Marília, Regional, Saúde

ACC divulga “Nota Fiscal do Bem” na Secretaria da Saúde

Voluntários da ACC (Associação de Combate ao Câncer) de Marília fizeram um “pit stop solidário” na Secretaria Municipal da Saúde. O grupo tem percorrido empresas e locais com grande concentração para divulgar o “Nota Fiscal do Bem”, uma iniciativa dentro do programa Nota Fiscal Paulista para beneficiar entidades cadastradas.

O contribuinte/consumidor mais atento já percebeu que as urnas para depósito da nota fiscal em prol de entidades praticamente desapareceram das lojas e supermercados. O motivo é o novo sistema que a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo criou para destinação dos créditos a instituições.

Agora, explica o voluntário Antônio Carlos Valderrama, quem deseja colaborar precisa entrar no site www.npf.fazenda.sp.gov.br, indicar a entidade que deseja beneficiar e optar pela doação de cupons com CPF de forma automática. O contribuinte irá escolher, no sistema, um período (até um ano) para a transferência automática.

Dessa forma, toda vez que fizer uma compra e informar o CPF, o crédito será reservado para a entidade indicada. “O que a maioria das pessoas não sabe é que o cálculo do valor restituído, no caso das entidades cadastradas, é diferente do cidadão. Para a pessoa, retorna centavos. Já para a instituição pode ser um valor bem significativo”, explica Valderramas, que participou da ação na Saúde acompanhado do voluntário Mauro Marques da Costa.

Isso acontece porque o número de pessoas físicas cadastradas para receber os créditos é infinitamente maior do que o total de entidades. Assim, o rateio entre os participantes do programa permite às entidades acesso a um volume maior de recursos.

Para facilitar a compreensão da população, a ACC elaborou um folder impresso, que explica o passo-a-passo para a doação, usando o site. Os voluntários acreditam que a adesão ao novo sistema é fundamental para elevar as doações, bem maiores na época em que os cupons eram recolhidos nas urnas e digitados um a um, pelas entidades.

A visita na secretaria da saúde foi aprovada pelos funcionários. O assessor de projetos Luis Henrique Fernandes Pereira destacou a importância da informação ser difundida. “Ás vezes, muita gente não está cadastrada por achar que o retorno é pequeno e não compensa. Para as entidades, como a ACC, faz muita diferença”, alerta.

Mais informações sobre a “Nota Fiscal do Bem’ podem ser obtidas pelo sitewww.accmarilia.org.br/nota-fiscal-do-bem. O telefone da entidade é o 3454-5660.

Matéria anteriorPróxima matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to friend