A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social marcou presença no Encontro Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado em Sorocaba, no dia 01 (terça-feira). O objetivo do encontro é a integração entre as políticas para garantir acesso da população a uma alimentação de qualidade em âmbito federal, estadual e municipal, além de fortalecer o sistema de compras públicas da agricultura familiar.
O evento foi realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP) e do Ministério do Desenvolvimento Social, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Representantes de entidades, acadêmicos, cooperativas, associações de produtores rurais e autoridades no tema de mais de 40 municípios paulistas participaram das atividades, que incluíram palestras, mesas redondas e debates com especialistas, possibilitando o intercâmbio das experiências já realizadas e acesso aos programas de abastecimento.
Foram debatidas estratégias para implantação dos programas de segurança alimentar, além das etapas para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que disponibiliza recursos aos municípios através de convênios e as ferramentas para a superação dos problemas de insegurança alimentar no município.
Em Marília foram registradas mais de 3.000 pessoas em situação de insegurança alimentar, que ainda não possuem direito à alimentação contínua. Outro problema apontado foi o aumento do número de pessoas com obesidade.
Estavam presentes no evento o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Tibério, o Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, o Secretário Executivo do Consea de São Paulo e coordenador da CODEAGRO, José Valverde, e técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e professores da UNESP.
A Secretária da pasta, Wania Lombardi, aproveitou o encontro com o Secretário Nacional de Segurança Alimentar, Caio Tibério, para a viabilização de recursos para a reforma de equipamentos de segurança alimentar existentes no município.
Com o Secretário Executivo do Consea, José Valverde, foram discutidas medidas para reestruturação do Conselho Municipal e todas as etapas para a adesão de Marília ao sistema nacional de segurança alimentar, implementando a receita do município com recursos federais destinados a oferta de alimentação saudável para os usuários dos serviços da rede socioassistencial, além de fortalecer a economia local, através de compras dos produtores da agricultura familiar do município.
Fotos: divulgação.