O Marília Conectada, programa inovador que está espalhando pontos de WIFI pela cidade, possibilitando o acesso de todos à internet, já ultrapassou a marca de 20 mil cadastrados, sendo que o local mais recente a contar com a instalação do serviço foi Pronto Atendimento da zona sul – em duas semanas foram 280 novos cadastros feitos neste ponto.
De acordo com a Diretoria de Informática da Prefeitura de Marília, o ponto de acesso com maior incidência de utilização é o Terminal Rodoviário Urbano, com total de 35 mil visitas. Na sequência aparecem o Ganha Tempo, o próprio Pronto Atendimento da Zona Sul e a Biblioteca Municipal.
Para se ter ideia do sucesso do programa, nesta segunda-feira (17), às 7h, no Terminal Rodoviário Urbano, 4.000 pessoas estavam utilizando o Marília Conectada – são mais de 30 locais que contam o serviço.
O programa é uma rede criada pela Prefeitura de Marília, que visa tornar a internet acessível ao cidadão, em locais públicos, por intermédio de sinal WIFI (sem fio), objetivando o engajamento social, cultural e político para os cidadãos da cidade de Marília e seus respectivos turistas não se prestando a finalidades comerciais e/ou negociais.
O cadastro é feito por formulário ou via rede social (Facebook e Instagram). O serviço poderá ser utilizado por qualquer cidadão bastando para isso ter um dispositivo com WIFI. Após a validação do cadastro, o cidadão poderá utilizar a rede diariamente por uma hora em média. É bloqueada a navegação em sites com conteúdo impróprios que promovam pornografia, pedofilia e incitação à violência.
A rede Marília Conectada também está aderente a todos os ditames da Lei 12.965/2014 do Marco Civil da Internet no Brasil.
Todos os dados que forem trafegados na rede estarão protegidos, a fim de assegurar sua privacidade e autenticidade, à medida que trafegam pela internet.
Os dados trafegados são invioláveis. Os únicos dados analisados serão os que dizem respeito ao controle da qualidade da rede Marília Conectada, como por exemplo: velocidade de conexão, quantidade de usuários simultâneos, consumo de banda e gerenciamento dos pontos de acesso.