Neste mês em que é comemorado o Dia Mundial da Terra, um espetáculo une teatro e ciência para abordar o tema do aquecimento global com alunos de 8 a 12 anos, em cinco cidades da região. A peça ‘Ursa Rosa Projeto Iceberg – Entendendo as Mudanças Climáticas’ terá apresentações gratuitas em escolas municipais de Paraguaçu Paulista e Maracaí, hoje, dia 18; Cruzália e Pedrinhas Paulista, 19; e Florínea no dia 20.
A peça teatral, que começou em março sua turnê pela Bacia do Paranapanema, em abril está percorrendo 20 cidades paulistas e paranaenses vizinhas da usina hidrelétrica Capivara. Na região, o projeto já visitou Taciba e Nantes, no início deste mês.
Patrocinada, via Lei Rouanet, pela Rio Paranapanema Energia, empresa do Grupo CTG no Brasil, a montagem da Ciência Divertida propõe muita interação com o público e experiências científicas no palco, para tratar das mudanças climáticas da Terra.
De acordo com o diretor-geral do Ciência Divertida, Júlio Martínez, os estudantes participam de diversos experimentos sobre o aquecimento global e saem transformados. “As crianças têm muito interesse e curiosidade em informações. Aproveitar esse momento para entregar uma mensagem positiva, de que todos podemos ter atitudes que contribuam para um futuro melhor, é extremamente importante”, comenta o diretor.
Em quatro semanas circulando pela Bacia do Paranapanema, ‘Ursa Rosa Projeto Iceberg – Entendendo as Mudanças Climáticas’ será apresentada a cerca de 8.000 alunos em 40 municípios próximos dos empreendimentos da Rio Paranapanema Energia, concessionária de oito hidrelétricas na região.
Dia Mundial da Terra
Criado em 2009 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Terra, 22 de abril, estimula a participação de todos os cidadãos como agentes responsáveis pelo patrimônio natural da humanidade e ressalta a educação ambiental como de fundamental importância para a preservação do planeta.
O dia 22 de abril foi escolhido em homenagem à manifestação liderada pelo ativista ambiental e senador americano, Gaylord Nelson, em 22 de abril de 1970. Marco do movimento ecológico, o evento reuniu milhares de instituições e cidadãos, pressionando o governo americano a criar a Agência de Proteção Ambiental. Também teve influência sobre a realização da Conferência de Estocolmo, em 1972, a primeira para sensibilizar os líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e a adoção de políticas responsáveis.