Cidade, Marília, Regional

Marília participa do 2º Fórum Regional de Agroecologia e Produção Orgânica

A Prefeitura de Marília está participando durante esta semana, entre os dias 27 e 31 de julho, do 2º Fórum Regional de Agroecologia e Produção Orgânica, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Assis, que visa conservar e ampliar a biodiversidade dos ecossistemas, aproveitando melhor os espaços para produzir culturas variadas, mantendo as condições adequadas para o bom equilíbrio ambiental e produzindo sem agredir a natureza.
Por causa da pandemia o Fórum está acontecendo através de plataformas digitais, em respeito aos decretos vigentes sobre os cuidados para o controle da Covid-19.
O Gestor Ambiental e Chefe do Meio Ambiente de Marília, Cassiano Rodrigues Leite, é um dos participantes, representando a Prefeitura de Marília.
“De forma simples, podemos definir agroecologia como uma disciplina que envolve conhecimentos científicos, saberes popular e experiências de agricultores familiares, comunidades indígenas e camponesas. Essa prática visa uma agricultura ambientalmente sustentável, economicamente eficiente e socialmente justa”, afirmou o Gestor Ambiental.
“Quanto à Agricultura Orgânica, trata-se de um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos para garantir a saúde dos seres humanos, razão pela qual usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade própria de cada contexto, mantendo a harmonia de todos esses elementos entre si e com os seres humanos”, completou o Chefe do Meio Ambiente.
Marília possui diversos projetos que colaboram com os cuidados ambientais no município, envolvendo áreas ociosas, como o “Programa Adote Uma Praça” e “Hortas Comunitárias”. Os conhecimentos apresentados durante o 2º Fórum Regional contribuirão para melhorar o aproveitamento destes espaços, com a multiplicação de técnicas para plantios e cuidados básicos, além do conhecimento de controle de pragas de forma ambientalmente correta às comunidades participantes nestas parcerias, permitindo que famílias busquem seu sustento através do plantio em áreas urbanas atualmente ociosas.
Confira a programação do evento:
Segunda, 27 de julho de 2020 – 16h – 17h30 – Protocolo de Transição Agroecológica
Terça, 28 de julho de 2020 – 16h – 17h30 – Controle de pragas e doenças
Quarta, 29 de julho de 2020 – 16h – 17h30 – Agricultura Urbana
Quinta, 30 de julho de 2020 – 18h30 – 20h00 – Experiências da Transição Agroecológica
Sexta, 31 de julho de 2020 – Conteúdos durante todo o dia
Os interessados no assunto podem acompanhar os trabalhos através do Facebook da Seama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Assis), onde poderão ver os relatos de experiências agroecológicas e orgânicas.
Fotos: Divulgação

Matéria anteriorPróxima matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to friend