“Já encontramos pessoas aqui descartando lixo e entulho. A gente reclama e eles ainda ficam bravos e ameaçam. Nós que moramos aqui por perto, sentimos os reflexos deste depósito que se transformou. Nem dá para reclamar da prefeitura, pois funcionários sempre estão aqui para recolher. O que falta é respeito destas pessoas que, infelizmente, continuam jogando muita coisa”, disseram os moradores que pararam para observar a equipe da prefeitura de Cândido Mota, que limpava um dos pontos de descarte irregular de entulho da cidade.
“Infelizmente temos cerca de 20 pontos de descarte de entulho e lixo no município. Este ponto, aqui na rua Amauri de Oliveira, ao lado da Emei Leonilda Pereira de Almeida, no parque Santa Cruz, é um dos mais críticos. Realizamos a limpeza e em menos de 24 horas já tem lixo depositado no local. Precisamos que a população se conscientize que o descarte irregular prejudica a todos. Auxilia na proliferação de ratos, insetos e até o mosquito aedes aegypti, transmissor de diversas doenças como a dengue, chikungunya e a zika”, falou o secretário de Obras, Agricultura e Meio Ambiente, João Nicolau dos Santos.
“Além da limpeza na área, realizamos o plantio de mudas de ipês amarelos e a instalamos placas. É mais uma maneira de mudar o aspecto que se formou no local. Estamos recebendo muito apoio através de rede social, telefonemas na secretaria e até pessoalmente”, disse o responsável pelo Departamento de Mobilidade e Urbanização, Osmarino Ferreira de Brito.
Nas áreas irregulares, são descartados móveis, entulhos com restos de obras, ossos de animais a até lixo doméstico. O prefeito Roberto Bueno disse do seu descontentamento com tal atitude. “Realizamos a coleta de lixo doméstico de segunda-feira a sexta-feira, então é inadmissível que as pessoas saiam de sua residência para descartar nestes pontos. É importante que a população nos ajude e não descarte irregularmente lixos e entulhos em logradouros públicos e lotes baldios. A limpeza urbana não depende exclusivamente dos órgãos responsáveis, mas da conscientização e colaboração da população”, destacou o prefeito Roberto Bueno.