Assis, Regional

Fema sedia encontro ‘Rede Proteção’ da Apae

A Fundação Educacional do Município de Assis sediou na sexta-feira, dia 31, o seminário ‘Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com Deficiência’, ação promovida pela Apae e pelo Condeca, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente.
A professora Dedé, vereadora de Assis e vice-diretora da Fema, é uma das principais incentivadoras do projeto. “É uma rede bastante ampla. Queremos proporcionar uma melhor qualidade de vida no que se refere não somente à saúde, mas também a questão de inclusão social, do combate à violência, da promoção de justiça”.
Marco Aurélio Teixeira de Queiroz, psicólogo e membro da Apae de São Paulo, ministrou a palestra, ao lado da articuladora social Ohana Serafim Merlo. O profissional falou da realidade enfrentada pelos portadores de deficiência e de que forma dar assistência a esse público.
“Entendemos que a pessoa com deficiência ocupa um lugar social mais vulnerável e por isso mais suscetível a sofrer mais violações de direito”, diz o psicólogo. “Se uma pessoa com deficiência, por exemplo, não tiver uma cadeira de rodas para se locomover e uma calçada adequada para isso, ela não tem o mesmo direito que a maioria”.
Dessa forma, surge a necessidade de uma mobilização dos diversos agentes da sociedade para formar uma rede de proteção do sistema que garanta os direitos da criança e do adolescente com deficiência. “Ao unirmos representantes de educação, de assistência, de saúde, justiça, segurança pública e tantos outros conselhos podemos maximizar os recursos que já existem e atender a mais gente”, explica Marco Aurélio.
Os poderes Executivo e Legislativo da cidade foram convidados a integrar a rede. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Luciana Barreto Fernandes, representando o prefeito José Fernandes, e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Valmir Dionizio, prestigiaram o seminário. “A Câmara, como órgão representativo do município, não poderia deixar de estar presente”, ressalta Valmir Dionízio. “Vamos disseminar a política de rede de proteção às crianças e aos adolescentes com deficiência”.
Assis é referência nesse tipo atendimento em iniciativas como o Ser (Serviço Especial de Reabilitação), da Associação Filantrópica Nosso Lar, e os projetos Fênix e Golfinho, ambos da Secretaria Municipal da Educação. A Rede de Proteção está vinculada à Apae de São Paulo e envolve 12 cidades, dentre elas Assis. Novos encontros estão previstos para acontecer nos meses de maio, junho e agosto. A ação conta com o apoio da Fema.

(Colaborou Assessoria de Imprensa)

Matéria anteriorPróxima matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to friend