A prefeitura de Cândido Mota, através da Secretaria de Saúde, mais uma vez adere ao programa do governo estadual ‘Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti’. Na noite de terça-feira, dia 7, no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Cândido Mota, foi realizada reunião com funcionárias da Vigilância em Saúde para treinamento da equipe que trabalharão no programa, que acontece aos sábados. A adesão a este programa intensifica as atividades de visitas domiciliares para retirada de criadouros do vetor das arboviroses (aedes aegypti), que são as doenças causadas pelos chamados arbovirus que incluem o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.
“Estamos realizando este treinamento devido ao aumento do número de funcionários em relação ao ano passado e também às novas informações aos que já haviam sido capacitados. Neste treinamento está sendo destacada a abordagem ao morador, orientações quanto a retirada de materiais que possam servir como criadouros do mosquito dentro das casas e o preenchimento de um boletim com a situação do imóvel vistoriado”, explicou Talita Franciscani, diretora de Vigilância em Saúde.
A secretária de Saúde do município, Amanda Mailio Santana, explicou que para fazer a adesão junto ao Governo do Estado e participar do programa são exigidas algumas ações. “Dentre estas ações, há a apresentação do Plano de Arboviroses 2018/2019, que foi apresentado no dia 20 de outubro, no plenário da Câmara de Vereadores, com a participação de representantes dos setores públicos, privados e sociedade civil. Além disso, era exigida e foi criada uma sala situacional, que é um espaço dinâmico e tem como objetivo discutir as problemáticas e propor ações conjuntas em períodos interepidêmicos e epidêmicos, avaliando e ajustando sempre o Plano Municipal”, frisou Amanda Mailio.
As informações obtidas com o preenchimento do boletim e as informações da sala situacional são extremamente úteis para as tomadas de decisão em saúde. “Estamos em todas as frentes na luta contra o aedes. Os funcionários da Vigilância em Saúde estarão a campo todos os sábados, realizando visitas em todas as residências, comércio, terrenos, construções e prédios públicos. Solicitamos da população, que compreenda a necessidade deste programa, já que o combate do mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus, também depende da colaboração da população”, disse o prefeito Roberto Bueno.
E completou: “Os moradores devem permitir a entrada dos agentes de combate de endemias e ficar atentos para cuidados simples, como remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais que possam acumular água, limpar as calhas do telhado, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação e tratar a água das piscinas”.
As visitas estão agendadas para acontecer nos próximos sábados, 11 e 18. Em caso de chuva, serão transferidas para o dia 25 deste mês.