Assis tem 570 pacientes confirmados com COVID-19 e 1.400 negativados

A Secretaria Municipal da Saúde informa nessa terça-feira, 28, que os resultados positivos  para COVID-19 em Assis já somam 570 casos, enquanto os negativos sobem para  1.400. Não há morte em investigação e o Município conta com 17 óbitos pela doença.

São 766 pacientes com suspeita de terem contraído o novo Coronavírus que aguardam resultado de exame.

Nessa terça-feira há 15 pacientes internados, entre confirmados e suspeitos. Uma mulher está no NAR, uma na UTI  e três em enfermaria. Dois homens estão na UTI e outros oito em enfermaria.

Hoje não são informados quantos pacientes estão curados e quantos pacientes confirmados e suspeitos estão em isolamento porque a Vigilância Epidemiológica adotou como protocolo divulgar esses dados somente às sextas-feiras. Também por decisão da Vigilância Epidemiológica não mais serão informadas as idades dos pacientes hospitalizados e nem se estão em hospital público ou particular.

Todos os pacientes divulgados, com casos confirmados, negativos ou óbitos, assim como internados, são residentes em Assis.

Pacientes de outros municípios atendidos em Assis não são computados nesses dados, e sim no município de origem.

Entre as medidas que devem ser adotadas para evitar a transmissão do Coronavírus estão manter todos os protocolos de higiene, ficar em casa, se possível, e usar máscaras ao sair de suas residências, medida já obrigatória em todo o Estado de São Paulo e no Município de Assis.

Marília supera 900 casos confirmados de Coronavírus

O informe divulgado no final da manhã de hoje, sobre a situação do Covid-19 em Marília aponta que o município superou os 900 casos e tem, agora, 916 registros positivos do Coronavírus. Os números apontam, ainda, 847 casos curados, 4.192 descartados, 818 suspeitos que aguardam resultados, além de 51 casos em transmissão e outras 41 pessoas internadas. Há, ainda, 18 mortes confirmadas.

Prefeitura inicia revitalização da Concha Acústica

Teve inicio na manhã desta segunda-feira, 27, a reforma de mais um ícone cultural de Assis, que é a Concha Acústica, localizada na Praça Nicolau Carpentieri. O local já foi palco de diversas apresentações culturais há décadas e está sendo preparada para ser mais uma opção de eventos nesse sentido, sendo uma antiga reivindicação da população.

Diversas melhorias estão programadas para a Concha. A iluminação será refeita; o local que não é todo adequado para a acessibilidade, agora será; todos os bancos serão reformados; será feito aterro no talude atrás do anfiteatro; reformado o guarda-corpo; e executado projeto de paisagismo.

O Departamento de Engenharia da Prefeitura de Assis fez avaliação do local e constatou que a estrutura do anfiteatro está segura e em condições de ser revitalizado e uso sem qualquer tipo de risco.

“O anfiteatro tem uma ótima estrutura, é feito em concreto armado, ou seja, sua estrutura é bastante resistente; é seguro e receberá pintura, sem a necessidade de reforma estrutural”, explica Rui Spera, engenheiro da Prefeitura responsável pelo projeto juntamente com Eduardo David de Figueiredo.

Toda revitalização e reforma será feita pelos servidores da Prefeitura de Assis, com exceção da calçada que receberá piso intertravado, pois a Obras não tem máquinas para executar esse tipo de serviço. De calçada serão mais de 840,00 m².
As obras devem durar cerca de 3 meses.

Estratégia Casa a Casa vacina 664 pessoas e aplica 56 testes para a Covid-19

O programa “Estratégia Casa a Casa”, criado por determinação do prefeito Daniel Alonso, e realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e Sala de Vacinas, divulgou nesta terça feira, dia 28, o balanço dos trabalhos realizados nos bairros Marina Moretti, Parque das Primaveras, Nova Almeida, Jardim Renata e Vila Barros e Vila Real.
Até a última sexta-feira (24) foram aplicadas 622 doses da vacina contra a gripe, 42 vacinas contra sarampo e 56 testes para Covid-19. Todos os 56 testes deram negativo para o Novo Coronavírus.
Segundo o balanço da estratégia casa a casa foram vacinadas 193 crianças de seis meses e menores de seis anos; 20 crianças maiores de seis anos; 12 gestantes; duas puérperas (Parturiente com menos de 45 dias); 56 idosos; 85 adultos de 55 a 59 anos de idade; 120 pessoas com comorbidades (doenças pré-existente); três caminhoneiros; cinco professores; três profissionais de Força de Segurança e 124 pessoas de outros grupos sem comorbidades.
Das 213 crianças vacinadas contra a gripe, 69 receberam também outras vacinas de rotina, atualizando assim a carteirinha de vacinação.
Também foram realizados 56 testes de Covid-19 em pacientes sintomáticos respiratórios, que apresentaram resultados não reagentes (negativos). Estes pacientes receberam também máscaras de proteção facial.
Todos os pacientes receberam orientações quanto aos sinais e sintomas de Covid-19 e as unidades mais próximas que estão atendendo pacientes com sintomas respiratórios
O programa foi criado como objetivo de garantir acesso à prevenção de patologias com a vacinação e a realização de teste para Covid-19 na população sintomática respiratória.
Outras áreas de vulnerabilidade social, também receberão a estratégia casa a casa a fim de garantir o acesso à vacinação contra a gripe e também a realização de teste para Covid nessa população sintomática.
Segundo Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, da Equipe Técnica Gerencial da Estratégia Saúde da Família, esta semana (até sexta-feira, dia 31), das 9h às 12h, a estratégia casa a casa estará desenvolvendo as ações no bairro Monsenhor Toffoli, zona sul da cidade.
Fotos: Divulgação

Vacinação contra Sarampo segue até 31 de agosto

A Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal da Saúde realiza a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo até 31 de agosto.

Devem se vacinar crianças a partir dos 6 meses de idade e adultos  até  49 anos.

Para receber a dose da vacina, o morador deve comparecer até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. É necessário apresentar a caderneta de vacinação.

As vacinas são aplicadas de segunda à sexta-feira, das 8h até o meio-dia.

 

Programa “SOS Cidadão”, idealizado pela Prefeitura de Marília, já atendeu mais de 1.700 pessoas

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, informou nesta terça-feira (28) que, enquanto houver a necessidade, manterá o Programa “SOS Cidadão”, que tem como objetivo orientar as pessoas que ficam na fila da Caixa Econômica Federal para o recebimento do auxilio emergencial do Governo Federal e que estão com problemas no cadastro.
O programa, idealizado pelo prefeito Daniel Alonso, iniciou os trabalhos no dia 19 de maio e, em apenas oito dias úteis, atendeu 262 pessoas. No mês de junho foram 733 atendimentos e até o dia 27 de julho o programa atendeu mais 742 pessoas, totalizando até agora 1.737 atendimentos diretos.
O auxílio é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEIs), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).
O programa, realizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, é coordenado pela Responsável Técnica junto à Caixa e coordenadora de Projetos Sociais, Mônica de Vasconcelos, e conta com seis servidores que atendem na Avenida das Indústrias entre o Ganha Tempo e o Poupa Tempo, permanecendo no local das 8h às 13h30, com equipamento necessário para orientar melhor a todos que tiverem algum problema para o saque do auxílio.
De acordo com a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, este projeto nasceu através de uma ideia do prefeito Daniel e uma demanda que foi verificada pela secretaria de pessoas em vulnerabilidade que estão na fila da Caixa para tentar sacar o benefício do Governo Federal, mas que tem algum problema, como por exemplo, a falta de cadastro no sistema ou que estão com problemas na documentação como o CPF, por exemplo.
“Conversando com a gerência da Caixa tivemos o conhecimento que muitos que ficam na fila da Caixa não deveriam estar, pois às vezes têm problemas no CPF ou têm outros problemas muito simples no cadastro, porém encontram dificuldades para lidar com o aplicativo. Outros ainda recebem a mensagem do Governo Federal, após o cadastro, de que existe problema com o CPF e acabam indo na Caixa para resolver, sendo que lá não é o local para isso”, disse a secretária.
Wania Lombardi ressalta que o “SOS Cidadão” é um serviço de orientação apenas e não de execução. “Nossos servidores estão lá para orientar as pessoas na fila sobre como e onde resolver os problemas apontados no cadastro que os impedem de receber o auxílio, como por exemplo, explicar para aqueles que estão com problemas no CPF que isto não pode ser resolvido na Caixa e, assim, evitar a perda de tempo na fila”.
Daniel Alonso afirmou que a Prefeitura tem buscado de todas as formas auxiliar os cidadãos que vão até a agência da Caixa em busca do Auxílio Emergencial. “No início quando o público era maior instalamos tendas para que eles pudessem aguardar com maior conforto. Depois solicitei que fosse criada uma forma para evitar que as pessoas ficassem horas na fila descobrirem que os problemas apontados não poderiam ser resolvidos lá. Hoje com o Programa “SOS Cidadão” as pessoas são atendidas na tenda montada em frente à Caixa evitando assim aquelas grandes filas”.
Mais informações sobre o Auxilio Emergencial podem ser obtidas através do link: http://www.caixa.gov.br/auxilio/perguntas-frequentes/Paginas/default.aspx .
Foto: Assessoria de Imprensa PMM

Prefeitura conclui e entrega revitalização da Benedito Pires; trecho liga Assis a Cândido Mota

Com os serviços de revitalização em andamento desde o mês de março, a Prefeitura de Assis concluiu essa semana as benfeitorias em toda a extensão da Avenida Benedito Pires, trecho que liga o Município de Assis a Candido Mota.

No perímetro de responsabilidade assisense, foram recapeados 2,5 quilômetros de asfalto, além de dois dispositivos de retorno, uma rotatória, iluminação, pintura de solo, placas de sinalização, canteiro central e plantio de grama. A parte de cimento dos canteiros teve a colaboração da ACIA e a mão-de-obra de todo o serviço foi de responsabilidade dos servidores da Secretaria Municipal de Obras.

O chefe do Poder Executivo agradeceu a paciência dos motoristas que trafegam por aquele trecho, principalmente durante a execução dos serviços no local.

“Cumprimos com o programado e podemos celebrar mais uma conquista à população. Sabemos que a Avenida sempre foi considerada de fluxo intenso, agora tanto os moradores de Assis quanto os de Candido Mota podem trafegar seguros, pois com a revitalização feita em parte da Rodovia, conforto e segurança são garantidos no trecho que compete a Assis.”, diz o prefeito José Fernandes.

Marília participa do 2º Fórum Regional de Agroecologia e Produção Orgânica

A Prefeitura de Marília está participando durante esta semana, entre os dias 27 e 31 de julho, do 2º Fórum Regional de Agroecologia e Produção Orgânica, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Assis, que visa conservar e ampliar a biodiversidade dos ecossistemas, aproveitando melhor os espaços para produzir culturas variadas, mantendo as condições adequadas para o bom equilíbrio ambiental e produzindo sem agredir a natureza.
Por causa da pandemia o Fórum está acontecendo através de plataformas digitais, em respeito aos decretos vigentes sobre os cuidados para o controle da Covid-19.
O Gestor Ambiental e Chefe do Meio Ambiente de Marília, Cassiano Rodrigues Leite, é um dos participantes, representando a Prefeitura de Marília.
“De forma simples, podemos definir agroecologia como uma disciplina que envolve conhecimentos científicos, saberes popular e experiências de agricultores familiares, comunidades indígenas e camponesas. Essa prática visa uma agricultura ambientalmente sustentável, economicamente eficiente e socialmente justa”, afirmou o Gestor Ambiental.
“Quanto à Agricultura Orgânica, trata-se de um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos para garantir a saúde dos seres humanos, razão pela qual usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade própria de cada contexto, mantendo a harmonia de todos esses elementos entre si e com os seres humanos”, completou o Chefe do Meio Ambiente.
Marília possui diversos projetos que colaboram com os cuidados ambientais no município, envolvendo áreas ociosas, como o “Programa Adote Uma Praça” e “Hortas Comunitárias”. Os conhecimentos apresentados durante o 2º Fórum Regional contribuirão para melhorar o aproveitamento destes espaços, com a multiplicação de técnicas para plantios e cuidados básicos, além do conhecimento de controle de pragas de forma ambientalmente correta às comunidades participantes nestas parcerias, permitindo que famílias busquem seu sustento através do plantio em áreas urbanas atualmente ociosas.
Confira a programação do evento:
Segunda, 27 de julho de 2020 – 16h – 17h30 – Protocolo de Transição Agroecológica
Terça, 28 de julho de 2020 – 16h – 17h30 – Controle de pragas e doenças
Quarta, 29 de julho de 2020 – 16h – 17h30 – Agricultura Urbana
Quinta, 30 de julho de 2020 – 18h30 – 20h00 – Experiências da Transição Agroecológica
Sexta, 31 de julho de 2020 – Conteúdos durante todo o dia
Os interessados no assunto podem acompanhar os trabalhos através do Facebook da Seama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Assis), onde poderão ver os relatos de experiências agroecológicas e orgânicas.
Fotos: Divulgação

Horta da Casa de Passagem serve de motivação aos acolhidos

Assis conta atualmente com uma das mais nobres ações desenvolvidas através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Casa de Passagem, que tem em sua essência acolher, cuidar e proteger moradores em situação de rua. Para ajudar a manter a Casa e para que os moradores de rua tenham uma ocupação saudável, eles ajudam a cuidar de uma horta.

“Aqui nós tratamos todos com muito amor e dignidade; eles recebem toda atenção, como se estivessem em suas próprias casas. São muitas as atividades realizadas, entre elas os cuidados com a  horta, que é cuidada por eles, e que têm por objetivo principal mantê-los com a mente e o corpo saudáveis”, relata Romualdo Marcelino, coordenador da Casa.

A horta implantada ao lado da Casa serve de motivação aos acolhidos, pois eles se sentem úteis, e ajudam a distrair a mente e exercitar o corpo. Todos os dias eles acordam, tomam café e já seguem para  lidar  com as atividades na horta, como regar, retirar algumas ervas daninhas, plantar entre outras atividades. “É muito gratificante ver o empenho de cada um nas atividades da Casa; eles cuidam de cada pé de alface como um filho”, conta Romualdo, emocionado.

Os abrigados na Casa de Passagem recebem uma dieta balanceada com cinco refeições diárias, que consistem em café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e chá da noite, além de terem disponíveis frutas e biscoitos durante o restante do dia.

Fundo Social recebe doação de alimentos da empresa Protect M

O Fundo Social de Solidariedade de Marília, representado pela primeira-dama e presidente Selma Regina Mazuqueli Alonso, recebeu na última sexta-feira, dia 24, a doação de alimentos da empresa Protect M Artefatos Metálicos Ltda.
A primeira-dama esteve na sede da empresa, que fica na rua Alcides Nunes, 1.005, no bairro Vista Alegre, zona sul da cidade, acompanhada pela assessora Maria Angélica Monici, sendo recepcionada pelos proprietários Marco Antônio Marques Pires e Ana Cláudia Tolentino Pires.
“Fomos fazer uma visita à Protect M, uma empresa que tem crescido bastante em nossa cidade com seus produtos e recentemente com a produção do totem para álcool em gel. Agradeço ao Marco Antônio e à Ana Cláudia pela receptividade e também pela doação de alimentos, que vai nos ajudar no atendimento às famílias mais necessitadas da nossa cidade”, disse Regina Alonso.
O Fundo Social tem realizado nos últimos dias uma série de visitas a empresas de Marília e da região, apresentando o trabalho que está sendo feito pelo órgão em prol das pessoas menos favorecidas, principalmente nesse período de pandemia.
“As empresas têm sido muito receptivas e estão sendo parceiras do Fundo Social, fazendo-nos a doação de alimentos. Depois disso, a nossa equipe faz a triagem e a montagem das cestas básicas, que posteriormente são entregues às famílias cadastradas pelos presidentes de associações de moradores e por líderes comunitários”, afirmou a primeira-dama.
A EMPRESA
A Protect M Artefatos Metálicos Ltda é uma empresa com quase duas décadas de mercado sempre em busca de novos parceiros, procurando atendê-los com alto nível de confiança, respeito e com produtos de qualidade.
O departamento de Engenharia e Projetos utiliza softwares última geração e modernas máquinas e equipamentos CNC (Comando numérico Computadorizado).
A tecnologia empregada nos produtos atende aos mais altos padrões de qualidade exigidos no mercado, sempre atenta ao que há de melhor no mercado, dispondo de maquinário para uma produção de produtos de ponta.
Os produtos da Protect M têm os mais altos índices de segurança e são conferidos pelos melhores institutos de verificação de segurança do país.
A confiança depositada nos produtos pelos consumidores está intrinsecamente ligada ao know-how na produção de qualidade ao longo de quase duas décadas de história.
Fotos: Divulgação

Send this to friend