Assis, Regional

Dom Argemiro é ordenado e toma posse na diocese de Assis no dia 25

Com a presença de muitos bispos, padres, religiosos, do arcebispo de Botucatu dom Maurício Grotto de Camargo, ex-bispo coadjuntor de Assis, e de milhares de fiéis, o novo bispo de Assis, d. Argemiro Azevedo, foi ordenado na tarde do último dia 25, no ginásio poliesportivo dr. Plácido Rocha, em Araçatuba. A paróquia Nossa Senhora das Dores, de Cândido Mota, esteve presente na cerimônia com o pároco, frei Haroldo Benetti, várias irmãs de São Caetano, e fiéis que participam de várias pastorais e movimentos religiosos.
A celebração foi presidida pelo bispo ordenante, d. Sérgio Krzywy, de Araçatuba, que já atuou em Assis, e auxiliada pelos bispos co-ordenantes d. Arnaldo Carvalheiro, de Itapeva, e Wilmar Santos, da prelazia de Itaituba, no Pará. O novo bispo, que substitui d. José Benedito Simão, morto há mais de um ano, vítima de um acidente vascular cerebral, toma posse na diocese em 19 de março, durante celebração na catedral Sagrado Coração, às 17h. O anúncio da nomeação foi feito pela Nunciatura Apostólica no Brasil, no dia 14 de dezembro. O papa Francisco nomeou o novo bispo da diocese de Assis para o cargo que estava vacante há um ano.
A cerimônia de ordenação de d. Argemiro Azevedo foi bastante concorrida. Praticamente todos os padres que atuam na diocese de Assis participaram. Vários religiosos que atuam em outros municípios da região também estiveram presentes. O pároco de Birigui (diocese de Araçatuba), frei Décio Pacheco Bezerra, que já atuou em Cândido Mota, também esteve na ordenação. “Foi uma celebração especial, muito marcante. Fizemos questão de estar presente neste momento tão importante da nossa igreja, e desejar boas vindas ao nosso novo bispo. Que d. Argemiro tenha um trabalho muito iluminado e abençoado, junto ao povo de Deus”, disse frei Haroldo.

O novo bispo
O monsenhor Argemiro Azevedo nasceu em 3 de dezembro de 1952, em Fernandópolis, e foi ordenado sacerdote em 1980, por São João Paulo II, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 1980. Fez diversas especializações na área da Educação e Gestão Universitária. Dentre as atividades em seu ministério pastoral, foi pároco na paróquia Coração de Maria, em Batatais, e na área da formação do clero foi formador dos estudantes Claretianos de Filosofia.
Ele tem extensa experiência como administrador; foi administrador e diretor do Colégio São José de Batatais e do Colégio Claretiano e das Faculdades Claretianas em Batatais e São Paulo. Ele ainda foi membro da Junta Permanente e do Conselho de Economia da Província Claretiana do Brasil; membro do Conselho de Presbíteros da arquidiocese de Ribeirão Preto; membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Presbíteros da Diocese de Araçatuba.
Ele agradeceu às orações de todos que pediram a Deus um novo bispo para a diocese, ‘enquanto o Senhor preparava este seu servo para tão grande missão’. “Conheço minhas limitações e fraquezas, mas encontrarei forças no Senhor para abraçar sem reservas esta nova missão na certeza de que não estou sozinho. Sei da força da oração, e não cesso de pedir ao Senhor discernimento e fortaleza de espírito”, disse.
“Sei que a Igreja de Cristo se torna visível e dinâmica na história através da comunhão e entre todos os membros do Corpo Místico de Cristo, na variedade dos dons com os quais o Espírito Divino cumula todo o Povo de Deus. Estarei entre vós e convosco como ‘aquele que serve’ (Lc 22, 27), caminhando junto com tantos outros irmãos e irmãs, discípulos e discípulas do Senhor, que fazem de suas vidas um dom a serviço de Cristo e da igreja. Creio firmemente que a fidelidade e a disponibilidade em viver e comunicar com simplicidade a alegria do Evangelho, em espírito de efetiva comunhão, é um testemunho que dá credibilidade à ação evangelizadora”, prosseguiu d. Argemiro.
E completou: “Peço humildemente a oração de todos para que eu seja um bom pastor junto ao rebanho a mim confiado. Envio-vos meu abraço com muito carinho e respeito. Imploro ao Senhor, por intercessão do Imaculado Coração de Maria, que derrame copiosas bênçãos sobre toda a diocese de Assis. Desde já meus sinceros votos de um feliz Natal e que o ano novo nos renove na esperança e no serviço dedicado ao rebanho do Senhor”.

Matéria anteriorPróxima matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to friend