até 08 de maio: Profissionais de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
– 09 de maio (Dia D de vacinação) até 17 de maio: todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h, sendo que serão vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com deficiência gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto).
– 18 maio até 06 de junho: adultos de 55 a 59 anos de e professores da rede pública e privada.
Santa Casa e ABHU retomam cirurgias eletivas, suspensas devido a pandemia
Os hospitais Santa Casa de Misericórdia de Marília e ABHU (Associação Beneficente Hospital Unimar) estão retomando o agendamento das cirurgias eletivas, que estavam suspensas em razão da pandemia do Covid-19 (Novo Coronavírus).
A decisão foi tomada na última sexta-feira, dia 24, durante a reunião do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, quando os representantes dos hospitais, através de videoconferência, foram unânimes nessa retomada.
Essa decisão vale apenas para a Santa Casa e a ABHU, cujas gestões são municipais. Já o HC/Famema, sob gestão estadual e que atende total de 62 municípios, não está incluído nessa decisão. Assim, as cirurgias eletivas no HC continuam suspensas.
Desde esta segunda-feira, dia 27, a Santa Casa e a ABHU estão entrando em contato com os pacientes que tinham cirurgias agendadas e, inclusive, já estavam com os exames pré-operatórios realizados. Aqueles que concordarem com o novo agendamento serão orientados para os procedimentos.
Os dois hospitais garantem total segurança aos pacientes, que não terão qualquer tipo de contato com os suspeitos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
Tanto a Santa Casa como a ABHU têm alas específicas para o atendimento de suspeitos de Covid-19, Influenza A e B e H1N1, inclusive com acesso exclusivo para esses pacientes.
Fotos: Julio Cesar de Carlis
Aumenta número de internados e confirmados por COVID-19 em Assis
A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, divulgou que nessa segunda-feira, 27, há dois pacientes internados com suspeitas de COVID-19. Uma mulher de 60 anos e um homem de 47 anos, ambos em hospital particular de Assis.
Os casos suspeitos sobem para 34 e os exames com resultados positivos sobem para 10, dos quais 5 são do Instituto Adolfo Lutz e 5 de outros laboratórios. Desses 10 casos, duas pessoas evoluíram para óbito, com confirmação de COVID-19 pelo Instituto Adolfo Lutz. Uma mulher de 82 anos que morreu no dia 31 de marco, que estava no Hospital Regional de Assis, e a de homem de 55 anos, que morreu no dia 8 de abril e estava em hospital particular.
Os resultados negativos sobem para 17.A morte de um homem de 82 anos foi descartada de COVID-19 e a morte de uma mulher de 65 anos, que estava na UTI do Hospital Regional de Assis e morreu no dia 8 de abril, continua em investigação.
Entre as medidas que devem ser adotadas para evitar a transmissão do coronavírus estão manter todos os protocolos de higiene e ficar em casa, principalmente os idosos que são o principal grupo de risco.
Em caso de precisar sair de casa é recomendado o uso de máscara, simples e caseira, e manter o distanciamento de 2 metros entre pessoas.
A Secretaria informa também que orientações para suspeita de coronavírus podem ser feitas pela Central de Atendimento Telefônico (CAT) da Secretaria da Saúde, que atende das 9h às 12h e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira. Os atendentes foram capacitados para fazerem todas as orientações à população. Os números de telefones da CAT são: 99615-9570, 99821-9004, 99814-6519 e 99757-2515.
Para receber notícias atualizadas do COVID-19 em Assis basta mandar uma mensagem para WhatsApp (18) 3302-3302, que a Prefeitura de Assis te mantém informado sobre o coronavírus com notícias oficiais. Esse número de telefone só recebe mensagens, não responde e nem atende ligações.
Grupos criam alternativa para beneficiar autônomos prejudicados pelo COVID-19
O Fórum Assisense de Economia Solidária (FAES), em parceria com o Galpão Cultural e a Feira de Economia Solidária, está fazendo o cadastramento de autônomos e produtores locais que queiram divulgar seus produtos e comercializá-los, garantindo assim uma renda em tempos de COVID-19.
Muitas famílias tiveram sua renda prejudicada de alguma forma em decorrência da pandemia que assola a humanidade. O FAES sensível com esse problema se juntou a outros grupos para tentar minimizar os efeitos da crise.
Para fazer parte é preciso clicar nesse link e preencher o formulário.
Modo correto de descartar luvas, máscaras e EPIs garante proteção a coletores
A Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, alerta para os cuidados necessários no descarte de máscaras, luvas e outros materiais de EPIs, principalmente para garantir a saúde de coletores de lixo domiciliar.
De acordo com Fábio Nossack, secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, principalmente nesse momento de pandemia do COVID-19, em que a população faz uso frequente de máscaras e luvas, é imprescindível que o descarte desses materiais seja feito adequadamente, após seu uso. Eles devem ser depositados em sacos plásticos duplos e colocados apenas junto com o lixo domiciliar e nunca com o reciclável.
“Todo cuidado é necessário, pois somente as peças usadas pela comunidade são eliminadas assim, já que no caso dos profissionais de saúde, tanto máscaras quanto os outros itens estão na categoria de lixo hospitalar e já são descartados de forma distinta”, orienta Fábio.
O secretário reforça ainda que o descarte correto desses materiais ajuda a prevenir e garantir a saúde dos coletores de lixo, evitando um possível contato com esses materiais e possível transmissão do Coronavírus.
Equipe do Trenó da Alegria confecciona máscaras para doação
O já tradicional Trenó da Alegria, cuja equipe de organizadores arrecada e doa brinquedos para crianças carentes no Natal, com sede no Jardim Paraná, está confeccionando máscaras descartáveis para serem doadas aos grupos vulneráveis ao COVID-19.
A Equipe do Trenó da Alegria, presidida por Marlon Fernandes, agora tem uma ação social importante para vencer: confeccionar 15 mil máscaras para serem doadas. A média diária de confecção é de mil máscaras, todas elas confeccionadas em máquinas industriais.
Para ajudar na confecção das máscaras, a equipe de Marlon está recebendo doação para de materiais utilizados na confecção, como linhas, elásticos, fios e álcool gel para as trabalhadoras.
“Nós estamos fazendo as máscaras em TNT, que são descartáveis, porque o tecido é mais barato, mas o ideal seria fazer em algodão, que aproveita mais por ser lavável. Estamos trabalhando voluntariamente e com doações que recebemos, além do que cada um de nós está comprando. Se tivermos uma doação em algodão, com certeza será melhor”, explica Marlon.
O presidente ainda agradece a todas as voluntarias que aderiram a essa iniciativa que são Fátima Vieira, Naiara Leite, Nelo Buzutti, Néia Oliveira, Orlando Oliveira, Suh Fernandes, Ivanete Laiola, José Laiola e também aos colaboradores Ivan Serra, Romualdo Marcelino e SD Estofados.
Telefone para doações: (18) 99702-6378, (18) 99649-2998 e (18) 99704-6588.
Confira o público alvo da 2ª fase de vacinação contra gripe
A Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal da Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe e a segunda fase da Campanha segue imunizando todos os profissionais do respectivo público-alvo, que são profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo como motoristas e cobradores, e trabalhadores portuários.
A primeira fase da campanha atingiu 100% dos idosos e agora está disponível para outro grupo de população.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da cidade, desde o início da segunda fase da campanha, foram 2.700 doses de vacinas aplicadas em pessoas com comorbidade.
A vacina da gripe está disponível em todas as UBS e ESF, sendo necessária a apresentação da caderneta de vacinação para receber a dose.
Veja qual a mais próxima de sua residência:
UBS – https://saude.assis.sp.gov.br/pagina/8/unidades-basicas-de-saude
ESF – https://saude.assis.sp.gov.br/pagina/9/estrategia-saude-da-familia
Profissionais da saúde tem até dia 29 para inscrição na seleção do Hospital de Campanha
A Prefeitura de Assis está com inscrições abertas para vários cargos da área da saúde em caráter emergencial para profissionais da saúde atuarem no Hospital de Campanha.
O Edital nº 11/2020, do Processo Seletivo Simplificado e Emergencial, prevê contratação de Assistente Farmacêutico, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Plantonista, Psicólogo e Técnico de Enfermagem, objetivando suprir a necessidade de pessoal em face da situação de calamidade pública decretada em função da pandemia do COVID-19.
O Processo Seletivo é de responsabilidade da FEMA e as inscrições podem ser feitas até dia 29 de abril, pelo meio eletrônico: www.fema.edu.br/concursos.
É vedada a participação e contratação de candidatos pertencentes ao grupo de pessoas consideradas vulneráveis frente ao novo Coronavírus.
Esse Processo Seletivo tem validade até que perdure o período da pandemia do novo Coronavírus .
Número de vagas, carga horária e salário, entre outras informações, podem ser conferidas no Edital completo no link https://cepein.femanet.com.br/ArqConcursos/arquivos/PMA202004/edital112020Hcamp.pdf.
Marília registra mais dois casos de Covid-19
A Prefeitura de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, informou nesta quarta-feira (22) um novo boletim com dois novos casos de coronavírus na cidade.
Conforme o levantamento, Marília tem 47 casos suspeitos (aguardando resultados), sete internados, 113 descartados, 13 casos confirmados, um óbito em investigação e outro confirmado. No total, 10 casos já foram curados.
Saiba mais sobre os dois novos casos /Trata-se de um homem de 41 anos, morador de Marília, não possui doenças prévias e não necessitou de internação. Ele viajou para área endêmica no início de março e desde então está em isolamento domiciliar até a presente data (22), sem agravamento do seu estado de saúde, evoluindo bem e sem necessidade de intervenção medicamentosa ou hospitalização. O outro caso é uma criança do sexo masculino de 12 anos, morador de Marília, permanece internado no HMI desde o dia 17 de abril por outras suspeitas diagnosticadas, evoluindo com uma síndrome respiratória. Ele está bem e observação. Ambos os casos os resultados chegaram hoje e testaram positivo para a COVID-19.
Acompanhe todos os dados / Acompanhem os dados em http://marilia.sp.gov.br/coronavirus com todas as informações, inclusive com o mapa georreferenciado dos casos suspeitos de Marília – http://coronavirus.marilia.sp.gov.br/mapa
José Fernandes apresenta Hospital de Campanha para Assis e municípios vizinhos
Na manhã desta sexta-feira, 17, o prefeito José Fernandes recebeu vários prefeitos, vice-prefeitos e secretários de saúde da região no ginásio da ADPM, local onde foi instalado o Hospital de Campanha para receber pacientes acometidos com COVID-19. Além de apresentar o Hospital de Campanha, o prefeito José Fernandes anuncia e disponibiliza o espaço para doentes de cidades que integram a DRS, caso necessitem usar o espaço.
No total são 32 leitos, 2 consultórios médicos, 1 sala de estabilização, 1 semi UTI com respiradores, 1 farmácia, além de vários estandes.
O investimento do Hospital de Campanha será conforme se segue: R$ 100 mil para estrutura dos estandes, R$ 300 mil para aquisição de imobiliários e R$ 45 mil para medicamentos e EPIs.
O investimento com recursos humanos será de R$ 300 mil ao mês, sendo que será realizado processo seletivo para contratação de médicos, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, farmacêutico, secretária, auxiliar de limpeza e copeiro.
O prefeito José Fernandes ainda comunicou que todos os equipamentos que forem adquiridos para o Hospital de Campanha serão usados no sistema de saúde do Município após a pandemia.
“Assis está preparado no caso do nosso sistema de saúde precisar. Muitos esforços foram unidos para que isso se tornasse realidade. Desde já estamos disponibilizando para as prefeituras da região. Nós somos referência para todas elas e estamos preparados”, comunica o secretário de saúde Adriano Romagnoli.
“A FEMA sempre é parceira quando falamos de saúde, e além de gerenciar o local, nós estamos disponibilizando nossos recursos humanos e muitos equipamentos que usamos em nossos cursos voltados para a área de saúde”, reitera o presidente da instituição Arildo Almeida.
“Assis sai na frente e é modelo nesse enfrentamento tão importante. São recursos específicos para essa situação emergencial que o mundo vive e vamos enfrentar de frente e com pessoas engajadas”, comenta o vice-prefeito de Assis Márcio Veterinário.
O discurso de uma das técnicas, médica dra Shirlene Pavelqueires, professora da FEMA, deixou claro que Assis fez tudo dentro do proposto e visando a vida das pessoas. “Importante falar que isso aqui não há politicagem. Assis tem sorte em ter pessoas públicas que não tomam decisões pela sua cabeça e sim que ouvem quem é técnico na área, que ouvem o Comitê criado exatamente para isso. Tudo foi feito para melhor atender os pacientes e resguardar quem irá trabalhar aqui”, diz a médica.
Para o prefeito José Fernandes, esse é momento de fazer tudo dentro da tecnicidade para melhor atender a população. “Como Poder Público nós fizemos a nossa parte. Por Deus, eu espero que nenhum leito desse local precise ser usado e possamos passar por essa pandemia com o melhor cenário possível. Mas, caso seja preciso usar, ele está aqui para pacientes de Assis e municípios vizinhos. Tudo que diz respeito ao Hospital de Campanha é resultado de estudo conjunto de técnicos da saúde. Todos os critérios foram amplamente discutidos e nós atendemos porque essas pessoas são as mais capacitadas para definirem o melhor para nossa população e sistema de saúde. Estamos seguindo tudo à risca porque prefiro pecar por excesso de zelo do que por omissão”, pondera o prefeito José Fernandes.