Cândido Mota, Polícia, Regional

3ª Cia. da PM realiza campanha preventiva em CM

A 3ª Cia. da Polícia Militar de Cândido Mota realiza campanha de prevenção a roubos e furtos de veículos, bem como atividades diárias do cidadão. Dentro dessa ação preventiva os policiais realizam blitz em algumas vias do município, onde entregam panfletos informativos a respeito do tema, com dicas de segurança em diversas situações.
Com relação aos veículos, há algumas orientações sobre como proceder ao estacionar, nos cruzamentos, além de dicas para quando estiver no trânsito. Já com relação às dicas de segurança para o dia a dia, deve-se adotar ações preventivas nas ruas, nas compras e em conduções, além de cuidados nas agências bancárias.
“Nas ruas, buscando evitar as ações de marginais, deve-se ficar atento e não ostentar correntes, relógios, medalhas, braceletes ou joias, além de não carregar objetos de valor, grandes quantias em dinheiro ou cartões de crédito sem necessidade. Além disso, evite andar em ruas e praças mal iluminadas e separe, previamente, o dinheiro necessário para pequenas despesas como café, cigarro ou condução, entre outras”, afirmou o comandante da Cia., capitão Marcelo Tsuda.
Ao fazer compras, evite estar sozinho, prefira pagar em cheque ou cartão, evitando grandes quantias de dinheiro que podem ser chamariz para ação de marginais. Além disso, não deixe bolsas, carteiras ou objetos comprados em locais de fácil acesso onde possam ser furtados. E evite lojas cheias, optando por um período com menor movimento. “Nessas situações, não é aconselhável mostrar dinheiro em público, principalmente em bares, restaurantes, lojas, cinemas e outros locais. Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto ao corpo e do lado de dentro da calçada, além de se evitar muitos pacotes ou sacolas, de modo que não fique com as duas mãos ocupadas”, observou.

Agências Bancárias
As sugestões do comando da 3ª Cia. nas agências bancárias são para que as pessoas consigam proteger o dinheiro ou cheques na hora de realizar depósitos, estando atentas à qualquer ação criminosa. Para isso, não se deve conversar com estranhos dentro e fora da agência e, ao fazer um saque, evite colocar o dinheiro ou a carteira no bolso traseiro. Ao sair do banco, é necessário ficar atento se não há ninguém o seguindo.

Veículo
A Polícia Militar lista, entre os cuidados para que se evite furtos e roubos de veículos, que os proprietários os equipem com algum dispositivo que dificulte a ação, além de evitar colocar símbolos ou adesivos que identifiquem a condição social do dono. “É recomendável evitar dirigir sozinho à noite, em especial, às mulheres. Caso seja necessário, estacione em lugares bem iluminados e de grande circulação de pessoas. Caso alguém tente retirar seu veículo da via, procure manter a calma, acione ininterruptamente a buzina e se dirija à vias com grande circulação de pessoas e bem iluminadas. Se possível, vá a um posto policial”, apontou o comandante.
Ao passar em lombadas, verifique, antes de reduzir a velocidade, se há a aproximação de pessoas suspeitas e deixe distância suficiente do veículo a frente para poder desviar, caso necessário. E se o veículo for furtado ou roubado, não tente procura-lo sozinho, ligue para o telefone 190 imediatamente e forneça todas as informações possíveis, bem como as características dos assaltantes e do veículo. Registre o furto ou roubo na delegacia de polícia mais próxima.
“Ao estacionar, feche inteiramente o carro, mesmo que seja por alguns minutos ou esteja na garagem. Em caso de estacionar na rua, faça bem perto de seu destino para que consiga sair facilmente caso surja algum problema. E nunca deixe o veículo ligado, principalmente, com crianças dentro. E fique atento à aproximação de estranhos e nunca ceda a chave para terceiros, como flanelinhas ou pessoas que se ofereçam para ‘tomar conta’ do veículo”, enalteceu o capitão Tsuda.

Matéria anteriorPróxima matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to friend