Ocorreu na tarde da última terça-feira (22), no auditório do Gabinete, uma reunião entre o Prefeito Daniel Alonso, os secretários municipais, vereadores, a SBCP (Associação Brasileira de Cimentos Portland) e a empresa Votorantim Cimentos. O bate papo, que ocorreu das 14h às 17h, tratou da necessidade de um plano de mobilidade urbana para
Marília, principalmente a padronização de calçadas por todas as regiões da cidade. Na ocasião, foram apresentados os projetos de calçadas das cidades de Araçatuba e São José dos Campos, consideradas modelos.
O projeto visa estabelecer padrões acessíveis e seguros para a população em geral. “Desde o inicio do ano todos nós da secretaria estamos engajados em realizar esse projeto. Vamos alinhar a parceria com essas instituições para que ele saia do papel e possa virar realidade”, disse Rubens Ishii, Secretário do Planejamento Urbano.
Na sequência, o engenheiro civil da ABCP, Ricardo Moschetti, explanou sobre as soluções da entidade para as cidades, seguido do Secretário de Planejamento Urbano e Habitacional de Araçatuba, Tadeu Consone, que relatou sua experiencia.
A gerente de infraestrutura da Votorantim Cimentos, Lidiane Oliveira Blank, falou do propósito da empresa em fechar parcerias com as prefeituras e encerrou ressaltando as intenções de projetos com a Secretaria de Planejamento Urbano de Marília, visando contribuir para melhoria do acesso de todos os cidadãos ao Sistema de Mobilidade Urbana, em particular os que possuem mobilidade reduzida. “Temos compromisso em impulsionar as obras de infraestrutura no país, por meio da construção e também de relações duradouras, afinal, nossos produtos são usados em obras de longo prazo que atravessam décadas e estão presentes nas escolas, nos lares, nos hospitais, nas cidades. Esse é nosso legado”, explicou.
Outros encontros devem ocorrer nos próximos meses para estabelecer parcerias com universidades, clubes de serviços e instituições que possam se unir ao projeto a fim de viabilizar, em maior ou menor grau, a implantação do programa.
FOTOS: Ligia Martin Ferreira e Mauro Abreu