A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Educação realizaram entre quinta-feira, dia 19, e sexta-feira, dia 20, o I Congresso de Educação Pró Docência Marília. A abertura oficial aconteceu às 19 horas de quinta-feira, dia 19, no espaço Golden Palace, no distrito de Lácio. A solenidade contou com as presenças de centenas de educadores da rede municipal, do secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi e dos conferencistas Renato e Ronaldo Casagrande, presidente e vice-presidente do Instituto Casagrande, respectivamente.
Evento histórico reuniu educadores, gestores e supervisores escolares para discutir e compartilhar ideias sobre o futuro da educação do Município. Todos os educadores da rede municipal de Educação (professores, diretores, supervisores e coordenadores pedagógicos) participaram da formação continuada. Durante os dois dias de evento, renomados palestrantes como Zita Lago, Joe Garcia, Rita de Cassia Martins, Larissa Kovalski Kautzmann, Gilvana Meslin de Oliveira, Cipriano Luckesi, Leticia Lyle, Emília Cipriano e Renato Casagrande compartilharam suas visões sobre as transformações necessárias na educação para enfrentar os desafios do Século XXI. Tópicos como tecnologia na sala de aula, aprendizagem ativa, inclusão digital e práticas pedagógicas inovadoras estiveram no centro das discussões.
Este momento enfatiza a importância da educação municipal, e a comunidade escolar está ansiosa para testemunhar os frutos dessa iniciativa inspiradora. O I Congresso de Educação Pró Docência Marília consistiu numa plataforma para promoção de diálogo e a colaboração, gerando avanços positivos nas práticas pedagógicas das unidades escolares. A organização do evento foi do Instituto Casagrande, com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Educação.
O evento de abertura no Golden Palace aconteceu das 19h às 21 horas. Na sexta-feira, dia 20, segundo dia da programação, as atividades ocorreram de forma simultânea e distinta para os professores de Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e aos educadores de Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e docentes AEE (Atendimento Educacional Especializado), de Educação Física e de Inglês. Para o corpo docente das Emeis as atividades foram no Alves Hotel, já para os educadores de Emefs no campus da Unimar (Universidade de Marília). A programação aconteceu das 8h às 17 horas.
O prefeito de Marília Daniel Alonso mencionou que a educação municipal é amplamente elogiada em todo o território nacional e que a cidade possui toda uma atmosfera saudável para o florescimento do crescimento humano. “Nossa rede municipal de ensino é referência no Brasil inteiro e temos índices de desenvolvimento humano dignos de nações de primeiro mundo. Tudo isso porque temos um esforço conjunto, voltado para o aperfeiçoamento constante, inclusive com momentos de formação continuada, a exemplo do I Congresso de Educação Pró Docência”, disse.
O chefe do Poder Executivo reiterou que o congresso, em si, consistiu num presente para os educadores que se dedicam diariamente a fazer da Educação de Marília uma das principais do Brasil. “O evento é um presente para nossos educadores, visto que no dia 15 comemoramos o Dia do Professor. Dentro de nossas metas a promoção de formações profissionais é um de nossos pilares”, concluiu Daniel Alonso.
Fotos: Ramon Barbosa Franco