Cândido Mota, Cidade, Regional

Mais de 10 mil pessoas passam pela Coopershow; último dia é marcado pela presença de deputados

O último dia da 13ª Coopershow, iniciada nesta quarta-feira, dia 23, no Campo de Difusão de Tecnologia da Coopermota, em Cândido Mota, uma área de 14,5 hectares, teve como destaque as presenças de vários deputados estaduais e federais, além de prefeitos e outras autoridades da região. Os primeiros levantamentos da organização mostram que nos três dias, a feira recebeu mais de 10 mil visitantes; pessoas de Cândido Mota e de várias cidades do interior de São Paulo, do Paraná, do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e de Minas Gerais.

O primeiro parlamentar a passar pelo recinto foi Mauro Bragato. Ele foi recepcionado pelo presidente da Coopermota, Branco Fadel, e vários outros diretores, e pelos organizadores da Coopershow. O prefeito Roberto Bueno e vice José Angelo Franciscatto, de Cândido Mota, bem como o prefeito Oscar Gozzi, e vários vereadores, também estiveram na recepção a Bragato. O presidente do PSDB em Cândido Mota, José Reynaldo Bastos da Silva, também esteve na cerimônia.

“O deputado Bragato é uma das maiores representações políticas que temos em nossa região hoje. E além do mais, está muito próximo do governador João Dória. Portanto, é um grande líder, que pode nos representar de maneira importante junto ao Governo de São Paulo”, disseram o prefeito Roberto Bueno e o vice José Angelo. “O Bragato é um grande líder e que merece nosso reconhecimento. Ele representa com muita competência a nossa região”, emendou Oscar Gozzi. “É uma grande satisfação receber o deputado Bragato na nossa Coopershow, a quem agradecemos a presença”, destacou Branco Fadel.

Alguz e Enrico

Pouco depois, foi a vez do deputado estadual Reinaldo Alguz e do deputado federal Enrico Misasi chegarem ao Campo de Difusão e Tecnololgia da Coopermota. Eles estavam com o prefeito Roberto Bueno. O presidente da Coopermota novamente fez a recepção. Alguz, reeleito para o quarto mandato, e Misasi, eleito pela primeira vez, têm entre as bandeiras de trabalho, a defesa da ferrovia. Ambos participaram recentemente de encontro em Paraguaçu Paulista, para tratar da importância da reativação do transporte ferroviário em todo o Estado. Aliás, ontem ele reafirmou que o investimento na ferrovia irá beneficiar diretamente o agronegócio, uma vez que poderá ser um importante meio de transporte para fazer a produção agrícola do interior chegar aos grandes centros e aos maiores portos brasileiros.
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, a Ocesp, Edivaldo Del Grande, também esteve na Coopershow. Ex-presidente da Coopermota, ele comanda hoje a representação de todas as cooperativas do Estado e é considerado uma das novas lideranças do setor no Estado e no país. Na feira, ele fez questão de relembrar o período em que esteve no comando da cooperativa cândido-motense e do trabalho que desempenhou, com sua diretoria, para fortalecer e recuperar a credibilidade da instituição. Ele também ressaltou o trabalho que a Ocesp está desenvolvendo no sentido de valorizar o trabalho das cooperativas e restabelecer a importância do cooperativismo em todo o Estado.
Durante os três dias, todos os visitantes participaram da grande quantidade de exposições e palestras para a atualização de informações sobre o agronegócio. Acompanharam também a apresentação de diversos experimentos com trabalhos sobre as culturas de milho, soja, mandioca, banana, cana-de-açúcar, trigo, adubação verde. Durante a Coopershow, foram apresentados vários ensaios para o controle de ervas daninhas, técnicas de manejo pós-colheita, análise de nutrição de plantas, levantamento de pragas emergentes, rotação de culturas.
Também aconteceram exposições de peixes, cavalos, carneiros e bois. A Associação Paulista de Criadores de Ovinos, a Aspaco’, realizou classificações de animais. A ‘Loja Coopershow’ movimentou o comércio de roupas, botinas, roçadeiras, motocultivadores, chapéus e vale almoço. O setor agrícola teve plantio de culturas para a demonstração de insumos, sementes e híbridos, com análise do comportamento de desenvolvimento aplicado à realidade regional. O setor de máquinas apresentou exposições de tratores, colheitadeiras, pivô de irrigação, implementos agrícolas utilizados no campo. Além disso, no ‘pavilhão comercial’ várias empresas dos setores financeiro, peças, lubrificantes e equipamentos fizeram a comercialização de seus produtos.
E teve ainda o ‘Quintal Coopershow’, onde aconteceram exposições de produtos alimentícios artesanais, de produtos manuais, demonstração de trabalhos em madeira, exposição de produtos da Associação de Bananicultores de Palmital, exposição de trabalhos da Flora Vale, oficinas de cultivo de mudas, exposição de empresas ligadas ao setor de hortifruticultura, tanque com aplicação de geomembrana. “O nosso agradecimento a todos que direta ou indiretamente, estiveram conosco neste evento. A cada ano nos fortalecemos mais, para que possamos fazer as adequações e melhorar a cada ano”, frisaram os organizadores.

Grandes marcas marcam presença na feira
A 13ª Coopershow recebeu várias empresas, nacionais e multinacionais. Uma delas foi a companhia australiana Nufarm, uma das que mais crescem no setor de agroquímicos. Ela montou no local campos demonstrativos focados nas principais tecnologias da marca voltadas à produtividade da soja e do milho. Foram destacados os inseticidas Inside® FS e Maestro® FS, além dos herbicidas ZethaMaxx® e Crucial®. A companhia anunciou no Coopershow, ainda, seu novo programa Nufarm Care®, centrado no uso seguro e sustentável de agroquímicos.
A Nufarm atua há mais de 100 anos no agronegócio. Com sede em Melbourne, na Austrália, possui um amplo portfólio. No Brasil, mantém uma unidade fabril em Maracanaú (CE), um escritório em São Paulo (SP) e oito centros de distribuição. Sua estrutura comercial reúne 150 profissionais de Vendas, Marketing e Desenvolvimento de Produtos & Mercados, que asseguram a excelência no atendimento às principais regiões agrícolas.

Adama
Em linha com seu objetivo de simplificar a vida do agricultor, a Adama, empresa global do setor de agroquímicos, esteve presente na Coopershow para apresentar seu portfólio para proteção de cultivos de soja e milho, além da linha de bioestimulantes e nutrição. Para dar seguimento à divulgação do fungicida Cronnos T.O.V., voltado exclusivamente para o combate às doenças da soja, a empresa também trouxe sua mais nova ação Cronnos Field, que mostrou, por meio de uma estrutura instalada no estande, a eficácia do produto com informações, palestras e demonstrações práticas de sua formulação.
Além da abordagem sobre as tecnologias dos seus produtos, a Adama também aproveitou o espaço para apresentar um de seus principais serviços de inovação aos agricultores: o Adama Clima, que consiste em uma estação meteorológica capaz de fornecer, por meio da combinação entre algoritmos locais e regionais, previsões do tempo mais acuradas e precisas que os métodos tradicionais de análise.

Lindsay
Pelo terceiro ano consecutivo, Lindsay América do Sul , representada pela revenda Irrigação Carriel, participou do evento apresentando suas soluções em irrigação. De acordo com Jesley Henrique Carriel de Jesus, diretor da Irrigação Carriel, este ano foi montado um pivô central para que os produtores pudessem ver de perto a ferramenta e sua atuação. “A feira tem obtido bastante movimento, há dezenas de caravanas de cidades vizinhas que vieram visitar a feira”, diz.
Além do pivô central, no estande da empresa, foi possível ter acesso a todas as soluções da Lindsay, como por exemplo o FieldNet. “A região do Vale Paranapanema é muito propícia para irrigação, pois tem muita água disponível para atividade, mas até então, ainda poucos produtores haviam adotado o método. De dois anos para cá, a demanda tem aumentado. São produtores basicamente de soja, cana e milho que viram a necessidade e importância da irrigação em suas propriedades”, finaliza o diretor.

Matéria anteriorPróxima matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to friend