Assis, Educação, Regional

Fema participa de congresso de química em Foz do Iguaçu

Um artigo científico de aluno do curso de Química Industrial, da Fundação Educacional do Município de Assis, a Fema, foi apresentado durante o maior congresso químico nacional, a 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ). O aluno Daniel H. Sena, da quarta série do curso, desenvolveu o artigo, que é fruto de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob orientação do professor Alexandre Mazalli, em parceria com alunos de graduação e pós-graduação do laboratório de Desenvolvimento de Instrumentação e Automação Analítica (DIA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR). A Reunião aconteceu nos dias 21 e 24 de maio desse ano, em Foz do Iguaçu (PR).
É o segundo trabalho que leva o nome da Fema para o renomado congresso, sendo o primeiro apresentado pela ex-aluna do curso de Química, Paula Consoli. Durante a RASBQ, químicos se reúnem para discutir sobre as pesquisas submetidas, além de oferecer palestras e atividades com convidados nacionais e internacionais. As reuniões anuais, regionais e temáticas da Sociedade são muito concorridas e seu portfólio de publicações é extenso e diversificado.
O trabalho de Daniel, intitulado ‘Composição fenólica de extratos de resíduos industriais de amora-preta e seriguela por UPLC-PDA’, foi apresentado no congresso pela graduanda em Química pela UEL Caroline T. Lopes. A pesquisa faz parte de um intercâmbio entre as duas instituições, idealizado pelo professor mestre Alexandre Mazalli, com consentimento da orientadora e responsável pelo DIA, a doutora Suzana L. Nixdorf e pela coordenadora do curso de Química da Fema, a professora doutora Mary Leiva de Faria.
Essa parceria trouxe a oportunidade para Daniel em trabalhar com equipamentos de última geração, como o UPLC-PDA da universidade paranaense. “O objetivo principal é o desenvolvimento de produção científica com nossos alunos”, disse o professor, que leciona no curso da Fema e faz parte do laboratório DIA como doutorando. Participaram também do desenvolvimento do trabalho dois doutorandos em Química da UEL, a mestre Mariana B. Almeida e o mestre Tiago B. Madeira.

(Colaborou Assessoria de Imprensa)

Matéria anteriorPróxima matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to friend