Regional

Marília intensifica vacinação contra a Gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Marília anunciou,  terça-feira, 30, que promoverá uma ação extra para ampliar ainda mais a cobertura vacinal contra a gripe na cidade. E no sábado, 3, todas as unidades de saúde do município abrirão entre 8h e 13h para imunizar a população contra a gripe. e a ação visa elevar a proteção a crianças, idosos e gestantes.

Kátia Ferraz Santana, secretária de saúde local, lembra que a campanha acabaria no último dia 26, mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 9 de junho. “Já tivemos o Dia ‘D’ em que mobilizamos toda nossa equipe e conseguimos grande adesão, mas queremos dar mais uma oportunidade para aquelas pessoas que têm dificuldades para recorrer às unidades de saúde no horário de expediente”, disse.

O funcionamento das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas que equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) atuam, a procura pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, quando são oferecidos inúmeros serviços. No Dia ‘D’ ou intensificação, o foco do atendimento são as vacinas.

A secretária lembra que o objetivo não é apenas a vacina contra a gripe, mas também a atualização da caderneta e destaca importância. “É importante fazer esse acompanhamento, tanto no caso das crianças, como também dos adultos. Por isso a importância de levar a carteirinha quando recorrer à unidade”.

GRIPE

Em Marília, mais de 53 mil doses da vacina contra a Influenza já foram aplicadas, sendo 41.184 nos grupos prioritários inicialmente definidos pelo Ministério da Saúde, ou seja, idosos, gestantes, crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, mulheres que deram a luz e trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional e professores.

Outras 12.012 foram aplicadas em pessoas em doenças crônicas, cuidadores de idosos, servidores do Estado de São Paulo que tiveram a vacina liberada no último dia 12 (PMs, policiais civis, carteiros, funcionários do Poupatempo e servidores do Judiciário).

Os números são referentes a última passagem de dados das unidades, até 24 de maio. A cobertura dos grupos prioritários na cidade estava em 72,18%, resultado acima da média nacional e estadual.

A responsável pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido, acredita que esse número subirá consideravelmente. “A adesão tem sido maior dos idosos e um pouco menor das crianças (46,09%) e gestantes (57,89%). São grupos que estamos reforçando, para que não perca a oportunidade neste sábado”, disse.

Matéria anteriorPróxima matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to friend