A Prefeitura de Marília realizou nesta quarta-feira (6) à tarde, na Secretaria Municipal da Educação, um curso de capacitação do Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, ministrado por Henrique Barros, coordenador geral do projeto, e Berenice de Almeida, coordenadora pedagógica do projeto.
O curso teve a participação de 16 pessoas, incluindo professoras das escolas de tempo integral responsáveis pela educação musical, coordenador pedagógico, coordenador geral do Projeto Guri, maestro da Secretaria Municipal de Cultura e Rita de Cássia Borguetti, supervisora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino.
O objetivo desse curso foi o aprofundamento nos conteúdos musicais e extramusicais do Palavra Cantada. “Ficamos bem satisfeitos, pois o pessoal mostrou-se disponível e com vontade de trabalhar. Por serem pessoas já acostumadas com a música, demonstraram um olhar mais aberto para o trabalho musical e lúdico”, afirmou Henrique Barros.
Nesta quinta (7) e sexta-feira (8), no Teatro Municipal, das 8h às 12h e das 13h às 17h, acontecerão outros cursos de capacitação da Palavra Cantada. Na quinta, o evento será para os professores de Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental); e na sexta para os professores de Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil).
“A vinda do Palavra Cantada para a Rede Municipal é mais um ganho para a nossa Educação que está entre as melhores do país. Vamos continuar investindo para que Marília continue sendo referência na educação, procurando sempre aperfeiçoar o processo ensino aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou o prefeito Daniel Alonso.
O PROJETO
O projeto BMPC (Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada) contempla os alunos da Educação Infantil (de 2 a 5 anos) e do Ensino Fundamental (6 a 10 anos) e possibilita aos professores, sem formação específica, uma experiência musical lúdica e uma aproximação da linguagem musical por meio de práticas musicais reflexivas, proporcionando suporte teórico-conceitual, de forma que os educadores se sintam instigados a ampliar essa experiência com a construção de um ambiente musical na escola.
O projeto proporciona aos professores um resgate e aprendizado de brincadeiras musicais geradoras de diferentes atividades de educação musical, além do trabalho de sensibilização, manuseio dos materiais sonoros, percepção e articulação dos elementos fundamentais.
A coleção é composta dos seguintes itens, que serão entregues a alunos, professores e coordenadores: Educação Infantil – quatro livros do aluno, quatro livros do professor, quatro CDs e quatro DVDs; e Ensino Fundamental – cinco livros do aluno, cinco livros do professor, cinco CDs e cinco DVDs.
A Palavra Cantada é uma dupla musical criada em 1994 pelos músicos e compositores Paulo Tatit e Sandra Peres que, no mesmo ano, constituíram o “selo musical” Palavra Cantada, tornando-se referência na produção musical destinada ao público infantil.