Uma obra de fundamental importância e que foi “empurrada” nas gestões anteriores está sendo concluída pela administração do prefeito Daniel Alonso, que está implantando cerca de 500 metros de galeria de águas pluviais, resolvendo definitivamente o problema de alagamento na avenida das Esmeraldas.
A obra teve início há mais de um mês e a conclusão está prevista para a próxima semana, com a galeria com diâmetro de um metro e meio de tubo de concreto armado começando na Fazenda Cascata e terminando na região da avenida das Esmeraldas, num investimento de cerca de R$ 1,2 milhão.
O problema existe há pelo menos dez anos e administrações anteriores não se demonstraram preocupação em executar o serviço, deixando o local em situação precária em dias de muita chuva.
O prefeito Daniel Alonso destacou a importância da obra. “Estamos executando um serviço de galeria de águas pluviais, que começa na Fazenda Cascata e vem pegar as águas que estavam ocasionando um grande dilema na região do Posto Esmeralda. Esta água vem lá da avenida Jesus Montolar e, com a impermeabilização do solo com as construções no entorno da rodoviária, estas águas convergem para este local e vêm destruindo as avenidas e interditando o trânsito, pois o volume de água é muito grande, alagando todo aquela região. Em cima da pista de cooper já existe uma caixa preparada e iremos executar para pegar todo o escoamento desta água, solucionando esta questão, que era uma reivindicação antiga de toda aquela região. Então, neste contorno entre o Confiança e a escola Criativo II, toda esta água vai para esta galeria de águas pluviais, não indo mais para a avenida das Esmeraldas, desafogando a região do posto e da própria avenida.”
O diretor da Replan, que venceu o processo licitatório para a execução da obra, Reinaldo Pavarini, afirmou que acompanhava o problema há muito tempo. “Venho acompanhando a situação já algum tempo, pois fui convidado várias vezes para ver a chegada dessa água no local. Situação vem se arrastando há dez anos, vai executar, não executa, não tem dinheiro, projeto. Agora o prefeito Daniel Alonso chamou a responsabilidade para si e está fazendo. Já estamos quase chegando na avenida das Esmeraldas. Estamos fazendo uma pesquisa, pois na Esmeraldas tem adutora de água, tem esgoto, tem fibra ótica e vamos fazer a obra embaixo da rede e da fibra ótica. É um serviço grande, que teremos de interromper a avenida por uns dois dias, mas ficará concluído, retornando o asfalto e garantindo total trafegabilidade.”
Pavarini lembra que a cidade cresceu muito naquela região. “Há dez anos naquela região tinha praticamente só a Rodoviária e não chegava este volume de água. Foram construídos vários prédios e água vai para as avenidas, passa pela linha do trem e cai na avenida das Esmeraldas, provocando a interdição do trânsito. Não tinha outra solução e tivemos que fazer esta galeria de águas pluviais para resolver definitivamente esse problema. Parabenizo o prefeito Daniel pela coragem em realizar uma obra tão importante como, aliás, vem fazendo também na obra de afastamento e tratamento do esgoto.”
O administrador do Posto Esmeralda, Celso Moreira, agradeceu à Prefeitura. “Agradecemos à administração municipal por esta iniciativa porque a quantidade de água sem vazão causava grande dificuldade e preocupação. Era realmente uma obra prioritária por questões de segurança. Por diversas vezes os carros tinham que entrar no posto para desviar da avenida das Esmeraldas, com trecho totalmente alagado e intransitável.”