As unidades escolares da Secretaria Municipal da Educação (SME) realizaram entre o final de maio e inicio do mês de junho atividades pedagógicas de retomada posterior à exibição da peça “Vim ver Maria”, a cerca de 2.000 alunos dos 4º e 5º anos da rede, professores, funcionários e pais.
A peça abordou o combate à violência e à exploração sexual infanto-juvenil, na campanha de 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada através da parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Assistência Social (SMAS), e apoio do CREAS e Rede Ninho.
As abordagens foram discutidas previamente em reuniões de formação com coordenadores pedagógicos, professores das unidades, supervisão de ensino, membros da Rede Ninho e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).
Tais ações consistem em atividades pedagógicas como rodas de conversa, caixinha de segredos e dúvidas, cartas e bilhetes, propaganda do teatro, cartazes, produção de texto coletiva ou individual, desenhos, folhetos, cartões, fotos, vídeos, debates e depoimentos.
De acordo com a supervisora de ensino Nelma Viviane de Souza Silva, o importante é garantir a discussão posterior ao espetáculo, para o assunto ficar bem claro para todos, garantindo a eficácia do trabalho realizado, antes com a formação de professores, durante com o espetáculo e depois com a liberdade e confiança das crianças em tratar o assunto na escola e dar continuidade ao combate à violência infantil.