A Secretaria Municipal de Educação promoveu na última terça-feira (21) uma reunião com o CAE (Conselho de Alimentação Escolar) e representantes da Secretaria da Fazenda, do Planejamento Econômico, Diretoria de Suprimentos e Divisão de Alimentação, com o objetivo de levar aos conselheiros do CAE os trâmites legais para a aquisição de alimentos destinados à merenda escolar e como é elaborado o cardápio.
Segundo a presidente do CAE, Patrícia Felicíssimo Pereira, a reunião serviu para esclarecer vários questionamentos que os conselheiros e pais de alunos faziam junto àquele Conselho.
“Recebemos várias perguntas que nem nós conseguíamos responder, por exemplo: Como é a burocracia para a aquisição e distribuição da merenda escolar, como é elaborado o cardápio, até onde o Conselho pode colaborar na elaboração do cardápio”, explicou a presidente do CAE.
Para Patrícia Pereira, a reunião alcançou o objetivo. “Todos foram muito transparentes, explicando o funcionamento de cada setor. Ficamos sabendo como é feita a licitação, a compra, a dotação orçamentária e o pagamento dos contratos referentes à merenda escolar. Além disso, o representante da Diretoria de Suprimentos nos esclareceu como podemos acompanhar todo o processo de licitação, desde o início até o momento que estes produtos chegam às mesas das crianças nas escolas (Quem são os fornecedores que participam da licitação, que venceram a licitação e passarão a ser os fornecedores dos gêneros, os preços, qual a forma e prazo de validade do contrato). A Divisão de Alimentação nos explicou como são feitos os pedidos, quando são entregues os produtos e como a Divisão de Alimentação distribui estes produtos nas escolas) ”.
O secretário municipal de Educação, professor Beto Cavallari, destacou a importância da reunião para que o CAE possa ter conhecimento de todo o processo que envolve a merenda escolar.
“É importante que os conselheiros tenham o conhecimento de como funciona todo o processo que envolve a merenda escolar para que eles tenham subsídios para pautar a atuação do CAE e poder informar à população tudo que envolve a merenda escolar. Esta mesma transparência usada com o CAE é utilizada com o Conselho Municipal de Educação e com os representantes do Fundeb”, explicou o secretário.
Beto Cavallari destacou ainda que outra reunião com o CAE deve acontecer no dia 30 deste mês, com as nutricionistas da Divisão de Alimentação, para tratar especificamente do cardápio escolar. “Hoje nós temos na rede alguns alunos que são alérgicos a determinados alimentos e que têm atendimento personalizado. Queremos ampliar este atendimento e, junto com o CAE, aprimorarmos o cardápio escolar para o ano de 2018”.
Além do secretário e conselheiros do CAE, participaram da reunião o advogado da Diretoria de Licitação, Celso Tavares de Lima; o secretário de Planejamento Econômico, Bruno de Oliveira Nunes; e a supervisora de Prestação de Contas da Secretaria da Fazenda, Marisa Silva Ulian Chagas.