Nesta semana, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social recebeu representantes do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para o estabelecimento de parcerias. Através do CEPROM (Centro Profissionalizante de Marília), serão oferecidos cursos gratuitos de qualificação profissional em áreas que geram empregos no município.
A equipe do SENAC irá ministrar seis cursos: Assistente Administrativo, Auxiliar de Escritório, Camareira(o) em Meios de Hospedagem, Cuidador de Idoso, Educador Social e Promotor de Vendas. No total, serão 180 vagas ofertadas e os inscritos receberam materiais didáticos e certificação do Serviço.
O SEBRAE realizará oficinas e palestras de empreendedorismo para os alunos que têm interesse na abertura do próprio negócio, além de orientações financeiras e ferramentas de viabilidade.
Com o SENAI a parceria foi reafirmada já no início do ano, garantido vagas gratuitas dentro da instituição, bem como a certificação e metodologias utilizadas nos cursos do CEPROM.
O município ainda conta com o programa de coaching “Time do Emprego” do Governo do Estado de São Paulo, que prepara o aluno para entrevistas de empregos, elaboração de currículo e trabalha o direcionamento dos candidatos as vagas considerando seu perfil.
Para a secretária da pasta, Wania Lombardi, “O Projeto CEPROM está sendo progressivamente retomado. Estamos trazendo a oportunidade para a população se qualificar, tornar-se apta para preencher as vagas de emprego no município e abrir o negócio próprio de forma segura através oficinas de empreendedorismo junto ao SEBRAE.”