Marília, Regional, Saúde

Marília promove VII Encontro Regional de Saúde do Trabalhador nesta sexta

Marília será a capital da Segurança e Saúde do Trabalho nesta sexta-feira (19). A cidade recebe profissionais de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, de Atenção Básica em Saúde, serviços de especialidades, docentes das universidades e lideranças sindicais para o “VII Encontro Regional de Saúde do Trabalhador”. São esperados representantes de 62 municípios.

A realização é da Prefeitura de Marília, por meio do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Regional Marília), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde. Este ano o encontro apresenta o tema ”O trabalhador rural em atividade de cultivo”.

A enfermeira Luciana Caluz Carvalho Pereira, supervisora do Cerest, explica que o objetivo é promover a sensibilização dos profissionais, visando identificação dos principais riscos ocupacionais, doenças e agravos relacionados ao trabalho rural.

“É necessário que estas ocorrências sejam notificadas no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), para que possam ser viabilizadas medidas de controle e prevenção nos ambientes de trabalho”, disse Luciana.

DESINFORMAÇÃO MATA!

Quem trabalha no campo está sujeito a riscos químicos; físicos, como a exposição excessiva ao sol; riscos mecânicos, causados por máquinas, implementos agrícolas e ferramentas, ou mesmo associados ao uso de animais; riscos biológicos, como picada de animais peçonhentos ou ação de agentes infecciosos no ambiente.

Podem ainda sofrer com os chamados “riscos organizacionais”, que ocorrem devido ao ritmo intenso e à má organização do trabalho, gerando, inclusive, doenças osteomusculares e lesões por esforço repetitivo.

Participam, como facilitadores, os especialistas Marcelo Pustiglione e Silvana Tognini, que irão compartilhar no Encontro a vasta experiência acadêmica, a vivência prática no ambiente profissional da Saúde e as diretrizes maias atuais do Estado.

Pustiglione é médico da Divisão de Vigilância Sanitária no Trabalho da Secretaria de Estado da Saúde e professor colaborador do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da USP.

Enfermeira, Silvana Tognini é professora titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e também atua na Secretaria de Estado da Saúde. Doutora pela USP, tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde do Trabalhador.

CEREST

O Cerest conta com equipe multiprofissional formada por médico ortopedista, enfermeiras do Trabalho e Assistencial, engenheiro de Segurança do Trabalho, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga, técnica de Segurança do Trabalho e terapeuta ocupacional.

O serviço atende trabalhadores em geral (formais e informais) e desempregados, com agravos à saúde relacionados ao trabalho, referenciados da rede SUS (Sistema Único de Saúde). Está localizado à rua Sergipe, 895. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3413-4975.

 

Foto: Arquivo PMM

Matéria anteriorPróxima matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to friend