A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Esportes, Lazer e Juventude, promoveu a Cia de Folia de Reis “Passagem dos Três Reis Magos” da cidade de Parapuã, nesta quarta-feira, dia 9, das 9h até às 17h.
O evento passou em visita às unidades de Centro Dia. Pela manhã esteve no Centro Dia “Anos Dourados”, localizado na Av. Brasil, 518, no centro; às 11h no Centro Dia “Irmã Dilma”, na Av. Durval de Menezes, 325, bairro Nova Marília, zona sul; e às 14h no Centro Dia “Anadir Hila”, que fica na rua Urias Avelino de Moraes, 909, no bairro César de Almeida, zona norte, com entrada gratuita.
Segundo secretário da Cultura André Gomes, “compreendendo esta importância de uma cultura tão tradicional religiosa e folclórica que vem se perdendo ao longo dos anos, sendo o objetivo deste encontro de resgatar as antigas tradições da cultura popular. Hoje cidades como Tupã realizam esse tipo de evento, em parceria com a igreja católica, iniciativas como esta ligada ao poder público só fortalecem a tradição popular, a mantém viva e traz a memória, identidade e a riqueza da nossa cultura popular brasileira”.
A Cia é coordenada por Nilson de Souza Carneiro, da Bandeira Passagem dos Três Reis Magos, de Parapuã, que é fundador de várias bandeiras em Tupã – sendo que a Bandeira dos Três Reis Magos completa 36 anos de sua existência nesse ano. Segundo ele, é importante que os simpatizantes continuem buscando manter viva essa tradição.
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, ressalta a importância das ações integradas com outras pastas, como esporte, saúde e Cultura, que nesse caso, propiciou aos usuários dos centros Dias, uma festa como manda a tradição.
“Os foliões foram convidados para esse encontro para também resgatar as tradicionais lembranças e costumes da folia. Com muita fé e animação, os integrantes do CDIs festejaram como manda a tradição: com devoção, com músicas de louvor ao Menino Jesus e as Rainhas e Reis Magos e com um almoço especial, que enriqueceu a celebração”, disse secretária.
Mais de 150 pessoas acompanharam a apresentação da Folia de Reis na manhã desta quarta-feira (29) nas três unidades. Na plateia, idosos frequentadores do Centro Dia, familiares e funcionários.
FOLIA DE REIS
O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos ou da Folia de Reis. Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar viram a Estrela de Belém no céu foram ao encontro de Jesus, que havia nascido.
Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade. Muitos países celebram a data e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil.
No Brasil, principalmente no interior, acontecem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens europeias da celebração, mas que adotaram formas e expressões locais na música, na dança e nas orações, dependendo da região do país.
Uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro acontece entre 1º e 6 de janeiro, quando as chamadas “companhias” vão de casa em casa cantar os seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda. Alguns vestem fardas e máscaras. O restante dos componentes usa uniforme, geralmente calças e camisas sociais.
Fotos: Divulgação