Os professores e alunos do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis, a Fema, participaram nesse mês de março do VIII Fórum Mundial da Água, em Brasília. Neste ano, o evento abordou a temática ‘Compartilhando Águas’, falando desde políticas públicas até espiritualidade. O Fórum aconteceu entre os dias 18 e 23. É a primeira vez que o evento ocorre em um país do hemisfério sul e foi organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo Governo Brasileiro e pelo Ministério do Meio Ambiente.
A professora mestra Elaine Amorim, química responsável pelo Laboratório de Pesquisas e Ciências (Cepeci), prestigiou o evento. Sua presença foi viabilizada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a dos alunos possibilitada pela Fema e pela Secretaria Municipal de Esportes. Elaine acredita que a ida para este evento foi um marco tanto para os alunos, quanto para a instituição. “Temos sorte de viver em um país com abundância de água. E ouvir o relato de pessoas que não têm água potável para beber me mostra um futuro que pode ser real, se não nos mobilizarmos para a preservação desse recurso”, pontuou professora Elaine.
No evento deste ano, uma das novidades foi a Vila Cidadã, um espaço aberto ao público com exposições e atividades sobre a água, onde os alunos puderam entrar em contato com o tema abordado. Após o encerramento da semana de atividades do Fórum, em Brasília, aconteceu no Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã, o seminário “Águas e mudanças climáticas: desafios mundiais para 2030”, um espaço que amplia as discussões sobre a crise hídrica global.
Além disso, especialistas de todo o mundo estiveram reunidos no 8° Fórum para discutir a importância de adotar novas posturas para a preservação desse bem essencial. O Green Nation integrou esse movimento internacional levando para a Vilã Cidadã diversas experiências para aguçar os sentidos e para promover novas atitudes. Afinal, a vida sem água não existe.
O Fórum
O Fórum Mundial da Água é o maior evento a nível global que discute a temática da água. O foco é na conscientização e preservação de recursos hídricos, para uso racional da Água, de maneira sustentável. O evento ocorre a cada 3 anos, e já teve sete edições, nos seguintes países: Marrocos, Holanda, Japão, México, Turquia, França, Coréia do Sul e agora, a oitava, no Brasil.
(Colaborou Assessoria de Imprensa)