O ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Cândido Mota, David José Pahim, o ‘Davisão’, de 58 anos, também ex-secretário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o Saae, faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 17, em um grave acidente ocorrido em rodovia entre as cidades de Itambaracá e Andirá, no Paraná. Segundo informações, o cândido-motense conduzia um veículo Gol, preto, que foi atingido por uma carreta Scania, em um trevo entre as rodovias PR 517 e PR 092, por volta das 6h30. No carro ainda tinha uma passageira de 63 anos, que teve ferimentos leves e foi internada no hospital de Andirá.
Pahim foi vereador em quatro legislaturas, de 1989 a 1992, de 1993 a 1996, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Foi presidente da Câmara de Vereadores no biênio 2001 e 2002. O cândido-motense também foi diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em 2016, deixando o cargo dia 31 de dezembro. Ele também era professor de educação física.
Na última entrevista que concedeu a O Diário do Vale, no fim de 2016, ele dizia que estava em um ‘grande momento da vida’, pois, depois de um período distante da prestação de serviço na área pública, tinha retornado para trabalhar no Saae. E demonstrava gratidão ao ex-prefeito Zacharias Jabur (PMDB) e ao vice-prefeito Antônio Carlos Bonini de Paiva, por confiar a ele o cargo de secretário do Saae e ter dado a oportunidade de mais uma vez trabalhar em favor da população. Por fim, ele falava do agradecimento aos funcionários do Saae, com quem conviveu por vários anos, primeiro como diretor de Departamento, e depois como secretário, ‘com quem tinha feito grandes amigos e vivido momentos importantes de sua vida’.
O ex-secretário do Saae, David Pahim, era casado com Neusa Sales de Oliveira. Ele deixa os filhos Nathália, José Augusto, Luiz Otávio e Gabriel. O corpo de Pahim chegou a Cândido Mota no fim da tarde deste dia 17, e está sendo velado na sala 3 do velório municipal ‘Antônio Maroubo’. O sepultamento deve acontecer na manhã desta quinta-feira, dia 18. Até o fechamento desta edição, o horário ainda não estava confirmado.
Luto
O prefeito Roberto Bueno (PHS), também amigo de Pahim por muitos anos, inclusive ambos eram funcionários municipais, decretou luto oficial por três dias em Cândido Mota. Ele disse estar ‘profundamente consternado com a tragédia que vitimou o ex-presidente da Câmara de Vereadores’. E ao mesmo tempo, enviou mensagem de sentimentos e de solidariedade a todos os familiares. Segundo o prefeito, o município perde um grande líder comunitário e um agente político que por muitos anos representou com ‘galhardia’ a população cândido-motense.