Ato Ecumênico marca abertura do Hospital de Campanha nessa terça, 26

A Prefeitura de Assis informa que nessa terça-feira, 26, às 8 horas, haverá um Ato Ecumênico no Hospital de Campanha para marcar o início dos atendimentos com pacientes acometidos de COVID-19.

O Hospital de Campanha tem estrutura para atender pacientes de baixa e média complexidade que precisam de isolamento, por diferentes motivos.

No total são 32 leitos, 2 consultórios médicos, 1 sala de estabilização, 1 semi UTI com respiradores e farmácia.

A equipe de profissionais foi formada através de processo seletivo e recebeu treinamento para tratar especificamente de Coronavírus.

“Houve um atraso no início do funcionamento em decorrência de fornecedores demorarem para entregar equipamentos para que fosse montada toda a estrutura necessária”, diz Adriano Romagnoli, secretário Municipal da Saúde.

O Hospital de Campanha vai atender pacientes de Assis e outros 12 municípios, conforme demanda.

Prefeitura de Marília divulga dados da fiscalização sobre o uso obrigatório de máscara Clique para expandir a imagem

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Vigilância Sanitária, informa que no período de 11 a 21 de maio a equipe realizou 366 fiscalizações em estabelecimentos com vendas de produtos essenciais.

Neste período 316 estabelecimentos receberam notificação, orientando o estabelecimento a manter as medidas de prevenção contra o novo Coronavirus(Covid-19). “As notificações são feitas para que os estabelecimentos corrijam algumas ações que não estejam de acordo com as medidas de prevenção”, disse o médico veterinário Luciano Rocha Villela, supervisor da Vigilância Sanitária de Marília.

Luciano Vilella também destacou que no mesmo período foram lavrados 50 autos de infração que seguem a instauração de processo administrativo, conforme o Código Sanitário do Estado de Sã Paulo. “O Estabelecimento autuado tem 10 dias de prazo para apresentarem sua defesa. As penalidades previstas são de advertência, multa e interdição”.

O uso de máscara de proteção facial contra o Coronavirus é obrigatório em espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, como interior de estabelecimentos que executem atividades essenciais por consumidores, fornecedores, clientes, empregados e colaboradores e também em repartições públicas, pela população, por agentes públicos e prestadores de serviço, nas ruas, avenidas e praças públicas.

Benedito Pires recebe pintura de solo e chega à fase final de revitalização

A prefeitura de Assis iniciou pintura de solo da avenida Benedito Pires – que liga o município a Cândido Mota – e tem revitalização em toda sua extensão, tendo recebido novo asfalto, controle de velocidade, e dispositivo de segurança para motoristas que trafegam por aquele trecho.
Segundo o prefeito, José Fernandes, que visitou as obras nessa semana, as melhorias fazem parte de uma antiga reivindicação que representa mais segurança aos motoristas que trafegam pelo trecho. Na obra, estão previstos recapeamento até o perímetro que compete a Assis. “Toda a parte de cimento para os canteiros foram frutos de doação da ACIA, cujos serviços foram executados por servidores da Secretaria Municipal de Obras”, apontou. No total, foram recapeados 2,5 quilômetros, com dois dispositivos de retorno, uma rotatória, iluminação, canteiro central e plantio de grama.

Prefeitura apresenta durante reunião do Conselho Municipalista o Plano “Marília em Combate” Clique para expandir a imagem

O prefeito Daniel Alonso participou na tarde desta sexta-feira, dia 22, da 4ª Reunião do Conselho Municipalista, idealizado pelo governador João Doria, e que reúne os 15 prefeitos das regiões administrativas do Estado de São Paulo, além de secretários estaduais, do vice-governador Rodrigo Garcia e do próprio governador.

Durante o encontro, coordenado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o prefeito Daniel Alonso apresentou ao conselho o Plano “Marília em Combate”, aprovado no período da manhã na 10ª Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 (Novo Coronavírus).

O plano prevê o retorno das atividades comerciais, paralisadas em função da pandemia, no dia 1º de junho, com a abertura do comércio em dois turnos (das 8h às 13h30 e das 13h30 às 18h), e foi discutido no encontro da manhã com diretorias da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), Sindicato dos Comerciários e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Marília e Região.

O Marília em Combate também traz as medidas de controle e segurança a serem adotadas por todos os estabelecimentos para que possam retomar suas atividades, visando à segurança de colaboradores e população em geral.

“Nesta reunião do Conselho Municipalista deixamos claro ao secretário Marco Vinholi que o comércio de Marília não está aguentando mais a situação e precisa ser reaberto, evidentemente seguindo todas as normas de segurança. Os demais prefeitos que falaram depois, também seguiram na mesma linha, ou seja, a expectativa é que o governador realmente faça essa flexibilização, principalmente no interior, fazendo essa retomada responsável das atividades comerciais já no dia 1º de junho”.

Ficou acertada que a próxima reunião do Conselho Municipalista irá acontecer já na terça-feira, dia 26, às 16h, com a participação do governador João Doria.

 

Foto: Assessoria de Imprensa PMM

Drive Thru deste sábado, 23, arrecadou roupas e cobertores para o Fundo Social

O prefeito José Fernandes e a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Assis, Luciana Barreto Fernandes, estiveram no Drive Thru deste sábado, 23, em frente a TV Com, para receber das mãos de populares as doações de roupas e cobertores para a Campanha do Agasalho 2020.

O evento aconteceu na Rua Piratininga, 398, no cruzamento com a Rua Santos Dumont e foi realizado pela TV Com, Rádio Interativa, Gabriel Mantovani e Personal Best.

Em virtude da pandemia do COVID-19, populares puderam realizar a doação sem sair do carro e com o uso de máscaras de proteção.

Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 delibera e aprova plano de retorno das atividades

Durante a 10ª Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 (Novo Coronavírus), realizada na manhã desta sexta-feira, dia 22, o prefeito Daniel Alonso apresentou o Plano para o retorno das atividades econômicas que foi discutido com a Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília e os Sindicatos do Comércio Varejista e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Marília e Região.

Pelo Plano apresentado ao Comitê, as atividades retornam no dia 1º de junho com a abertura do comércio em geral em dois turnos.

O Plano apresentado também traz as medidas de controle e segurança a serem adotadas por todos os estabelecimentos para que possam retomar suas atividades. (ver abaixo os turnos e as medidas de segurança).

“O Plano Marília de retomada das atividades econômicas foi pensado de forma a proteger a vida de todos os cidadãos marilienses. Retomar as atividades econômicas se faz necessário, contudo de forma responsável com seriedade e com toda a segurança possível. Para que isso aconteça os empresários, seus funcionários e a população tem que seguir à risca as normas de seguranças constante do Plano”, disse o prefeito Daniel Alonso.

O chefe do Executivo lembrou que sempre foi favorável à retomada gradual das atividades de forma imediata, porém decisões judiciais impedem que seja feita antes do dia 1º de junho. Nosso departamento jurídico tentou de todas as formas, mas a justiça não autorizou”.

OUTROS ITENS
Na reunião, os dirigentes da saúde de Marília e região apresentaram números sobre a ocupação de leitos nos três hospitais que atendem pacientes da Covid-19 – Santa Casa, ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário) e Hospital das Clinicas e outros hospitais da Região.

De acordo com o secretário municipal da saúde de Marília, dos 104 leitos clínicos destinados ao tratamentos para pacientes com Covid-19 sete estão ocupados e, dos 42 leitos de UTI, quatro estão ocupados.

“Este é o protagonismo da cidade de Marilia, através do prefeito Daniel Alonso, que desde o inicio dos casos suspeitos na cidade, tomou medidas fundamentais para o combate ao vírus. Uma destas medidas foi justamente a constituição deste comitê e a decretação do isolamento social uma semana antes dela ser decretada para todo o estado”.

A Diretora da Delegacia Regional de Saúde de Marília, Célia Maria Marafiotti Netto, apresentou os números dos 62 municípios que fazem parte da DRS. De acordo com a dirigente, há 311 casos confirmados, 20 óbitos, 24% de ocupação dos leitos clínicos e 16% de leitos de UTI.

No encontro também ficou decidida a inclusão de médicos da atenção básica no comitê médico de protocolos, formado por médicos da Santa Casa, ABHU e HC-Famema, médicos da Rede de saúde pública de Marília, que terá nova reunião para aprimoramento e votação dos protocolos que serão definidos para o atendimento da Covid-19 em Marília. Também foram tiradas dúvidas sobre a pesquisa que está realizada em Marília pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (RS).

Vacinação contra a gripe atinge 100% de imunização de apenas dois grupos prioritários

A prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal da Saúde, realiza na cidade, desde o mês de março, a vacinação contra o vírus H1N1, da gripe, e até o  momento  apenas os grupos dos idosos e dos trabalhadores da Saúde atingiram 100% do público-alvo imunizado. Foram vacinados 886 professores ; 7.900 pessoas com comorbidade; 408 pessoas das Forças de Segurança; apenas 110 caminhoneiros; e 118 motoristas de coletivo.
Das 923 gestantes, apenas 283 receberam a dose da vacina. Já as puérperas, das 152 apenas 56 receberam a vacina. Em relação às crianças de 6 meses até 6 anos, de um público-alvo de 6.276 crianças, apenas 2.105 receberam a dose da vacina. A prefeitura reforça a importância da imunização contra a gripe e ressalta que as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde, e para se vacinar é preciso apresentar caderneta de vacinação. O horário para vacinação é das 8h até meio-dia.

Educação mariliense deve receber ‘selo de qualidade’ do Instituto Rui Barbosa

Considerada referência em educação no país, a Rede Municipal de Ensino de Marília na gestão do Prefeito Daniel Alonso não para de conquistar prêmios e reconhecimentos pelos bons resultados que vêm apresentando na educação básica.

O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), em parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), realizou ao longo de 2019 e início de 2020 o estudo “Educação que Faz a Diferença”, cujo objetivo principal foi mapear as redes com bons resultados no ensino fundamental, identificando as boas práticas adotadas pelas mesmas.

E a Rede Municipal de Ensino de Marília foi contemplada no rol daquelas que receberão reconhecimento pelos bons resultados que vêm apresentando no ensino fundamental e foi convidada para participar do lançamento nacional do “Educação que Faz a Diferença”, que irá acontecer no próximo dia 25 de junho, às 14h, em transmissão ao vivo pela internet.

Em razão do isolamento social recomendado por órgãos internacionais de saúde para evitar a propagação do Covid-19 (Novo Coronavírus), o evento ocorrerá em formato online, com transmissão pela página do CTE-IRB no Youtube, sendo que o link (shorturl.at/mQZ23) dessa transmissão estará disponível em breve no site www.projetoscte.org.br .
O estudo contou com a adesão dos 28 Tribunais de Contas do País com jurisdição na esfera municipal e, além de Marília, outras 117 redes serão reconhecidas com selos de qualidade.

A pesquisa nacional mapeou redes municipais com bom desempenho no Ensino Fundamental e identificou as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotadas.

Para compreender em profundidade as práticas e estratégias utilizadas, 65 técnicos de todos os 28 Tribunais de Contas brasileiros realizaram pesquisas de campo, sendo que o levantamento identificou 118 redes de destaque, que foram agrupadas segundo características semelhantes: redes de Excelência, Bom Percurso e Destaque Estadual. Os nomes das redes de cada um dos grupos serão conhecidos na transmissão do dia 25 de junho.

O prefeito Daniel Alonso mostrou-se satisfeito com a conquista de mais um prêmio pela rede municipal. “A educação é uma das prioridades da nossa gestão e não estamos medindo esforços para que continue sendo referência em todo o país. Temos uma merenda de alta qualidade, materiais e equipamentos de primeiro mundo, inclusive desde o ano passado incluímos o tênis escolar junto com os uniformes de verão e de inverno, mochilas, estojos e kits escolares; mas principalmente temos diretores, professores, auxiliares, coordenadores e servidores da rede focados num mesmo objetivo, que é oferecer educação de qualidade as nossas crianças. Parabenizo a toda equipe da educação por mais essa conquista.”

O secretário municipal da Educação, Prof. Helter Rogério Bochi, parabenizou toda a rede por mais esse prêmio. “Em Marília temos uma rede de destaque, pois todos têm o mesmo objetivo, desde o prefeito Daniel, professores, diretores, equipes de apoio e manutenção, que é garantir um processo de ensino e aprendizagem de qualidade aos nossos alunos. Agradeço essa parceria com toda a equipe da Secretaria da Educação e esse prêmio é de todos, mas principalmente das nossas crianças. Sabemos da seriedade do Tribunal de Contas que zela por ações eficientes com uso responsável dos recursos públicos, é uma grande satisfação sermos reconhecidos num estudo que conta com o apoio dessa instituição.

 

Fotos: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Marília

Isolamento social é desafio para assisenses e moradores de cidades da região

O índice de isolamento social em Assis e algumas cidades vizinhas continua longe do ideal, segundo profissionais da saúde, que é de 70% e ficar perto desse índice é desafio para assisenses e moradores de Marília, Ourinhos e Presidente Prudente.

Os baixos índices registrados em Assis e cidades vizinhas representam uma quebra do isolamento, que é medido pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) do Governo de São Paulo.

O baixo isolamento pode ser responsável pelo aumento da transmissão do COVID-19, caso não haja participação da sociedade, deixando para saírem de casa apenas trabalhadores que estão enquadrados nos serviços essenciais.

Em Assis, município com 104.386, o COVID-19 já fez uma vítima fatal a cada 20,87 mil habitantes. São 43 casos e 5 mortes confirmados. O índice de isolamento se manteve em 43% nos últimos três dias.

Marília, com 232.006 habitantes, tem 40 casos e 1 morte por COVID-19, município bastante privilegiado em relação a Assis. A taxa de isolamento nos últimos três dias também é baixa, com registro de 42%.

Ourinhos tem 115.813 habitantes, 52 casos confirmados e 4 mortes por COVID-19. Uma vítima fatal a cada 28,95 mil habitantes. A taxa de isolamento nos últimos três dias foi de 41%, 40% e 41%.

Presidente Prudente, com 207.610 habitantes, tem 8 mortes e 101 casos confirmados por COVID-19. Uma vítima fatal a cada 25,95 habitantes. A taxa de isolamento nos últimos três dias foi de 40%.

Todos esses municípios são apontados como péssimos em isolamento, estando entre os piores pelo Governo do Estado de São Paulo.

Mais um paciente é confirmado com COVID-19 em Assis; 31 estão curados

Assis confirmou na sexta-feira mais um exame positivo para COVID-19, somando então 43 casos. Os casos negativos sobem para 175 enquanto 62 pessoas aguardam resultados.

Hoje há 8 pacientes residentes em Assis internados. Duas pacientes do sexo feminino e um do sexo masculino estão em UTI. Quatro pacientes do sexo masculino e uma do sexo feminino estão em enfermaria. Dos casos confirmados para COVID-19, cinco pacientes evoluíram para óbito; sete permanecem em isolamento domiciliar e 31 estão curados.

Entre as medidas que devem ser adotadas para evitar a transmissão do coronavírus  estão manter todos os protocolos de higiene, ficar em casa, se possível, e usar máscaras ao sair de suas residências, medida já obrigatória em todo o Estado de São Paulo.

Send this to friend