Cândido Mota, Cidade, Regional

Coopermota realiza Sipat com temas sobre trânsito, saúde e trabalho coletivo

Colaboradores da Coopermota, dos departamentos e unidades situadas em Cândido Mota, realizaram a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) às vésperas do início do mês de dezembro. A Sipat é realizada anualmente e visa enfatizar a importância de uma atividade composta por medidas de segurança de forma que se trabalhe com maior satisfação e qualidade de vida.
Na primeira palestra foi abordada a importância do agir preventivo no trânsito para evitar acidentes tanto no local de trabalho, quanto no trajeto de deslocamento para a empresa. A palestra foi ministrada por um agente de trânsito de Assis, o qual destacou situações de riscos às quais os trabalhadores estão expostos e que precisam estar atentos para garantir a sua segurança e a dos demais.
Como segunda medida da Semana de Prevenção, durante todo o dia os colaboradores puderam realizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite. Na sequência, foi sugerida a análise sobre a qualidade do sono, da respiração, da alimentação, de hidratação diária e de mastigação, entre outros fatores, os quais interferem diretamente na saúde dos indivíduos. Tal abordagem foi trazida para a reflexão dos colaboradores durante o quarto dia da Sipat/Sede.
Um mapa de análise individual foi preenchido pelos participantes da palestra. No quesito hidratação, por exemplo, a esteticista Roberta Bolfarini explicou que para saber qual a quantidade ideal de água que o indivíduo deve tomar por dia é necessário multiplicar o seu peso por 0,037. Uma boa hidratação traz uma série de benefícios à saúde. Na ocasião, a esteticista destacou a importância de se pensar no organismo como um todo para prezar por sua sanidade. Ela enfatiza que somente com bons hábitos poderá ser obtida a qualidade de vida.
Como quarta atividade da semana, os palhaços da cooperativa de atores “Treinadores da alegria” trouxeram descontração à Sipat. De forma descontraída, eles abordaram a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual, seja em ambientes de atividades operacionais ou administrativas. Habilidades como atenção, responsabilidade quanto aos riscos existentes na profissão, comprometimento no ambiente de trabalho e outros foram trabalhadas pelos palhaços de forma muito descontraída.
Como encerramento, as atrizes da cia Arueira do Brasil, de Praia Grande, estiveram no Centro de Eventos da Coopermota para aplicar atividades lúdicas junto aos colaboradores, abordando alguns desafios encontrados no trabalho coletivo. Também foram incentivados o empoderamento dos integrantes para as tomadas de decisão e a agilidade em reações que exigem criatividade e iniciativa. A ação encerrou uma série de abordagens sobre prevenções de acidente no ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos colaboradores.

Matéria anteriorPróxima matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to friend