Assis, Regional, Saúde

‘Caso Clínico’ de oftalmologista da região é premiado em Foz do Iguaçu

O oftalmologista Victor Andrigheti Coronado Antunes, do IOA, o Instituto de Oftalmologia de Assis, participou, em Foz do Iguaçu, entre os dias 31 de maio a 3 de junho, do IX Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa. Durante o Congresso, foram apresentados em grupos de especialidades, casos clínicos, onde foram premiados os melhores. O trabalho ganhador foi apresentado pelo oftalmologista, especialista em cirurgia de catarata e refrativa, foi ‘Melting Infeccioso de Córnea com Descolamento de Coróide’.
“O caso que recebemos a premiação foi de um paciente que apresentava uma úlcera corneana perfurada, com uma grave infecção e descolamento de coróide, um caso que normalmente evoluiria para prótese ocular. Por mais complexo que seja o caso, não devemos desistir, fizemos o transplante de córnea à quente, depois várias injeções de visco elástico para colar a coróide, após a cirurgia de catarata. Devido aos múltiplos procedimentos, a córnea necessitou ser substituída novamente, optamos pela técnica de transplante endotelial (DMEK) sob o transplante já realizado”, disse o médico.
E prosseguiu: “Salvamos o olho do paciente, que recuperou a visão de forma bastante satisfatória, um caso que começou com grande luta, mas acabou com bastante sucesso. Só tenho a agradecer oportunidade que a sociedade dá a todos nós oftalmologistas de compartilharmos experiências de nosso dia a dia”.
O Congresso
Excelência científica e um clima familiar e amigável são as características do Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa. De dois em dois anos, este encontro da oftalmologia nacional reúne médicos renomados, sendo o principal evento da especialidade catarata e cirurgia refrativa.
O encontro visa congregar oftalmologistas, ampliar o estudo e acompanhar o desenvolvimento de todos os aspectos técnicos e científicos inerentes à cirurgia de catarata, aos implantes intra-oculares e da cirurgia refrativa, propagando-os aos oftalmologistas e estendendo seus benefícios à comunidade.
O médico oftalmologista Victor Antunes, além de apresentar vários trabalhos neste congresso, foi instrutor de WetLab, onde apresentou aula teórico/prática sobre implantes de lentes Sulcoflex na cirurgia de catarata e implantes de lentes intra-oculares de Artisan/Artiflex para alta miopia.
Agradecimentos
Ele fez agradecimento especial à esposa, a médica cardiologista Paula Antunes, e aos filhos João Victor e Zita Maria. “Eles me apóiam na dedicação de meu trabalho”, disse. O médico agradeceu ainda ao pai, o médico oftalmologista Valcir Coronado Antunes, que, segundo disse, ‘além de um grande professor na oftalmologia, é um grande pai’. “Também agradeço à minha irmã, Juliana Antunes, minha companheira de trabalho do dia a dia. Ao meu tio, o médico oftalmologista Eduardo Andreghetti, que me incentiva e me apoia nas pesquisas científicas, além de ser um grande amigo. Agradeço a todos os integrantes da equipe do IOA, pois sem eles jamais poderíamos realizar o atendimento de qualidade e humanizado que prestamos no Instituto de Oftalmologia de Assis”, completou, anunciando que ele e o pais, Valcir Antunes, já se preparam para o Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa 2018.

(Colaborou Assessoria de Imprensa)

Matéria anteriorPróxima matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to friend