O Fundo Social de Solidariedade de Marília implantou na tarde desta terça-feira (11) a segunda unidade do Projeto Horta Educativa, desenvolvido pelo Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Antônio Moral, localizada na avenida Dr. Durval de Menezes, 1.141, no bairro Nova Marília, zona sul da cidade, e que atende 534 alunos.
A primeira unidade do projeto havia sido inaugurada no último dia 30 de novembro na Emef Nelson Gabaldi.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Mazuqueli Alonso, participou da implantação do projeto na Emef Antônio Moral, quando foi recebida pelo diretor Wilson Roberto Batista e por professores e alunos – o projeto consiste na distribuição de um kit de ferramentas e na implantação de uma horta.
“Agradeço ao diretor Wílson e a toda equipe da escola por aderir a este projeto, que visa fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país e do meio ambiente. Fico feliz em constatar que os alunos também estão empenhados e certamente irão ajudar na manutenção da horta, assim como já acontece na Emef Nelson Gabaldi”, afirmou Regina Alonso.
O Projeto Horta Educativa tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis, sendo um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável, relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida.
O projeto visa à implantação de hortas educativas em unidades de ensino público, que atendem crianças entre a pré-escola (a partir de quatro anos) até o 4º ano do ensino fundamental como um instrumento de educação ambiental e alimentar de forma interdisciplinar e vivenciada.