Assis é, desde abril, cidade onde os portadores do Transtorno Espectro Autista (TEA), têm atendimento especial, assim como os remetidos à gestantes, idosos e portadores de deficiência física em estabelecimentos públicos e privados. A medida se deve à aprovação de projeto da vereadora Elizete Melo da Silva, a professora Dedé (PV), em sessão ordinária da Câmara Municipal de Assis de 5 de abril. Dessa forma, o município adequou-se à lei vigente em todo território nacional, como lei federal, e também no estado.
No projeto, a parlamentar que dispõe sobre a obrigatoriedade da inclusão do símbolo internacional do TEA em bares, bancos, restaurantes, farmácias, escolas, supermercados e lojas em geral. Para os portadores de TEA trata-se de uma medida importante pois as pessoas com o transtorno são muitas vezes julgadas como desobedientes quando apresentam quadro de inquietude, por exemplo. Ter preferência no atendimento irá facilitar o dia a dia das mães e pais de autistas.
“Mais uma medida que tomamos em prol da inclusão social já que a tranquilidade pela prioridade dos autistas induz ao conforto, possibilitando a permissão de não prolongar a tensão própria e de seus parentes na realização de tarefas do cotidiano”, apontou a vereadora.