Marília, Regional, Saúde

Cirurgião Cardíaco reúne profissionais da rede para abordar uso do marcapasso

Na semana em que é lembrado nacionalmente o Dia do Portador de Marcapasso (23 de setembro), a Secretaria Municipal da Saúde de Marília promove encontro voltado a médicos e enfermeiros da rede. “Roda de conversa” acontece nesta quinta-feira (27), às 15h30, na sede da própria secretaria e terá como facilitador o cirurgião cardíaco Rubens Tofano de Barros.

Uma das principais referências em marcapasso no Estado de São Paulo, Tofano é pioneiro da cirurgia cardíaca em Marília e faz parte da equipe especializada da Santa Casa de Marília.

Com o tema “Tome uma medida de pulso”, a campanha faz diferentes abordagens, tanto a profissionais de saúde quanto à população em geral. A organização é do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV).

Durante o encontro com médicos e enfermeiras da rede serão abordados sinais e sintomas sugestivos para encaminhamento e tópicos do “ABC do Marcapasso”, uma cartilha com dicas rápidas para quem é portador de marcapasso ou para familiares, amigos e qualquer pessoa que tenha próximo um portador destes aparelhos.

CORAÇÃO NO RITMO

Uma medida simples – colocar as pontas dos dedos abaixo do pulso, pressionar ou mover os dedos até sentir a pulsação, acompanhar os batimentos com um relógio – pode salvar milhares de vidas. A afirmação é de especialistas em Estimulação Cardíaca Eletrônica, uma importante área de atuação da Cardiologia.

O número de batimentos cardíacos considerado normal está entre 50 e 100 por minuto, ou um batimento por segundo. “Abaixo desse valor, quando ocorrem batimentos cardíacos lentos ou a pessoa apresenta sintomas como tonturas, escurecimento visual, desmaios, sente-se cansada e frequentemente ofegante, ela deve procurar um cardiologista para definição do diagnóstico”, explica o presidente da ABEC/DECA, Celso Salgado de Melo.

Pode ser um caso grave, com risco de vida e que necessite de um implante de marcapasso definitivo, explica Melo. “Em caso de anomalia, é importante que as pessoas procurem um profissional especialista”, acrescenta o cardiologista. (Com informações do site https://abecdeca.org.br)

Rubens Tofano de Barros é uma das principais referências em marcapasso no Estado de São Paulo

Foto: Roberto César / Assessoria Santa Casa de Marília

Matéria anteriorPróxima matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to friend