Considerando a pandemia Covid19 decretado pela Organização Mundial da Saúde e que a sua transmissão se dá de pessoa a pessoa por meio de gotícula ao tossir, espirrar ou falar e que há maneiras efetivas para que não ocorra a contaminação, a Secretaria Municipal da Saúde faz orientações preventivas para quem faz atendimento ao público.
Veja as recomendações:
Evitar aglomeração de pessoas em ambientes fechados como salas de espera, por exemplo;
Disponibilizar álcool gel, papel toalha e sabonete líquido no serviço e orientar os visitantes a fazerem a higienização das mãos ao adentrar no local de serviço;
Evitar beijo, abraço e aperto de mãos ao cumprimentar as pessoas;
Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar usando os braços ou lenço descartável, evitando usar as mãos. Se usar, lavar com água e sabão;
A Secretaria orienta ainda que se o munícipe apresentar sintomas como febre, tosse e coriza, deve procurar a Unidade de Saúde ou a Estratégia da Saúde da Família e não a UPA ou P.A. Maria Izabel.
Entre as principais prevenções estão evitar locais com aglomeração de pessoas e fazer a higiene pessoal, lavando as mãos com água e sabão, várias vezes ao dia. E manter o local arejado.