Consultores da empresa INTL FCStone estiveram na Coopermota para uma análise de mercado junto à equipe técnica de comercialização de grãos e convidados diante da conjuntura do mercado nacional e internacional. Entre os temas abordados esteve a realidade do mercado da soja e do milho no mundo, nos EUA e no Brasil, frente às diferentes adversidades que atuam na formação de preços e comercialização dos grãos. A consultoria FCStone é parceira da Coopermota e mantém o corpo técnico do setor de comercialização atualizado sobre os acontecimentos que impactam no mercado.
O Brasil já apresentou safra recorde de soja nesta safra e vem nesta mesma perspectiva para o milho, tendo, no mercado internacional, os EUA com estimativa de aumento de suas exportações a partir do início da safra norte-americana, o que deve impactar também as exportações brasileiras para o segundo semestre deste ano.
O consultor da FCSTone, Guilherme Cioccari, comenta que o Brasil melhorou muito a logística dos portos nos últimos anos, o que permitiu uma ampliação do movimento nos portos. Contudo, o Brasil ainda é o segundo maior exportador, perdendo em volume para os EUA. Ele comenta que a tendência é que o Brasil assuma o posto de maior exportador em alguns anos.
Conforme balanço da consultoria, o total de produção de grãos na safra 2016/17 deve ficar em 111,8 milhões de toneladas de soja e 96,15 milhões de toneladas de milho. O balanço do mês de março aumenta pelo menos 200 mil toneladas do grão na perspectiva de produção brasileira em relação à divulgação anterior. Uma nova publicação deve ser lançada em breve pela consultoria com base na realidade nacional, confrontando com os dados que serão apresentados no relatório USDA.
Cândido Mota
Integrantes da Coopermota acompanham análise de mercado realizada por consultoria
Matéria anteriorPolícia Rodoviária apreende arma de fogo em Palmital, na SP 270