A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, recebeu nesta terça-feira, dia 18, moradores e voluntários de Dirceu, para tratar de assuntos ambientais que serão desenvolvidos no distrito.
Na ocasião, servidores do Centro de Educação Ambiental, que fica no Bosque Municipal, receberam os representantes, sendo que diversas ações sobre temas ambientais foram abordados.
O secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, informa que a administração pública pretende desenvolver diversas ações ambientais no distrito.
“A ideia é envolver a população nas ações, promovendo a educação ambiental entre os habitantes de Dirceu. O objetivo é desenvolver ações que sejam mantidas pela população, dando frutos por anos, e não apenas momentânea. Nosso projeto para Dirceu é de que todos os moradores participem deste modelo de Gestão Ambiental a ser desenvolvida no distrito, servindo de modelo aos demais distritos e bairros de Marília. Passamos três anos resolvendo pendências ambientais do município, o que atrasou nosso cronograma de Gestão Ambiental na cidade, mas ainda assim conseguimos tirar do papel a construção das Estações de Tratamento de Esgoto, os Ecopontos, a plataforma de transbordo, a aquisição de novos caminhões de coleta de lixo, além de criação de legislações específicas sobre o tema, que protegem o meio ambiente, como o Plano de Arborização Urbana e o “Projeto Nascentes”, demonstrando que nosso foco é melhorar o meio ambiente e promover a sustentabilidade”, afirmou o secretário.
Segundo Edmeire de Souza, Assessora do Gabinete do Secretario do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, várias ações ambientais estão previstas para o distrito de Dirceu.
“Implantaremos Ecopontos de coleta seletiva, orientando os moradores sobre a importância de segregar os materiais e os benefícios ambientais resultantes, além de arborizar áreas públicas e preservar nascentes com o plantio de matas ciliares. Outro tema importante que trataremos será a educação ambiental, onde profissionais levarão conhecimento aos moradores locais, de forma que a população seja capacitada tecnicamente e colabore com as ações, promovendo os cuidados necessários com as intervenções realizadas. Uma unidade da “Geloteca” também será entregue aos moradores do distrito de Dirceu, incentivando a leitura e o reaproveitamento dos materiais disponibilizados. Implantaremos, ainda, uma horta comunitária, com adubo orgânico feito através da compostagem de sobras de alimentos e sobras de galhos oriundo das podas urbanas, a serem triturados”, disse a assessora.
Uma nova reunião ficou agendada para o dia 27 de março, sexta-feira, no distrito de Dirceu, para conhecimento das áreas a serem implantados os projetos e início das ações programadas.
Fotos: Divulgação