Na manhã de terça-feira, 5, ocorreu a cerimônia de premiação dos alunos classificados no Concurso Cultural “Desenhe Marília, a cidade irmã de Higashihiroshima”.
O concurso foi organizado pelo Departamento de Relações Internacionais da UNIMAR com o objetivo de revelar Marília entre os cidadãos da cidade japonesa de Higashihiroshima. Dessa forma, crianças, adolescentes e adultos participantes puderam expressar a criatividade por meio da produção de desenhos que expressaram a beleza ambiental, histórica, cultural ou social do nosso município.
A temática foi abordada nas escolas que compõem o Sistema Municipal de Ensino e Marília, sendo posteriormente proposta a produção artística dos alunos da Educação Infantil e de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Os alunos contemplados nessas categorias foram: Júlia Bassan Benetti (EMEI 1,2… Feijão com Arroz), Valentina Maria da Silva Martins (EMEI Sambalelê), Isabella Abreu de Jesus (EMEI Clara Luz), Sophia da Silva Nogueira (EMEF Reny Pereira Cordeiro), Lívia Vicenzoti dos Santos (EMEF Antônio Ribeiro), Júlia Reltersinger Costa Oliveira (EMEF Antonio Moral), Lorena Bulgarelli Gasparoto (EMEF Edmea Braz Rojo Sola) e Júlia Domingues dos Reis (EMEF Américo Capelozza).
O primeiro classificado em cada categoria foi contemplado com a enciclopédia do Japão e o certificado de “Prêmio UNIMAR de Cultura Internacional”. Os demais classificados fizeram jus à medalha, certificado de participação e brindes da UNIMAR.
Os trabalhos produzidos pelos alunos serão expostos em Higashihiroshima, considerada cidade-irmã de Marília desde 1980. O convênio firmado entre essas duas cidades foi efetivado devido à presença de aproximadamente 2.000 famílias japonesas que residem em nosso município.
A Supervisora Escolar de Educação Básica, Rita de Cassia Borguetti Pelozo, na figura do Secretário Municipal da Educação, Helter Rogério Bochi, relatou que “Essa é a segunda vez que a Secretaria Municipal da Educação estabelece parcerias visando o intercâmbio de informações entre Marília e Higashihiroshima. Em 2010, nossos alunos de 4ª série mantiveram contato com os da cidade-irmã por meio de cartas e vídeos. Agora, em 2021, tivemos um número significativo de alunos da Rede Municipal de Ensino participando do concurso cultural, sendo produzidos trabalhos belíssimos que foram premiados no dia de hoje.”
O evento ocorreu no anfiteatro da Reitoria da UNIMAR seguindo os protocolos sanitários contra COVID-19 e contou com a presença dos alunos premiados e seus respectivos familiares, professores e diretores escolares.