A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou na sexta-feira (28), na Casa do Pequeno Cidadão do distrito de Rosália, o evento “Resgatando a Infância com Carinho”, que teve algumas atividades com objetivo de aproximar e estabelecer relações mais afetivas entre os avós e seus netos.
Segundo a coordenadora da Unidade da Casa do Pequeno Cidadão de Rosália, Regina Célia Duarte, “no distrito há uma grande participação dos avós no crescimento das crianças e, por isso, sua presença é de grande importância na vida dos pequenos”.
Dessa maneira, o projeto desenvolvido na unidade, busca valorizar essas relações, propiciando um momento de carinho, convivência e afeto entre avós e netos.
Desde o início do ano, as atividades com as crianças têm priorizado ações voltadas para o reconhecimento da identidade individual e, no último mês, foram desenvolvidas oficinas em que puderam refletir sobre a importância de suas raízes e suas histórias familiares.
Houve uma reflexão sobre a letra da música “EU” do Grupo Palavra Cantada e pesquisas junto com seus avós e pais sobre as origens de suas famílias.
Além desse trabalho de pesquisa, as crianças também pesquisaram com os avós algumas brincadeiras de sua infância e puderam, numa roda de conversa, compartilhar com seus colegas sobre as brincadeiras, percebendo as diferenças e semelhanças entre o que cada um trouxe.
Para o fechamento desse processo foi realizado um momento de vivência conjunta no Chá dos Avós. Nesse dia, construíram um brinquedo – o balangandan – e depois brincaram juntos, relembrando os tempos de criança. Para finalizar, compartilharam um chá pra lá de especial!
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, enfatizou a importância deste resgate de gerações “foi muito proveitoso este encontro de idades entre avós e crianças, onde pude observar a importância desta relação afetiva que existe entre os idosos e nossas crianças”.