A Prefeitura de Marília divulgou nessa semana um balanço comparativo do controle de abastecimento de frota depois da contratação da empresa Prime.
De acordo com os dados foram economizados mais de 17,11% de combustíveis com a troca. Já a média nos dois últimos anos, os números chegam a 24,31% (em comparação ao ano de 2016).
De acordo com os dados, houve uma queda de gastos consideráveis entre os anos de 2017 e 2018, período que aconteceu a troca do sistema, que até então era interno e passou a ser pela empresa Prime.
No etanol foi economizado 69,14%, ou seja, gastava-se 88.010 litros em 2017 passando para 27.162 litros em 2018. No diesel a economia foi de 4,72% com 605.315 litros em 2017 e 516.220 em 2018. Já a gasolina ficou com 7,05%, 313.032 em 2017 e 290.053 em 2018.
Já a comparação do ano de 2016 com 2018, os dados mostram que o etanol foi o combustível que mais se economizou, com 73,02%, foram 100.670 consumidos em 2016 e 27.162 em 2018. A gasolina teve uma economia de 17,20% sendo 350.275 em 2016 e 290.053 em 2018. Com o diesel foi economizado 20,59% sendo 650.034 em 2016 e 516.220 em 2018.
“Estamos muito felizes com esses números. Eles mostram que estamos no caminho certo. Essa economia poderá ser utilizada para compra de novos veículos ou a manutenção dos já existentes. Essa é a cara da nossa gestão, fazer economia com o dinheiro público e investir no local certo”, disse o prefeito Daniel Alonso.
NOVO SISTEMA
O novo sistema de gerenciamento de frotas e controle de combustíveis da Prefeitura foi implantado em março de 2018. Com a nova metodologia todo o processo é feito de forma online a partir do próprio posto de combustível, sendo que somente os veículos “chipados” e os motoristas que estiverem cadastrados terão acesso ao abastecimento.
A determinação foi do prefeito Daniel Alonso com garantia de melhor controle, eficiência e gestão dos gastos públicos com maior rigor e transparência.
Em setembro do mesmo ano, o procurador da República Carlos Roberto Diogo Garcia, do Ministério Público Federal de Marília, arquivou uma denúncia contra a Prefeitura porque havia contratado a empresa.
No processo ele cita que o MP faz uso do mesmo serviço oferecido pela Prime. “Esse modelo de suprimento de demanda tem sido adotada por diversos entes públicos, inclusive por este órgão ministerial no âmbito do Estado de São Paulo”, descreve o procurador.
“Desde o início da gestão estamos primando pela agilidade nos serviços públicos, mas sem se esquecer das questões morais e legais, dentro do que manda o processo democrático de licitação e contratação de empresas para serem parceiras da Prefeitura”, disse o chefe do Executivo mariliense.