Busca ativa está sendo realizada pelas unidades de saúde de Marília, com base no cadastro das famílias de cada território, para incentivar a vacinação contra a gripe. A campanha termina no próximo dia 15 e ainda falta metade das crianças (entre seis meses e abaixo de cinco anos) para serem imunizadas.
Em Marília, a vacina está disponível nas 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nas unidades em que atendem as 37 equipes do programa ESF (Estratégia Saúde da Família). Na média, considerando todos os grupos prioritários, a cobertura está em 70,70%.
Alerta da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, nesta quinta-feira (7), vem junto com nova atualização de dados e apelo aos pais e responsáveis. A vacina oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) protege contra os vírus Influenza B e Influenza A (subtipos H1N1 e H3N2).
Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora do órgão, esclarece que as complicações da gripe podem levar à morte, independente do tipo ou subtipo. Os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde são formados pelos mais vulneráveis.
“Portanto, quando a criança não é vacinada, ela está sensivelmente mais propensa a agravos respiratórios. Ao longo dos anos, a vacina tem reduzido internações, sofrimentos e, consequentemente, evitado mortes”, afirma a especialista.
RESULTADOS
O balanço desta quinta aponta que 52.157 doses já foram aplicadas na cidade, desde o início da campanha, em 23 de abril. Esse número corresponde a 70,70% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, mais as vacinas aplicadas em pessoas com doenças crônicas ou outras indicações médicas.
O relatório aponta que a maior cobertura continua entre os idosos. Dos 29.992 estimados, 79,08% já estão vacinados (23.718 doses aplicadas). Entre as mulheres que deram à luz recentemente, 67,95% também já foram imunizadas (248).
A menor adesão está no grupo das crianças. Pais e responsáveis levaram apenas 48,92% para imunizar (o que representa 5.811 doses), ante a uma população estimada em 11.878 pessoas nessa faixa etária.
A rede de Marília imunizou 70,97% dos trabalhadores da saúde, 53,87% das gestantes e 88,07% dos profissionais de educação que são aguardados. Os percentuais de Marília estão acima da média nacional e entre as cidades com os programas de imunização mais eficientes do Estado de São Paulo.
Entre as pessoas que têm comorbidades, não há apuração percentual. O maior número de doses aplicadas refere às pessoas com doenças respiratórias (5.282). A segunda patologia é diabetes (1.911) e a terceira, cardiopatia (988).
QUEM PODE SER VACINADO
Devem ser imunizados idosos (acima de 60 anos), crianças entre seis meses e abaixo de cinco anos, gestantes, trabalhadores da saúde, profissionais de educação e mulheres que deram à luz há até 45 dias.
Também devem receber a vacina, mediante comprovação, pessoas com doenças crônicas. A declaração médica ou mesmo uma receita de medicamento, relacionada à doença relatada, tem validade como comprovante.
A relação completa das unidades de saúde do município pode ser acessada no site institucional da Prefeitura de Marília, pelo endereço encurtado https://bit.ly/2J0BdKK link “estrutura organizacional”. A Secretaria Municipal da Saúde atende pelo (14) 3402-6500.
Foto: Júlio César de Carlis