Cidade, Marília, Regional

Ouvidoria Geral do Município registra 57,43% demandas a mais que no mesmo período de 2018

A Ouvidoria Geral do Município, localizada na rua 4 de Abril, 41, na praça Saturnino de Brito, registrou um aumento de 57,43% no número de demandas em relação ao mesmo período de 2018.

Nos dois primeiros meses de 2019, a Ouvidoria registrou 1.450 demandas contra 921 entre janeiro e fevereiro de 2018.

O número de ligações cresceu em menor escala, com aumento de 15,62% no comparativo com os dois períodos. Foram 3.123 telefonemas este ano contra 2.701 do ano passado.

O balanço foi divulgado pela equipe da Ouvidoria Geral do Município na manhã desta segunda-feira (11). “Os números mostram que cada vez mais os cidadãos vêm entendendo a importância de acessar a Ouvidoria Geral como canal centralizado de comunicação com a administração. É importante que a população continue utilizando este canal para se manifestar em relação a todos os assuntos relacionados à administração municipal. Estamos à disposição para atender”, disse a ouvidora Geral do Município, Ana Carolina do Carmo Pereira.

O prefeito Daniel Alonso lembra que a Ouvidoria possui cinco canais de atendimento com o munícipe. “Hoje a nossa Ouvidoria Geral está equipada e preparada para receber as demandas da população. É fundamental que o munícipe registre a demanda para que obtenha uma resposta do setor competente. O atendimento pode ser feito pessoalmente, por whatsapp, por telefone, por e-mail e também por formulário eletrônico. A nossa equipe está à disposição da população mariliense.”

A Ouvidoria Geral do Município funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e os canais de atendimento são os seguintes: whatsapp (99799-6361), telefone (0800 7766 111), e-mail (ouvidoria@marilia.sp.gov.br), atendimento presencial (rua 4 de Abril, 41, praça Saturnino de Brito) e formulário eletrônico (http://marilia.sp.gov.br/prefeitura/ouvidoria).

O QUE É A OUVIDORIA?

A Ouvidoria Geral do Município é o canal responsável por dar voz ao cidadão, principalmente àquele não engajado em movimentos sociais e ou a grupos, sem acesso a outros canais, como protocolo, defensorias e Ministérios Públicos (sem teto, rural, etc).

Sua função é intermediar as relações entre os cidadãos e os gestores, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua, com fortalecimento da cidadania.

A missão da Ouvidoria é viabilizar os direitos dos munícipes de serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e coletivas tratadas adequadamente no âmbito municipal, devendo estar atenta às necessidades e demandas da sociedade para sua utilização como suporte estratégico à tomada de decisões no campo da gestão.

O prazo para a resposta está fixado pela Lei de Acesso à Informação (lei federal nº 12.527/2011) e pela diretriz do Sistema Ouvidor SUS, sendo 20 dias úteis para os atendimentos sobre o SUS (Sistema Único da Saúde) e também 20 dias úteis sobre os demais atendimentos.

Todos os atendimentos geram um número de protocolo, através do qual o cidadão pode acompanhar a tramitação e os resultados no site da Prefeitura, exceto aqueles atendimentos que sejam de caráter sigiloso. Através desse protocolo, ele também pode cobrar o prazo de resposta.

 

 

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

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