O Grupo de Catadores Voluntários de Florínea, iniciou na última semana o projeto de coleta seletiva de lixo com o tema, ‘’Tem Lixo que NÃO é de se jogar fora’’. O projeto faz parte do apoio que a nova administração vem dando para o incentivo e fomento da coleta seletiva.
A Diretoria Municipal do Meio Ambiente está focada na coleta seletiva que é de muita importância para os catadores e também para o meio ambiente. A prefeitura disponibilizou ao grupo um local para abrigo dos materiais recicláveis e separação, e também um trator para a coleta nas casas em todo município e também nos condomínios.
Os moradores devem ficar atentos aos dias em que o trator fará a coleta. Nos condomínios será toda a segunda-feira e na cidade todas as terças-feiras.
O grupo de catadores orienta a população que a coleta se restringe a plástico, papel, papelão, metal e vidro, devendo este ser embalado para que evitem cortes nos coletores. Os lixos que não aderem a coleta são; Restos de comidas, cascas de frutas, papel higiênico, fraldas e absorventes.
Os recicláveis coletados pelo grupo de catadores serão vendidos por eles, e sendo assim, gerando mais renda e contribuindo com o meio ambiente.
‘’Quero agradecer em nome do nosso grupo, ao prefeito Duda, que esta nos apoiando e incentivando. Essa é a nossa fonte de renda e precisamos muito que a população nos ajude, separando os materiais e colocando para fora nos dias de coleta. Estou muito feliz e tenho certeza que vai dar tudo certo. ’’ Disse a participante do grupo a senhora Maria de Lurdes dos Santos conhecida como Dona Udi.