No início de novembro, os alunos de 1º e 2º ano de Química Industrial conheceram a Cervejaria Conti, um das unidades da Casa Di Conti, em Cândido Mota. A atividade integra o programa de visitas técnicas que a graduação promove frequentemente. O grupo, acompanhado pelo professor Alexandre Mazalli e representantes da Conti, teve a oportunidade de aprender ‘in loco’ os detalhes de operação da empresa e controle das matérias-primas aos processos fabris, como a fermentação, envase, rotulagem e laboratório.
O elevado grau de automação e organização, com estrutura e tecnologia de ponta, chamou a atenção dos estudantes. Além disso, outro destaque foi o controle de qualidade aplicado ao processo de fabricação de bebidas (cervejas e refrigerantes), que utiliza os melhores padrões internacionais.
A Casa di Conti é um parque industrial com uma área de 135 mil metros quadrados e considerada umas das mais modernas da América Latina. Inaugurada em 1947 para produção de diferentes tipos de bebidas, teve na sua linha de vinhos aromatizados Contini grande projeção nacional a partir dos anos 80. O vermute é líder de vendas no segmento, com 32% de participação desse mercado.
Em 2001, surgiu a Cervejaria Conti, que comercializa atualmente as cervejas Conti Bier, Conti Malzbier, Samba, 1500 Puro Malte, Zero Grau Conti, Burguesa e o Chopp Conti. A Casa Di Conti conta ainda com uma linha de refrigerantes e energéticos.
‘Atividades de imersão são importantes para os alunos’, avalia a professora Mary Leiva de Faria, coordenadora do curso de Química Industrial da Fema. “A visita técnica proporciona aos alunos um conhecimento prático que complementa e reforça a teoria fundamental para a formação e atuação de um profissional da área química”.
(Colaborou Assessoria de Imprensa)