A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, realizou a limpeza e o cercamento de mais uma área que era utilizada como ponto de descarte incorreto de resíduos sólidos e materiais nocivos ao meio ambiente.
A ação foi realizada na rua Bento de Abreu Filho, no bairro Santa Antonieta, zona norte da cidade, e contou com a participação da Divisão do Meio Ambiente em conjunto com a equipe de limpeza urbana.
Além da retirada de todos os materiais descartados incorretamente, toda extensão da área foi devidamente cercada, e placas indicativas quanto à proibição do descarte de lixo foram colocadas no local, a fim de evitar novos descartes.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, “ações como esta se tornaram rotinas na cidade, em que buscamos recuperar áreas degradadas em várias regiões do município, dando uma qualidade de vida melhor aos moradores das regiões afetadas. A participação da população tem sido de grande importância para manter o local limpo. Percebemos que os moradores entenderam a necessidade de se evitar descartes de resíduos em áreas públicas e lotes vagos, e estão participando em manter as áreas limpas, fiscalizando os locais.”
Ainda de acordo com o secretário, “além da descontaminação do solo e consequente preservação do lençol freático, diversas mudas de árvores estão sendo plantadas nos locais que sofrem intervenções, promovendo uma melhor arborização urbana, melhorando a qualidade do ar da região, bem como dando uma paisagem melhor e mais digna aos munícipes.”
Outro ponto destacado pelo secretário são as queimadas urbanas. “Com as intervenções, diminuiu-se consideravelmente o número de queimadas nas áreas que passam por ações como esta. Em dias com baixa umidade, como estes que estamos vivendo, manter a qualidade do ar em boas condições é essencial para a saúde dos moradores. Sabemos que principalmente idosos e crianças sofrem com as consequências da fumaça provocada pelas queimadas. Estamos acelerando o ritmo para atingirmos todo perímetro urbano, e pedimos a colaboração da população, evitando queimadas e descartes incorretos em nossa cidade.”
Vanderlei Dolce finaliza dizendo que “o meio ambiente pede socorro em escala global e cada cidadão precisa fazer sua parte para termos um local melhor para vivermos. A conscientização ambiental começa nos lares, passando pelas escolas e locais de trabalhos. Todos precisamos estar envolvidos em ações que promovam a sustentabilidade. Não degradar as áreas verdes que temos com descartes de resíduos e queimadas é um grande início, mas colaborar para manter o local limpo é essencial para que outros não descartem. Assim, como numa grande corrente, algo que parece ser pouco, analisando individualmente, torna-se grande, na soma de todos os esforços, e a vida em nosso planeta agradece.”
Para mais informações e solicitação para limpeza em áreas públicas ou pedido de fiscalização em áreas particulares, o telefone para contato é 3408-6700.