Marília, Regional, Saúde

Marília promove capacitação sobre teste do pezinho e traz especialista à cidade

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu uma capacitação, em parceira com a DRS IX (Direção Regional de Saúde), sobre o exame do pezinho. Cerca de 140 pessoas, entre enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem participaram. O município obteve, em 2018, cobertura de exames em 98% dos bebês nascidos no ano, ultrapassando as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Anualmente nascem na cidade cerca de 3 mil crianças. Pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a cidade conta com os serviços da Associação Feminina Maternidade e Gota de Leite e do Hospital Materno Infantil – HMI, que integra o Complexo Famema (Faculdade de Medicina de Marília).

O teste do pezinho pode ser feito no hospital ou ainda na unidade básica de saúde, de acordo com cada caso. É importante, porém, que a coleta da gotinha de sangue aconteça entre o 3º e 5º dia após o parto.

Por meio da avaliação é possível o diagnóstico precoce de pelo menos seis doenças congênitas. A coleta pode ser feita posteriormente, mas o prazo preferencial preconizado, leva em conta o início muito rápido dos sinais e sintomas de três, das seis doenças detectadas, como o hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita e fenilcetonúria.

A enfermeira Fernanda Bigio Cavalhieri, responsável pela área de atenção à Saúde da Criança, da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, explica que quanto maior a rapidez na identificação e início do tratamento, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças, como deficiência mental, microcefalia, convulsões, entre outras complicações.

“São doenças que, se diagnosticadas e tratadas em tempo, conseguimos evitar quadros clínicos graves nestes recém-nascidos e transtornos às famílias. Em alguns casos, trata-se de uma condição de saúde permanente, mas esse diagnóstico precoce permite melhor adaptação e um plano de cuidado imediato, mais eficiente”, disse Fernanda.

O curso foi ministrado pela enfermeira Shirley (sobrenome) do Cipoi (Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológicas na Infância) de Campinas, O serviço é responsável pela Triagem Neonatal dos nascidos vivos de cinco Diretorias Regionais de Saúde – DRSs.

 

Matéria anteriorPróxima matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to friend