Terminou na sexta-feira, 6, a 1° fase da 2° Gincana Assis sem Aedes, uma iniciativa da Prefeitura de Assis, executada pelo Departamento de Controle de Endemias de Assis .
A Gincana está sendo realizada nos 5° anos das escolas municipais e 6° anos das escolas estaduais e tem como objetivo principal empregar uma abordagem diferente, mostrando para as crianças que a melhor forma de se combater o mosquito Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas é a prevenção, ou seja, não deixar o mosquito nascer.
Nesta primeira fase, os alunos levaram para a escola material inservível que poderia acumular água e tornar-se um possível criadouro para o mosquito. No total, foram retirados de circulação 127.148 itens de diversos tipos de materiais e 26 escolas foram classificadas para a próxima fase.
A segunda fase da Gincana tem início no dia 16 de setembro e cada escola terá como desafio produzir um vídeo publicitário abordando o tema “Não podemos deixar o Aedes nascer”, que serão disponibilizados no facebook Gincana Assis Sem Aedes, e também serão julgados por uma banca formada por convidados e colaboradores.
Os três primeiros vídeos colocados serão produzidos em parceria com a agência de Publicidade e TV FEMA, com a colaboração de Rayone Dantas do salão Cabeleria e Studio Renata Consoli.
Os vídeos produzidos vão circular nas emissoras de TV da cidade e na TV Câmara de Assis, como forma de campanha de conscientização contra o Aedes aegypti. O resultado da segunda fase da Gincana será divulgado no dia 1º de outubro.