A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos, realizou na segunda-feira, 5 de agosto, a assinatura de um convênio com a Polícia Militar do Estado de São Paulo para a implantação do Sistema Órion de Boletim de Ocorrência Social, uma plataforma online segura que possibilita a integração e troca de informações entre os setores, quando uma ocorrência policial de caráter social é identificada.
A parceria vai permitir que ocorra uma atuação conjunta entre a segurança pública e a rede social e de saúde do município em casos que se necessite apoio, intervenção ou acompanhamento devido à vulnerabilidade social ou ao risco de desassistência.
O convênio foi assinado entre o prefeito municipal Daniel Alonso e o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar do Interior (9º BPMi) Alexandre Espíndola Cardoso Ledo. Ratificaram o convênio os secretários municipais diretamente envolvidos nesta parceria, Wilson Damasceno, da Assistência e Desenvolvimento Social, e Wânia Lombardi, de Direitos Humanos, como também o secretário municipal da Administração, Cássio Luiz Pinto Júnior. Testemunharam também este importante acordo o chefe de gabinete, Levi Gomes Oliveira, e o assessor especial de governo, Alysson Alex Souza e Silva.
“A partir de agora, em situações em que a Polícia Militar se depara que necessite de algum serviço de assistência social ou de saúde do município, isso será relatado e acompanhado, integrando as ações de ambos os setores”, disse o prefeito Daniel.
“Tem algumas ocorrências que a viatura chega para atender e os policiais verificam que, na realidade, não se trata de uma situação de ilícito, de um crime, mas de uma necessidade social, de uma questão de saúde”, explica o comandante.
“Essa integração irá garantir uma maior agilidade no trabalho da Assistência e desobstruir a polícia para ocorrências mais graves, que realmente exijam intervenção policial”, disse Damasceno. Para Wania Lombardi, é uma grande conquista para o mariliense. “Estamos ampliando a rede de assistência e trazendo a Polícia Militar como nossos parceiros“, declarou.
O assessor especial destaca o compromisso em conjunto das instituições em prol da cidade. “Essa é uma marca do governo Daniel, de unir as instituições em prol da cidade, pelo bem de todos, sem divisões ou disputas. Esse sistema amplia a assistência e humaniza a polícia de uma só vez”, afirmou.
COMO FUNCIONA
Durante o atendimento de uma ocorrência, ao observar uma demanda social (criança em situação de risco, desentendimento familiar, idoso em situação de abandono), o policial militar irá elaborar um boletim de ocorrência de natureza social para ser inserido no Sistema Órion.
Essas informações serão compartilhadas com os órgãos assistenciais parceiros, que poderão informar as ações adotadas para o caso, buscando assim uma solução conjunta. O sistema permite, ainda, que o PM saiba quais ações estão sendo tomadas naquele determinado local, onde rotineiramente viatura é acionada para resolver demanda social.
Segundo a corporação, essas ocorrências correspondem à maior parte dos atendimentos da PM. Com o sistema, o órgão acredita que as viaturas poderão se concentrar mais no patrulhamento preventivo e criminal.
SISTEMA ÓRION
O Órion é um software de gestão regional completo, acessado via Internet, que integra diversas instituições para a solução de demandas criminais e sociais que colocam em risco a sociedade. O sistema permite a difusão de informações de ocorrências, análise de áreas de risco, relatório dos casos, geolocalização e consulta a medidas judiciais e mandados de prisão. Esse conjunto de dados fornece suporte para as tomadas de decisões, planejamento estratégico e envolvimento de diversos setores sociais.
Fotos: Divulgação